Google Maps estende-se ao interior de edifícios…
... permitindo visualizar mapas de múltiplos andares, no Android.
A qualidade do Google Maps é única. Além de permitir visualizar os mapas do mundo inteiro em várias camadas (satélite, terreno e vectorial) tem um vasto conjunto de serviços associados como locais (Google Places), direcções (Navigation), o Latitude que permite encontrar amigos próximos e o "Dar entrada", parecido com um check-in no Foursquare, tudo a custo zero.
A qualidade deste serviço não pára de evoluir e desta vez acaba de ser implementada a possibilidade de visualizar mapas indoor... isso mesmo, a própria planta de um edifício, obviamente apropriado para grandes edifícios.
O conceito é bastante interessante e pode ser útil em inúmeras situações. A orientação em grandes edifícios como aeroportos, estádios e grandes superfícies comerciais pode ser bastante difícil quando estes ainda não são conhecidos. Mesmo com as normais placas de orientação e plantas (algumas interactivas) no seu interior, tudo fica mais fácil quando um mapa se encontra na palma da mão!
Esta funcionalidade encontra-se disponível apenas no Android para versões superiores à 2.2 Froyo, nomeadamente na nova versão 6.0 do Maps disponibilizada no passado dia 29. As novidades nesta nova versão não se ficam por aqui e todas as outras estão disponíveis para equipamentos que apenas tenham a versão 2.1 do Android.
A lista completa de alterações é:
- Mapas do interior de aeroportos e lojas de retalho seleccionados. Saiba mais em g.co/indoormaps
- Menu adicionado à barra de ferramentas superior para alternar facilmente entre funcionalidades comuns.
- Ecrã inicial do Google Places actualizado, agora com pesquisas populares com base na sua localização.
- Opção para desactivar obscurecimento automático do ecrã para Navegação.
Para já o serviço de mapas no interior dos edifícios está disponível apenas nos E.U.A e Japão em edifícios seleccionados (aeroportos, espaços comerciais e estações de comboio), listados aqui.
Existe ainda a possibilidade de submeter uma planta de um edifício, de apenas um andar. Esta funcionalidade está disponível, para já, só nos E.U.A. e pode ser feito com recurso a este guia.
Como já referido acima nas alterações efectuadas, o Google Places (Locais) foi redesenhado e assemelha-se agora mais ao estilo do novo Android 4.0 Ice Cream Sandwich.
Acrescento ainda que estão disponíveis funcionalidade adicionais, acessíveis a partir de Menu > Definições > Google Labs, que permitem melhorar a experiência de utilização desta aplicação.
Sugiro que experimente a excelente página interactiva de apresentação do Google Maps, acessível a partir desta ligação.
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
Fantástico , a Google não para mesmo , e claro como utilizador de Android ainda fico mais satisfeito , já tenho todos os serviços da Google sincronizados e dá-me um imenso jeito .
Bom post
Cumprimentos
Serva
Big Brother.
Um dia Ninguem poderá fugir, Os montes, as florestas serão a unica saida.
Não percebi uma coisa, como é que o serviço de dados vai funcionar dentro dos edifícios? Wifi/3G?
Da mesma forma que funciona fora dos edifícios! Qual é a dúvida?
Bem, o método é realmente o mesmo (trilateração), mas é óbvio que o sinal de GPS não funciona dentro dos edifícios…
Para fazer essa trilateração, suponho que em vez de obter os “delays” de cada satélite para calcular a posição, deva obter o ganho de cada AP (access-point) Wi-Fi e calcular a posição com essa informação.
Nenhuma duvida, visto que o sinal de GPS não funciona dentro de edifícios
Não falaste em GPS mas sim em serviço de dados. Pensei que estivesses em falar em dados de Internet ou algo do género 😉
Daí a minha pergunta sobre o WIFI/3G…
Mas Wifi/3G apanha em qualquer sítio… (isto é, dentro e fora de edifícios)
R!cardo, mas que confusão! Então como querias que funcionasse?… Eu na verdade admiti que tivesses cometido um lapso ao colocar “serviço de dados”, porque essa parecia-me óbvia demais, e então considerei como se tivesses escrito “serviço de localização”, porque esse serviço sim, tem que se lhe diga para funcionar dentro dos edifícios…
Enfim, fica na mesma explicado.
O que queria dizer é que o sinal de GPS não vai funcionar dentro de um edifício, logo a posição será por wifi/3G, certo? 😛
Ao que sei a técnica é com recurso à trilateração (trilateration) por Wi-Fi, onde cada AP terá uma coordenada GPS muito precisa para que tais cálculos tenha sucesso. A precisão é entre 5 a 10 metros!
E é claro, a implementação de rede sem fios do edifício deve estar preparada para tal…
Isso! Deixem-nos invadir cada vez a privacidade das pessoas… depois no fim, digam: SOMOS LIVRES!
Big Brother do car….
Onde é que a privacidade das pessoas *neste caso* está posta em causa? Os mapas não mostram pessoas, mostram plantas de edifícios públicos.
Há com cada comentário mais desapropriado…
Enquanto houver uma opção de activar ou desactivar o serviço…estas livre
Muito bom!
Vi noutro site, um projecto da nokia para utilizar o Bluetooth 4 e uns pequenos emissores para garantir posições com precisão de 20 cm! Mas não sei até que ponto esta tecnologia irá ter sucesso por ter de se fazer algum investimento nos emissores.
http://www.eetimes.com/electronics-news/4230993/Nokia-tweaks-Bluetooth-for-indoor-navigation
VIDEO: https://www.youtube.com/watch?v=S2GALFBrtXk
Uma tecnologia que parece-me com capacidades de ser mais desenvolvida é a ideia de utilizar os sensores do telemóvel (barómetro e acelerómetro) para ajudar na determinação da posição. Isso para mim será sim o “futuro”, porque no caso indoor a altitude que a pessoa está é muito importante para determinar a posição correcta.
O barómetro incluído no novo Samsung Galaxy Nexus é mesmo para ajudar a fixar a posição do GPS na componente altitude. Não estou por dentro do assunto, mas duvido que a precisão de um (micro) barómetro usado num smartphone não consiga “discernir” +/-5m para identificar que está num andar diferente…
A juntar ao barómetro e acelerómetro seria necessária, obviamente, a bússola 😛
Qualquer dia acedemos às câmaras e basta vigiar o pessoal lol :S
Mais uma ferramenta excelente para os larápios.
Não me aparece esta actualização, ainda estou com a versão 5.12.0 e o Market não me actualiza…
o que fazer?
Estranho… mesmo com o Android 2.1 devias poder fazer a actualização. Mas eu deixo aqui o .apk:
– Google Maps 6.0 apk