Quantcast
PplWare Mobile

Navegação por Google Maps chega a Portugal

                                    
                                

Autor: Rui Oliveira


  1. Aniceto says:

    Tendo que usar 3G e com o preço dos nossos planos de dados, não é tão interessante como isso. Agora se pudéssemos ter os mapas offline…

  2. a Friend® says:

    O problema destas aplicações é arranjar um tarifário decente nas nossas redes. Isto consome pacotes como tudo e mesmo que nos dêem 500 megas mensais para gastar, em dias vão ao ar…

    E para usos esporádicos, praticamente 1 euro por cada 10 megas não lembra mesmo a ninguém…. Operadoras Portuguesas, seculo XXI… geração Internet… tomem nota! 😛

    • Rui Oliveira says:

      Concordo perfeitamente, o problema não é do serviço que a google está a prestar, que segundo tenho listo é bastante satisfatório.

      O problema está mesmo como disseste, nos tarifários e nas operadoras de telecomunicações móveis, que creio que têm dificuldades de se ajustar às novas realidades e tarifários mais generosos ao nível do tráfego.

      É o presente e o futuro a curto prazo estarmos cada vez mais todos ligados permanentemente nos dispositivos móveis 🙂

      • Elas estão é bem adaptadas ao presente e futuro.. não há cada vez mais necessidade em aceder à internet ou a serviços de dados? Então queres..pagas! Infelizmente para nós, utilizadores, o facto de termos de usar a net é a alegria das operadoras!:S

  3. Isso é mentira o iphone 3g já tinha essa funcionalidade a bastante tempo 😉 por isso não digam que foi a 1 mês em portugal

    • Rui Oliveira says:

      Estás enganado! O Google Maps navigation só existe para android.

      • Nuno Mata says:

        Totalmente falsa esta afirmação!
        A prova em contrário está aqui:

        [URL=”http://www.pdafun.net/”]http://www.pdafun.net/[/URL]

        • Rui Oliveira says:

          Reafirmo, está enganado!

          O Google Maps Navigation é um software de navegação GPS desenvolvido pela google exclusivamente para o Android.

          Esse software que apresenta aí, é um software de navegação GPS para Windows Mobile que por acaso usa o Google Maps, mas em nada está relacionado com a própria Google.

          São coisas bem diferentes 😉

  4. Emannxx says:

    Mas o Android não dá para actualizar, pela mão do próprio utilizador?

  5. inoxllor says:

    Como sempre, as operadoras em Portugal “chulam até mais não”.
    Não vou usar esse sistema enquanto não houver um plano de dados aceitável.

  6. Samc says:

    Acho que não será muito difícil as operadoras incluirem ou até mesmo oferecerem pacotes como um must do serviço. Refiro-me a oferecerem o tráfego que é gerado por esta aplicação assim como fazem com outros serviços.

  7. Vsousa says:

    Eu comprei agora um Desire e ando à procura de uma boa app de GPS.
    Alguma sugestão??

    • Paulo Balinha says:

      Experimentei o Copilot, o Ndrive e o Mobile Maps.
      Escolhi o Mobile Maps da Sygic… Caminhos Lógicos, Excelente interface…

      • Puka says:

        iGO 8.3.4, iGO Amigo ou iGO Primo. Muito pouco implantado em Portugal, mas de longe o melhor e mais configurável de todos os navegadores que já testei.

        iGO 8 é dos três o mais antigo, mas existem Skins e Plugins que lhe dão funcionalidades de topo. Não é o mais simples de configurar, nem de adicionar POIs, mas lendo um pouco na net chega-se lá com simplicidade. Quanto a mapas, tanto usa Navteq como Teleatlas.

        O iGO Primo acabou de sair, está fantástico, mas ainda não é tão configurável.

        Nos foruns da especialidade certamente que encontram info sobre estes três.

  8. Pedro Almeida says:

    Experimentei agora mesmo esta aplicação e estou muitíssimo satisfeito.

    Fiz um percurso de cerca de 20km, e o consumo de dados (por rede móvel) não chegou a 1Mb ( incluindo as demais actualizações (Gmail, Calendar … etc que ocorreram nesse período). Isto pode no entanto agravar-se com a disponibilização das Satellite e Street View.

    É uma verdade que a oferta de planos de dados das nossas operadoras nacionais são ainda um luxo, tendo em conta os preços praticados. No entanto revejo nesta aplicação uma alternativa bastante sólida aos tradicionais sistemas de GPS, essencialmente com as funcionalidades ( http://www.google.com/mobile/navigation/ ) que a Google prevê aplicar no futuro.

    Já agora para os interessados, fiz uso no meu HTC Desire.

  9. Pois, os preços praticados para se usufruir destas aplicações ainda não são, de todo, muito apelativas. Mas boas alternativas vão existindo já 😉

  10. Pedro Gaspar says:

    Hehehe, eu ja tenho isto desde que saiu no meu Magic…
    Só nao diz o nome das ruas nem tem vozes (mesmo quye tivesse eu desligava…)… mas de resto funciona 5*

  11. dajosova says:

    GOOOOOOOOOOOOOOOOGLE
    🙂

  12. Ryan says:

    Uma desnecessidade simplesmente. Ao preço dos planos de dados. O que seria interessante era fazer download para um aparelho e depois usar.

  13. HB says:

    Não faz qualquer sentido sistemas de navegação que seja preciso fazer o download de mapas em tempo real.

    Se me falarem em informação relevante que auxiliem a traçar a melhor rota com por exemplo informação de trânsito e outras ai tudo bem, agora para carregar mapas é um desperdício de dinheiro além de que deve ser um processo lento se a ligação for lenta.

    Tenho dito.

    • viperbruno says:

      Bem verdade, o verdadeiro sistema de navegação gratuito em condições ja foi anunciado, inclusive pelo pplware, o Nokia Maps.

      Mas sem pagar *ou piratear* não se consegue ter uma navegação em condições, convençam-se disso. Os Nokias actuais com Symbian sao tão frágeis que o programa é capaz de passados 5 minutos ir abaixo. Talvez com o n8 o Nokia Maps já valha a pena…e se o preço ajudar também.

      • vis says:

        Looool… tu não sabes do que estaas a falar… )
        Não sei que nokia usaste, mas eu tenho actualmente o nokia 5800, com as ultimas actualizações e a ultima versão do nokia ovi maps, e so digo que são excelentes 😀
        so usei por enquanto em cidades grandes, mas com os 60 Mb do mapa de portugal faz maravilhas…. Comparado a outros Gps de telemoveis acho que é uma das melhores versões pois nao precisa de net e é gratis 🙂
        Agora o symbian pode não ser o melhor SO e tenho noção das suas limitações mas por enquanto satisfaz as necessidas essencias… Espero que haja alguma possibilidade de instalar o Symbian 3 no meu telemovel )

  14. TiagoKito says:

    Acho mesmo um absurdo ter que possuir uma ligação 3G para obter os mapas em tempo real! Não faz qqr sentido!!! No meu htc tattoo isto n entra de certeza…

  15. Paulo Balinha says:

    E “pros” amigos dos HTC Desire, o google earth tb ja esta no market !
    Aléluia

  16. zi0n says:

    Esta funcionalidade já existe a algum tempo para telefones android rooted / nao rooted instalando no SDCard! Engraçado é verdade! Mas não chega para um um bom sistema Offline! IGO e ou NDrive são dos melhorzinhos que ai andam(Minha opinião, Óbvio).
    Conselho para quem tem um SO android, passem pelo XDA ou pelo nosso bom fórum tuga Android que nunca ficam a saber menos!
    powered by HTC Magic CM5

  17. Pedro Gaspar says:

    nao percebo o porquê de tanto desagrado…. o download do mapa é instantaneo…. em navegação gasta pouco trafego…
    Para nao falar que existem planos de dados acessiveis para este tipo de aplicações….
    Onde voces vêm desvantagens eu apenas vejo vantagens… a unica desvantagem mesmo é o preço que as operadoras levam, mas pelo caminho que estamos a percorrer esse preço tem tendencia a descer…

  18. Diogo Sousa says:

    Ainda que a utilidade prática possa ser reduzida pelos tarifários praticados, temos que admitir que a aplicação está porreira, bem integrada com os contactos e com o Google Maps, além de que tem as vozes em PT-PT!!
    É um passo importante do Google em Portugal e demais países europeus que viram chegar a navegação às suas ruas 😉

    Para uma aplicação gratuita acho muito bom. Ainda não testei no carro, espero faze-lo ainda hoje.

    Não é comparavel ao NDrive ou outros software de navegação offline obviamente.

  19. Primax says:

    Mas será possível que não consiga encontrar a aplicação? Pesquiso por google maps, e nada! aparece o sky map e my maps editor da google INC… :S

    • Paulo Balinha says:

      Provavelmente o maps não esta disponivel para a tua versão de android. O market so nos propõe as versões que podem correr no nosso SO e penso por o sistema google checkout não estar disponivel para pagamentos em Portugal tb só nos aparecem as gratuitas.

    • Rui Oliveira says:

      Primax, como refiro no artigo, esta aplicação doa Google, como outras mais recentes, exige que tenhas instalado a versão 1.6 ou superior do Android.

      O mais provável é se tiveres um telemovel como o A1, HTC Magic ou Hero, que as roms são baseadas na versão 1.5 do Android, não tenhas acesso a esta software.

  20. dajosova says:

    Ontem experimentei e gostei bastante. Tenho um plano de 500MB que chega perfeitamente para usar o Google Maps Navigation de vez em quando. Fiz um caminho curto de meia dúzia de km’s por estradas municipais/secundárias e consumiu aprox. 400KB.

    Se quiser ir para longe por auto-estrada talvez não consuma tanto… tenho de experimentar. Fiquei surpreendido pela qualidade do desenho e das instruções.

    Uso o CoPilot Live 8 no meu Desire que me agrada bastante mas poderei usar o GMN de vez em quando para me auxiliar nalguns pontos.

    Agora, como alguém sugeriu…. vou experimentar o Google Earth no meu Desire.

  21. Artur says:

    Algum App de navegação para o iphone4??

    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.