Google Classroom: Aprenda a partilhar facilmente conteúdos…
O Google Classroom é um serviço gratuito para estabelecimentos de ensino, para organizações sem fins lucrativos e para qualquer utilizador com uma Conta Google pessoal. Esta plataforma oferece as mais diversas ferramentas para atividades de aprendizagem/ensino e a ideia é que tanto alunos como professores tenham a informação centralizada no Google Classroom, servindo também como um meio de comunicação simplificado.
Hoje vamos aprender a partilhar conteúdos com os alunos (ou quem faça parte da nossa sala de aula).
Como já referimos, o Google Classroom é uma das plataformas mais simples para a criação de salas de aula online. Esta plataforma integra com o calendário da Google, com o e-mail, com o Drive e outros serviços. No último tutorial mostramos aqui como criar uma sala de aulas online. Depois de criada a sala podemos começar a partilhar conteúdos.
Como partilhar conteúdos no Google Classroom?
Partilhar conteúdos, de uma forma centralizada, no Google Classroom é extremamente simples. Para isso basta aceder à turma criada e depois carregar em Trabalhos de Turma.
Em seguida basta carregar em Pasta do Drive da Turma, que abrirá uma pasta no Drive do professor.
Com a pasta do Drive aberta, basta arrastar para lá os conteúdos. E está feito!
De referir que é ainda possível criar
- Trabalhos e perguntas
- Utilizar tópicos para organizar trabalhos da turma em módulos ou unidades
- Ordenar os trabalhos da forma como pretende que os alunos vejam
- Criar e agendar anúncios
- Responder a mensagens dos alunos
Além da versão Web, a plataforma Google Classroom tem também versões Mobile para Android e iOS. Estando os conteúdos no drive, os alunos e professor também podem trabalhar de forma colaborativa. Uma das últimas novidades desta plataforma, foi a integração com o Hangouts Meet. Se o Meet estiver ativado, pode criar facilmente videochamadas. Experimentem.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Ao fazer isto “Google Classroom: Aprenda a partilhar facilmente conteúdos…Em seguida basta carregar em Pasta do Drive da Turma, que abrirá uma pasta no Drive do professor.”, todos os alunos ou formandos verão os trabalhos uns dos outros, ou só o professor consegue ver??
Os alunos só vêem os seus próprios ficheiros.
E os professores.
Acho que ainda é preciso, com o botão direito do rato, escolher partilhar e introduzir, na janela que abre, o(s e-mail(s) desejados.
E artigos sobre o Teams?
O teams é grátis para escolas (https://www.microsoft.com/pt-pt/microsoft-365/academic/compare-office-365-education-plans). É focado em enterprises e education, portanto não tem problemas de privacidade e segurança com o Zoom.
E ainda integra com Learning Management System populares como o Moodle (https://docs.microsoft.com/en-us/microsoftteams/platform/moodleinstructions, https://enovation.ie/microsoft-teams-meetings-within-moodle).
Se calhar seria mais util um tutorial de como as escolhas podem fazer set-up do tenant ou integrar o Moodle com o Teams (para extender o Teams com o conteudo do Moodle ou adicionar calls ao Moodle)
Fiquei sem espaço de e-mail de repente, quando decidiram contabilizar o espaço do Drive no Gmail. Agora não uso.