Google Classroom: A sala de aulas digital que oferece muitas funcionalidades
Desde que se começou a sentir o impacto da pandemia provocada pelo novo coronavírus, várias ferramentas digitais, especialmente as direcionadas para ensino à distância ganharam extrema relevância. Além das que já apresentamos, hoje damos destaque ao serviço Google Classroom.
Este serviço é provavelmente um dos melhores no que diz respeito a plataformas para ensino à distância.
A grande maioria das instituições/estabelecimentos de ensino têm vindo a adotar plataformas tecnológicas que permitem a realização das mais diversas atividades no âmbito da aprendizagem/ensino. A COVID-19 veio acelerar todo o processo e com o isolamento social é preciso mesmo adotar soluções tecnológicas tendo em conta as restrições das aulas presenciais.
Google Classroom - Para quem precisa de lecionar aulas online
O Classroom é um serviço gratuito para estabelecimentos de ensino, para organizações sem fins lucrativos e para qualquer utilizador com uma Conta Google pessoal. Esta plataforma oferece as mais diversas ferramentas para atividades de aprendizagem/ensino e a ideia é que tanto alunos como professores tenham a informação centralizada no Google Classroom, servindo também como um meio de comunicação simplificado.
O Google Classroom não tem publicidade, ao contrário do que acontece em outras ferramentas da Google.
Principais características do Google Classroom
- É fácil de configurar: os professores podem adicionar alunos diretamente ou partilhar um código de adesão com a respetiva turma. Demora apenas alguns minutos a configurar.
- Poupa tempo: o fluxo de trabalho simples e sem papel permite aos professores criar, rever e classificar trabalhos rapidamente, tudo num único local
- Melhora a organização: os alunos podem ver todos os respetivos trabalhos numa página de trabalhos e todos os materiais da turma (por exemplo, documentos, fotos e vídeos) são organizados em pastas no Google Drive.
- Melhora a comunicação: o Classroom permite aos professores enviar anúncios e iniciar debates de turma imediatamente. Os alunos podem partilhar recursos entre si ou responder a perguntas no stream.
- É acessível e seguro: tal como os outros serviços do G Suite para educação, o Classroom não contém anúncios, nunca utiliza o seu conteúdo ou os dados dos alunos para objetivos publicitários e é gratuito.
Além disso, existe também a parte colaborativa onde vários alunos podem trabalhar no mesmo documento. Mas o professor pode também ir colocando questões (através de formulários) e receber de imediato as respostas de todos os alunos para posterior avaliação.
Esta plataforma dispõe ainda de app para Android e Apple.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
As letras pequeninas do Google Classroom precisam de ser lidas com muita atenção!
Como todos sabemos, não há nada gratuito, mas neste caso é realmente preciso ter muita atenção, não só para os professores que produzem os conteúdos e depois a google “apodera-se” deles pelo uso da plataforma, como pais e alunos. Deixo um texto que deve merecer a vossa atenção e divulgação: https://guinote.wordpress.com/2020/04/03/a-ter-em-atencao-2-4/
Obrig pelo artigo.
Excelente plataforma