Garantia Jovem: Nova plataforma do IEFP para combater desemprego jovem
O Garantia Jovem é um novo portal do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). O objetivo é apoiar os jovens (até aos 29 anos) que nem estudam nem trabalham a conseguirem encontrar um novo emprego, estágio ou oportunidade de formação.
Garantia Jovem vai apoiar os jovens até aos 29 anos
A Garantia Jovem não é uma garantia de emprego, mas tem como objetivo dar aos jovens, o mais rapidamente possível, uma oportunidade para apostar na sua qualificação e estar em contacto com o mercado de trabalho, com vista a combater a inatividade e o desemprego dos jovens.
Em Portugal, a Garantia Jovem vai apoiar os jovens até aos 29 anos (inclusive), que não estão nem a trabalhar nem inseridos no sistema educativo e formativo.
Este projeto é um compromisso para que gradualmente e num prazo de 4 meses após o jovem sair do sistema de ensino ou do mercado de trabalho, lhe seja feita uma oferta de emprego, de continuação dos estudos, de formação profissional ou de estágio.
O registo na plataforma é muito simples, bastando para tal despender apenas de cerca de 2 minutos. Em declarações ao Eco, Sara Ramos, diretora executiva do Garantia Jovem, refere que em termos europeus, a meta é chegar a 2030 com 9% de jovens que nem estudam, nem trabalham. Em Portugal, a fatia está hoje em 8,5%, o que significa que “o país já está a cumprir a meta“.