Ficheiro SAF-T só vai ser entregue em 2025
O ficheiro SAFT-PT (abreviatura para “Standard Audit File for Tax Purposes – Portuguese Version”) é um ficheiro que, num formato normalizado xml, reúne toda a documentação fiscalmente relevante de uma empresa relativa a um determinado período de tempo.
A entrega do ficheiro SAF-T foi adiada para 2025.
SAF-T: Sistemas informáticos estão a ser adaptados
O envio obrigatório do ficheiro com informação fiscal e contabilística das empresas para o Fisco vai ser adiado por mais um ano. Para a entrega dos inventários há mais um adiamento: não será ainda em 2023 que terão de seguir valorizados.
O novo secretário de Estado do Fisco anunciou um conjunto de simplificações fiscais, revela o Jornal de Negócios.
O envio obrigatório do ficheiro, que implica ter os sistemas informáticos adaptados, estava previsto para 2024, mas a medida foi assim adiada por um ano, ou seja, para 2025. “Em matérias estruturantes, é preferível aprofundarmos este trabalho de diálogo e soluções para que quando entrar em vigor possa ser uma solução mais bem acolhida e que todos nos possamos rever nela”, defendeu o novo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
A não comunicação das faturas e outros documentos emitidos, através do envio do SAF-T dentro do prazo, implica o pagamento de multa que varia entre 450 euros e 22.500 euros. Nota: Os valores indicados aplicam-se a pessoas coletivas e em caso de negligência.
Atualização António Ferreira
Atenção que o ficheiro SAFT já é obrigatório o seu envio mensalmente até ao dia 12 de cada mês. A partir de janeiro de 2023 o prazo passa para dia 5 de cada mês, sendo que, se enviado até dia 8, não será multado.
Quanto à comunicação dos inventários, ainda não é desta que o formato “valorizado” será enviado. Atualmente o inventário é apenas “quantificado”. Normalmente obrigatório a sua entrega ate dia 31 de janeiro, desta vez o prazo foi estendido ate 28 de fevereiro.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Jornal de Negócios
Neste artigo: SAF-T
@Pedro Pinto,
Já agora pergunto se a app e-fatura está a funcionar em Android.
Atualizei a app ontem e desde aí que não consigo entrar na app. Tenho Android 13, OxygenOS 13 no OnePlus 9 Pro. A app funcionava bem no mesmo SO antes da atualização.
Quando tento entrar diz: De momento não é possível obter informação. Por favor tente mais tarde.
Já enviei o bug para os desenvolvedores da app.
Dá para vocês testarem? Thanks.
A app Universo também foi atualizada e deixou de funcionar. O problema não é do meu 1+ porque estas apps já funcionaram. Apps portuguesas…
Bom dia @Raul,
Esta é a primeira vez que coloco aqui um post, mas confirmo o teu problema. Tb uso essas apps e ontem recebi as ditas atualizações e deixaram de funcionar. Uso um Samsung que usa já o Android 13.
Boas festas!
Boa tarde @João,
Obrigado pela confirmação.
Boas festas também para ti!
a minha no android está assim há vários dias
@Pedro Pinto, Atenção que o ficheiro SAFT já é obrigatório o seu envio mensalmente até ao dia 12 de cada mês. A partir de janeiro de 2023 o prazo passa para dia 5 de cada mês, sendo que, se enviado até dia 8, não será multado.
Quanto á comunicação dos inventários, ainda não é desta que o formato “valorizado” será enviado. Atualmente o inventário é apenas “quantificado”. Normalmente obrigatório a sua entrega ate dia 31 de janeiro, desta vez o prazo foi estendido ate 28 de fevereiro.
Exacto, isso mesmo.
Boa tarde
Foi alterado para dia 8, de acordo com a empresa do meu software de faturação.
https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/legislacao/Despachos_SEAF/Documents/Despacho_SEAF_8_2022_XXIII.pdf
https://www.occ.pt/fotos/editor2/despacho8_2022.pdf
Afinal o que foi adiado? O inventário valorizado?
O ficheiro SAF-T sempre foi obrigatório ser entregue todos os meses..
sim, o envio do inventario valorizado, passou para 2024
O SAF-T de inventários, tens que enviar todos os anos até 31 de Janeiro.
Sim, mas em 2023 podes enviar até 28 de fevereiro
O inventário valorizado, foi adiado.
O prazo para a entrega do inventário, foi estendido até ao dia 28 de Fevereiro.
A entrega do ficheiro SAF-T da contabilidade foi adiada para 2025.
O prazo máximo para o envio do SAFT, a partir de 01-01-2023, era para ser até ao dia 5 de cada vez e foi estendido até ao dia 8 de cada mês.
A obrigatoriedade da assinatura qualificada nas Faturas em PDF, também foi adiada, para 01-01-2024.
* de cada mês
Atenção que o saft que foi adiado para 2025, é o saft da contabilidade, a ser enviado anualmente.
O saft das vendas já é obrigatorio à varios anos e tem que ser enviados todos os meses.
Mas quem lê e não percebe muito do assunto fica a pensar que é o saft de vendas e não o saft da contabilidade.
Li em qualquer lado que a comunicação mensal do SAFT também era para não emissão de facturas!!?? Alguém sabe alguma coisa?? Antes não era preciso
Imagine que não emite faturas, mas emite orçamentos ou guias de transporte, é preciso enviar o SAF-t porque são working documents e estão lá.