Fibra ótica em todo o país! Investimento de 425 milhões de euros…
Portugal tem boas infraestruturas de comunicação, mas continuam a existir várias zonas cinzentas, especialmente no interior do país. A ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa já tinha revelado que Governo aguardava autorização para lançar concurso para avançar com fibra ótica em todo o país. Hoje o Governo aprovou o lançamento de um concurso público internacional.
Fibra ótica permitirá aos territórios do interior do país, o acesso à Internet em banda larga...
Segundo a informação publicada no portal do Governo, foi aprovado o lançamento do concurso público internacional destinado à instalação, gestão, exploração e manutenção de redes de fibra ótica para territórios onde a mesma não existe, ou não existe com qualidade. O investimento global, de 425 milhões de euros, permitirá, sobretudo nos territórios do interior do país, o acesso à Internet em banda larga.
Ana Abrunhosa revelara que a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), "já fez o levantamento de todas as zonas onde não existe sinal".
A ministra Ana Abrunhosa referira anteriormente que o investimento iria ultrapassar os 300 milhões de euros", sendo que seria financiado a 50% com fundos europeus.
Segundo revela o ECO, mais de 160 milhões de euros deverão ter origem no Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), sendo que o caderno de encargos provisório foi divulgado no âmbito de uma das várias consultas públicas sobre este processo que já foram promovidas pela ANACOM. Apesar da aprovação do Governo,
Este artigo tem mais de um ano
Ver para crer…
O Pai Natal existe?
“Comentário apenas para receber alertas”
Mas na minha rua que é concelho de cascais…
Fibra só MEO e é da caixa do prédio para casa… o restante é coaxial.
Digo eu que sou um burro.
Deves ser, a fibra do meo nao tem “coaxial até casa”. Ou tens fibra até casa – FTTH – ou não tens ligação.
Il faut construire un champion Portugais, et il est en devenir : DST Telecom
Deviam era enterrar isso tudo e acabarem com os estendais nas ruas e nas fachadas dos prédios. É uma vergonha
As várias zonas cinzentas não são apenas no interior do País. Em Lisboa, a NOS instalou fibra (será mesmo?) da caixa até à janela do prédio e da janela segue em coaxial até ao router. É por isso que eu pago mensalmente por 120Mbps e apenas recebo 94Mbps…
Lol
OU entao a placa de rede é de 100Mbps…
Vindo de políticos é difícil de acreditar. Eu vivo no Alentejo e ao fazer um teste de cobertura na pagina da Meo, diz que tenho fibra na minha aldeia, mas ao ligar para o apoio cliente, a resposta é: NÃO. Para as estatísticas sempre há, mas na realidade é só mentiras.
Tenho um monte no Alentejo e optei por starlink, ou vives inserido numa cidade ou o mais provável é nunca teres fibra, felizmente há opções
fixe era pedir fibre e eles colocarem, em vez de andarem a dizer que os pdo’s estao longe… sendo cliente eles deviam de colocar e mais nada, eles sem nós não sao ninguem…. Esperemos que exista alguma operadora com alguma consciência neste país cada vez mais miserável
Claro, essa passagem de fibra com o PDO longe tipicamente custa 5k para eles, fora a burocracia com autorizações camarárias, quem suporta esse custo, são os teus 30€ durante 24 meses?
Já tive vários casos desses: PDO longe, a empresa apresenta custos divididos a 50/50. Normalmente cliente diz logo que não.
E ainda se queixa que não quer fidelização ahahahahahaha
não são a santa casa
Se pagares até te levam a fibra ao WC…
A mesma historia que se ouve desde 2006
+1
Isso é a história da cobertura 3G, 4F e agora 5G, é sempre de quase 100% e vai-se a ver continuamos com o interior de Portugal com cobertura de m…a.
Não há gente no interior
Pescadinha de rabo na boca
Sortudos tenho NET 33 kbps
isso era a velocidade que tinha em 1996, 33.4 kbps, antes disso tive 11.6 kbps e ainda passei pelos clássicos 56.2 kbps e rdis 64 kbps (128 kbps quando usava as duas linhas).
Bons tempos para visitar as alt.binaries… e aquela cena quando descarregava uma pictures do tamanho do avatar pixelizada já era uma festa…
melhor que a Starlink
Achava bem mais importante o estado pagar para haver gás natural em todo o país e reforçar as coberturas 4G, 5G e, por exemplo, subsidiar acessos Starlink. Ficava bem mais barato que andar a gastar 300 milhões de euros cuja aplicação vai ser muito duvidosa. Não faz sentido gastar milhões para ligar meia dúzia de clientes quando existem (ou devia existir) boas alternativas sem fios.
Conheço um caso de um hotel que pagou milhares de euros para a Altice fazer uma ligação de fibra para o dito hotel porque ficava longe e não havia clientes suficientes. Depois do hotel pagar toda a infraestrutura da rua toca a Meo e enviar os comerciais para a rua para ligar as casas todas da vizinhança.
faz parte, a partir do momento que têm infraestrutura lançam oferta, têm que aproveitar.
A vantagem é que se tiverem muitos clientes serão mais pressionados a manter a qualidade do serviço mais elevado e no final o próprio hotel acaba beneficiado, mesmo que pareça injusto fazer o hotel pagar a infra-estrutura para os outros beneficiarem.
Mesmo que antes não fossem suficientes para justificar o investimento, se tiver muitos clientes e algo acontecer a Meo vai lá mais rapidamente se forem vários clientes do que se for só um cliente.
o hotel não contratou a tipica oferta comercial, contratou um link dedicado, caso contrário nem sequer teria a opção de pagar do seu bolso a infraestrutura.
ou seja, a qualidade do serviço está assegurada para o hotel naquele par de fibra, o que acontece é que existem dezenas ou centenas de pares de fibra numa fibra, há que a fazer render.
privado é que é bom…
Sempre foi e sempre será, o primeiro é sempre a cobaia
Acho muito bem que se instale fibra em todas as aldeias do país!
Será muito importante haver fibra na aldeia da minha avó, onde vou 2 vezes por ano e durmo lá 2 dias de cada vez, pois sempre que estiver a usar o 3G no telemóvel vou poder pensar “ainda bem que já há fibra, se alguma vez vier morar para aqui, o que será improvável, vou tranferir o serviço de minha casa”.
Já os meus primos e conhecidos la da aldeia, vao ficar todos contentes também pois com as suas avançadas idades e iliteracia digital vãp poder responder aos vendedores dos ISPs “para que é que eu quero isso, menino(a)?”
Todo o país = Porto + Lisboa e arredores de ambos.