Estou aqui – Por favor rouba-me!
Inspirado na constante partilha da localização dos utilizadores do Twitter, PleaseRobMe é um site que fornece basicamente uma timeline do Twitter em tempo real com tweets que mostrem a localização geográfica de cada utilizador.
Parece-lhe algo perigoso? Pois, é mesmo para essa questão que o site PleaseRobMe pretende alertar, o facto das pessoas participarem em jogos como o Foursquare e estarem constantemente a dizer ao mundo onde estão, deixando as suas casas desprotegidas!
Deixem-me fazer-vos uma pequena introdução acerca da tecnologia que possibilita tudo isto, o Foursquare. O Foursquare é uma rede social baseada em localizações que permite aos seus utilizadores dizer onde se encontram geograficamente e ao mesmo tempo ingressar numa espécie de jogo que consiste em atingir determinadas localizações (checkpoints) e assim ganhar badges (crachás). É claro que toda a evolução da localização de cada utilizador é lançada para o mundo por meio de status updates no Twitter.
Inspirados nestes tweets constantes (e algo irritantes), os criadores do PleaseRobMe decidiram aproveitar os mecanismos de pesquisa do Twitter e filtrar apenas os tais tweets reveladores. O resultado não deixa de ser engraçado. Útil? Talvez não o seja para pessoas comuns. Mas e para um ladrão? Aí a conversa é outra...
Este é o perigo de se dizer publicamente onde se está. Principalmente quando se conhece à partida a localização da casa dessa pessoa. De facto a partilha constante da própria localização é um risco que muitos estão dispostos a correr. Ora, quando se está noutro sítio que não a sua casa, e ainda por cima longe, é um convite certo aos invasores de propriedade.
É esta a premissa dos autores do PleaseRobMe: dar a conhecer e alertar as pessoas para os perigos da utilização sem conta e medida de serviços de localização como o Foursquare, Brightkite, Google Buzz e outros, fornecendo informações preciosas ao alcance de qualquer deambulante pela Internet.
Homepage: PleaseRobMe
Este artigo tem mais de um ano
victor deixo aqui um programa que parece ser interessante para controlar o tempo que gasta em projectos.
Não tenho tempo senão até escrevia um artigo.
Deixo o nome e o link do programa
Klok
http://klok.mcgraphix.com
Espero ser útil.
Cumprimentos
Pedro Alfaiate
Obrigado Pedro. Por acaso é muito interessante sim senhor. Queres escrever sobre esta aplicação?
Fica o convite e mais uma vez, obrigado pela partilha.
@Vítor M.
Os comentários ás vezes demoram a aparecer e não vão para a moderação(pelo menos não diz). Já vi outra pessoa com o mesmo problema tal e qual ao meu. Mas não acontece sempre. Este que estou a escrever talvez vai aparecer logo o anterior ainda não apareceu.
E apareceu…arghh
Haver se ajudo a encontrar o bug.
log da memória dos acontecimentos:
Ontem escrevi um comentário grande sem qualquer link e foi para a moderação.
Há uns dias atrás escrevi um comentário com 1 só link e não disse nada de moderação.Hoje aconteceu o mesmo noutro comentário.
———————————
Isso é estranho. Se aparece uma vez deveria aparecer sempre.
@Vítor M.
Aconteceu-me algo semelhante e detalhei o meu processo no último artigo do Google Buzz. Se quiseres ir dar uma olhadela…
E os/as meus/minhas comentários/respostas nunca vão para moderação.
Cumprimentos.
Obrigado pelo convite victor, mas ando mesmo sem tempo nenhum.
Deixei a sugestão porque calculo que vocês andem sempre à procura de coisas novas e como vi que nunca escreveram nada sobre esta aplicação deixei a sugestão.
Cumprimentos
Pedro Alfaiate, podes dar umas pequenas luzinhas em relação a esse programa que mencionaste em cima? Quando carrego no link diz “free” mas depois em lado nenhum do site me menciona uma versão grátis. Estou a ver mal ou é mesmo a pagar?
Obrigado
pode ser que assim as pessoas deixem de ser tão fanáticas de estarem sempre a actualizar informações não tão necessárias.. xD por vezes pode tornar-se menos saudável pelo constante desgaste pela preocupação de ter que actualizar qq coisa simples ou torna as pessoas impacientes pelo querer fazer isso
Bom alerta… 🙂
Muita gente não sabe e nem pensa nas consequências da tecnologia!
OMG OLD!!!!11
desculpem não resisti
Old.. New… é uma realidade actual!
Um alerta nunca é demais.. pelo contrario… todos alertas chegam a ser poucos…
Parabéns pelo Artigo!
Todos querem noticias tecnológicas que esquecem o mais imporante…
SABER COMO SE USA A TECNOLOGIA!!
(em especial consequências de um mau uso…)
Coisa mais normal.
E se a base de dados do google fosse como o twitter?
Quanta mais tecnologia e maior o acesso a ela isto vai-se tornar banal falar disto.
Só falta o frigorifico com net?
O microndas …?
A tv…?
O resto do electrodomésticos…?
O contador da luz e da água com net?
E asseguir virá o chip nas pessoas em que toda a gente vai querer instalar um porque é moda. Já tivemos mais lonje. Podem rir.
Isto é o que dá as pessoas darem a conhecer a sua vida por completo a desconhecidos… Se fossem divulgadas estas informações por terceiros, aposto que seriam umas autênticas virgens ofendidas, prontas a processar até ao tutano… mas assim, está tudo bem. Sem stress…
No meu caso, prezo muito a minha privacidade e até tenho perfil em redes sociais. Penso é que se pode ter uma postura equilibrada sem se divulgar informação que pode ser utilizada contra nós…
Se fossem divulgadas estas informações por terceiros, aposto que seriam umas autênticas virgens ofendidas, prontas a processar até ao tutano…
na minha opinião a liberdade de cada 1 só a si(ao mm) diz respeito o que faz com que faça todo o sentido. ex: eu poder falar de mim, e n gostar que outros o façam…
mas isto numa ideia geral!..
em todo o caso, excelente post, mas q n seja para consciencializar que a tecnologia tem riscos…,
um exemplo disso é o meu iphone, q com a brincadeira já tenho o ecrã riscado cm as chaves do carro!… =)
bom post
Até escrevia aqui um comentário mas agora vou cag**
P.S.: o comentário anterior foi em “tom” sarcástico, pois de facto é incrível como tanta gente manda um tweet antes de mandar um peido! 😀