Esquema pirâmide com criptomoedas faz várias vitimas em Portugal
Os esquemas de burla com recursos a plataforma tecnológicas são cada vez mais frequentes. Apesar das criptomoedas serem ainda tabu para muitos, este tipo de criptoativos tem servido para fazer investimentos fora do sistema fiscal. Um esquema em pirâmide com recurso a criptomoedas fez várias vítimas de burla em Portugal.
Burla com criptomoedas lesou centenas de pessoas em mais de 2,1 milhões de euros
De acordo com o Jornal de Notícias, centenas de pessoas saíram lesadas em mais de 2,1 milhões de euros num esquema em pirâmide com criptomoedas. O Ministério Público, através do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), acusou um casal, em 2018, do esquema.
Segundo o que foi revelado, o produto designado de Options knight, chegou a ser publicitado nas redes sociais e em apresentações públicas em Aveiras de Cima, Coimbra e Alenquer. Este mesmo produto "financeiro" chegou mesmo a ser alvo de um alerta por parte do Banco de Portugal.
Do que se sabe do processo, as vítimas eram aliciadas a integrar uma rede que prometia bons ganhos. Para tal, teriam de angariar investidores para assim elevar a sua receita. Como referido, os pagamentos eram feitos através de plataformas de negociação (exchanges) de criptoativos.
Criptomoedas? Tavam mesmo a pedi-las.
Se eu lhe disser que duplico o seu dinheiro “Fiat” num ano de forma legal você acredita?
As contas descentralizadas são o futuro inevitável…
o problema não é ser criptomoedas asinino!
é que a ingenuidade com burrice à mistura é uma ciência que devia ser estudada!
São este tipo de pessoas que acabam logo á partida com a confiança das pessoas nos negócios fidedignos…
Deus nos livre de haver esquemas pirâmide ou falcatruas em euros. Ou mesmo fazer investimentos fora do sistema fiscal em euros.
O que eu sei é que aqui no pplWare, escaparam todos ao esquema e outros esquemas. Aqui o pessoal está todo rico, e a cada dia que passa está ainda mais rico.