Email Marketing: Ainda faz sentido nos dias de hoje?
Numa estratégia de marketing digital, o email marketing deve assumir um lugar de destaque, pois, ao contrário do que muitos apregoam, este está bem longe de ter morrido e é uma das estratégias mais eficazes para retenção do seu público-alvo e para conversão em vendas.
Conheçam dois serviços gratuitos para Email Marketing.
Para melhor percebemos como funciona o Email Marketing e as suas vantagens, pedidos a colaboração da empresa PTISP, Empresa de Referência no Mercado Português no segmento do alojamento e domínios.
Email Marketing, o que é?
O email marketing, tem como principal vantagem o facto de lhe permitir uma comunicação “one to one” com alguém, que concedeu previamente o consentimento para comunicar por esta via, e de lhe dar a garantia de que essa pessoa está interessada nos seus conteúdos, produtos e/ou serviços.
Com o email marketing consegue comunicar de uma forma altamente personalizada, direcionada e segmentada, com utilizadores que já demonstraram interesse. No fundo, sabe com está a comunicar, ao invés de outros meios em que são “disparadas” mensagens, como anúncios no Facebook, Google Ads ou publicações nas diferentes Redes Sociais, com o intuito de tentar alcançar o seu público.
Porque é que deve apostar no Email Marketing
Para além do email marketing permitir uma comunicação one to one com uma lista que concedeu consentimento prévio para tal e que demonstrou interesse no seu negócio, apresenta outras vantagens relevantes, nomeadamente:
- Alcance & Envolvimento: Apesar de, como referimos anteriormente, muitos falarem sobre o facto de que o email marketing “morreu”, não podemos negligenciar o facto de que cerca de 90% dos utilizadores da internet, acedem frequentemente ao email, o que confere a este meio um enorme potencial. Ao construir a sua base de contactos, ao longo do tempo, está a criar a possibilidade de comunicar com esses contactos, de forma frequente e qualificada, permitindo um elevado alcance e um nível de envolvimento interessante, à medida que cria um relacionamento, bem como a sua própria reputação e credibilidade junto desta audiência.
- Segmentação: Há medida que está a criar a sua base de dados de email marketing, tem a possibilidade de segmentar, com base em diferentes critérios, e assim, criar conteúdos específicos com base nesse critérios (localidade, interesses, idade, produtos ou serviços pretendidos, etc.). Quanto melhor segmentada for a sua base de dados, mais direcionada e relevante será a comunicação com a sua audiência.
- Personalização:Com o recurso a email marketing, poderá apostar numa comunicação mais pessoal e altamente personalizada. Isto porque, poderá recorrer à utilização de variáveis como o nome e o apelido, produto adquirido, região, ou outras, ao longo do email, com base nas informações obtidas, o que fará toda a diferença para quem abre o seu email. Isso, como é óbvio, irá aumentar as possibilidades de estabelecer um contacto mais próximo com as suas leads/clientes e aumentar a taxa de abertura das campanhas de email marketing.
- Automação: Com uma estratégia de automação de email marketing aumentará a sua produtividade, pois conseguirá, com base nas diferentes opções de automação, assegurar que uma parte relevante do seu trabalho será desencadeada em piloto automático. Terá a possibilidade de programar os seus emails, de forma a que os mesmos, sejam disparados de acordo com determinadas ações exercidas pelo utilizador. Por exemplo, numa Landing Page, após o utilizador submeter um formulário de contacto, recebe de imediato, no seu email, a confirmação de registo ou uma nota de boas vindas. Poderá ir ainda mais longe, e definir outro tipo de automatizações, com base nas ações realizadas com a abertura do email, por parte do utilizador. A automatização do email marketing quando combinada com uma base de dados bem segmentada, contribuirá para um maior envolvimento.
- Teste A/B:No Marketing Digital estamos constantemente a testar para melhorar as nossas estratégias, de forma a que estas sejam cada vez mais assertivas e eficazes. No Email Marketing é igual, sendo altamente relevante testar! Assim, poderá testar o assunto, o horário e o corpo de email, para ajustar a sua comunicação ao seu público.
- Análise de Métricas e de ROI: Poderá analisar as diferentes métricas (ex. entrega, taxa de abertura, taxa de cliques, entre outras) de forma a melhorar as suas campanhas, bem como analisar qual o retorno que esta ação está a trazer ao seu negócio.
- Aumento de vendas: Ao relacionar-se com a sua base de contactos de forma regular e estratégica, criando um relacionamento com a mesma através do envio de conteúdo relevante, as suas vendas aumentarão, certamente
Ferramentas Gratuitas de Email Marketing
Para que possa começar a criar as suas campanhas de email marketing e ainda não tenha ativado nenhum serviço para o efeito, apresentamos-lhe duas plataformas gratuitas para que possa começar a testar e utilizar.
- E-Goi: Trata-se de uma empresa portuguesa, que dispõe de um conjunto de soluções que permitem proporcionar uma experiência multicanal (tracking web 360º, campanhas de email e mobile – sms, push e voz com automação). A E-Goi dispõe de um Plano Gratuito, o “5001“. Se a sua base de dados não ultrapassar os 5001 contactos, poderá utilizar, gratuitamente, os recursos de Email Marketing, bem como de Marketing Automation, até 15.000 emails/mês.
- MailChimp:Esta ferramenta permite-lhe criar uma conta gratuita até 2000 subscritores. Para além de ser uma plataforma simples e intuitiva, e uma das mais utilizadas em todo o mundo, apresenta inúmeras possibilidade de integração com outras plataformas digitais, uma excelente qualidade de envios, automação de emails, entre outras vantagens.
O Email Marketing, como pôde perceber ao longo do artigo, poderá ser um importante aliado na construção de um relacionamento com o seu público, se implementar uma estratégia de conteúdos bem delineada e direcionada ao mesmo.
Ao segmentar o seu público, criará os meios necessários para melhorar a sua comunicação, podendo esta ser mais personalizada (de forma automática) gerando, consequentemente, um aumento nas suas vendas, bem como a fidelização de clientes.
O Pplware agradece à PTISP pela produção deste conteúdo.
Este artigo tem mais de um ano
Fazer sentido faz, mas em Portugal infelizmente não se faz target dos clientes em condições.
O que mais se faz por cá é SPAM.
É dar report para o spamhaus. Logo se vê se continuam ou não. 🙂
Conta-me mais sobre ‘não se faz target dos clientes em condições’, por favor.
Por acaso acho que é cada vez menos relevante e efectivo. Bom, pelo menos no meu caso, que tenho uma caixa de e-mail, agora, practicamente”limpa”. E cada vez mais vejo as pessoas interessadas activamente em deixarem de estar inscritas em inúmeras newsletter.
Tenho interesse em Fazer e-mail Marketing
Pessoalmente, acho um desperdicio de recursos, dinheiro e tempo. Ainda está para vir o dia que comprarei algo baseado num mail de spam. Uso e abuso da Amazon, e mesmo esses e-mails de recomendações de produtos vão todos para o lixo, quando quero compro, quando não quero, não me moam a paciência nem me encham a caixa.
Mal imagina o retorno que traz uma boa campanha de email 🙂
Acredito, se ainda há pessoas a comprar lixo pela TV a preços inflacionados porque não haveriam também de cair nos mesmos esquemas via e-mail?
Eu referi-me a campanhas como deve ser, não comparáveis com “lixo pela TV a preços inflacionados”.
Apenas que uma boa segmentação e campanhas dirigidas ao público alvo trazem bons resultados e incentivam a vendas.