E se a segurança do WhatsApp estivesse à distância de uma simples chamada?
Apesar de todas as confusões e problemas, é clara a aposta do WhatsApp na segurança dos utilizadores e das suas mensagens. As novidades que surgem, estão muitas vezes focadas nesta área, que é agora uma questão para todos.
Assim, e como se deverá ver em breve, o serviço de mensagens do Facebook irá ter uma novidade. Esta vem simplificar a segurança e garantir ao utilizador que o acesso às suas mensagens está protegido. Para isso vai usar algo natural num smartphone. Falamos, claro, numa simples chamada.
A segurança do WhatsApp volta a crescer
Para além da segurança que o WhatsApp tem de garantir aos utilizadores, há outras áreas onde tem de manter os níveis de proteção. Só assim a confiança dos utilizadores é mantida, enquanto garante que os dados estão realmente seguros e longe de olhares alheios.
Assim, aposta em várias melhorias, para garantir a autenticação dos utilizadores nos equipamentos móveis. Estes processos assentam em padrões que a indústria entende serem os melhores, ao mesmo tempo que os torna simples e práticos para os utilizadores.
Toda a proteção chega com uma simples chamada
Para confirmar um número de telefone, o WhatsApp assenta numa mensagem que envia aos utilizadores. Esta não é a forma mais segura, mas garante que rapidamente o utilizador se identifique e possa usar o WhatsApp.
A grande novidade vem complementar este processo. Chama-se Flash Call e repete o processo das mensagens, mas recorre a uma simples chamada. Estará já em testes no WhatsApp, ainda que sem estar disponível aos utilizadores.
O processo de mensagem ainda pode ser usado
Este é também um processo simples e até mais seguro, mas totalmente automatizado. O utilizador deverá dar ao WhatsApp a possibilidade de fazer chamadas e aceder ao histórico, para que este depois possa gerir os novos processos de autenticação.
Esta novidade poderá em breve ser uma realidade para todos, mas terá sempre presente a possibilidade de usar a forma tradicional com as mensagens. É mais uma forma de garantir a segurança, sem a possibilidade de ver as mensagens ou os códigos desviados, ou acessíveis por quem não deve.
Este artigo tem mais de um ano
” O utilizador deverá dar ao WhatsApp a possibilidade de fazer chamadas e aceder ao histórico, para que este depois possa gerir os novos processos de autenticação”…
Como é que isto é mais seguro?… A mim parece-me mais uma forma de dar permissões desnecessárias a uma aplicação.
Não estamos a falar de uma app qualquer. Com tantas permissões dadas a apps que prometem tudo menos segurança, não será essa a dar problemas 🙂
Então era, deixar o WhatsApp ter mais acesso ao histórico de chamadas, era o que faltava. Já tem acesso a muita coisa.
Ridiculo, qual segurança qual quê…
Cidadãos Portugueses, não sejam parolos(as), apaguem as vossas contas no Facebook, Instagram, Twitter, Tinder, e WhatsApp, e comecem a utilizar o Telegrama (Telegram).
Protejam a vossa privacidade, tenham segurança e liberdade de expressão, utilizem o Telegrama (Telegram) para comunicar e partilhar ideias, conhecimento, cultura e afins.
Experimentem a opção «Pessoas Próximas» no Telegrama (Telegram) e comecem já a conversar e a conhecer gente interessante.
Portugueses e Brasileiros, não sejam otários(as), comecem a usar o Telegrama (Telegram) e apaguem as vossas contas apaguem as vossas contas no Facebook, Instagram, Twitter, Tinder, e WhatsApp.
Podem usar Facebook, WhatsApp, mas usem Telegram, Signal ou Threema para conversas privadas, de forma a prevenir que facilmente cheguem a vocês.
Simples quanto isto, se eu fosse gestor de uma empresa. O grupo do trabalho teria que usar um Aplicativo com encriptação end-to-end para conversações do trabalho, documentos etc. Não importa se não é famoso.
Mas isto sou eu.
Pois pois.
É melhor saires à rua para conhecer pessoas interessantes.
Aproveita e instala o Signal.
Cumps.
«…É melhor saires à rua para conhecer pessoas interessantes…»
Você realmente não tem noção da realidade, tente explicar isso que escreveu a pessoas entre os 18/20 e poucos anos ou com o 12º ano, licenciatura, mestrado, ou doutoramento, e verá a extrema dificuldade que essa gente tem em interagir com outros Seres-Humanos pessoalmente, frente-a-frente e sem máscaras.
Por tanto, e tendo em conta este grave problema, a tecnologia pode servir não para desumanizar – como muitos pretendem – mas antes para aproximar e fomentar o contacto físico e o diálogo entre homens e mulheres.
«…o Signal…»
O melhor é fazer um percurso pelos aplicativos mais em voga Telegram, Signal, e WhatsApp:
– ¿WhatsApp, Signal o Telegram? Cambios en la privacidad de Facebook alborotan las ‘app’ de mensajería
https://www.youtube.com/watch?v=jmTG2KummP4
Você deve ter ficado com a noção toda.
Se calhar as pessoas precisam de rever a forma de viver em sociedade.
Eu prefiro não falar com estranhos interessantes e usar signal.
Telegram nunca mais , vizinhos meus entram em contato comigo que nem os conheço de lado nenhum , só porque o gps diz que estão perto de mim , SIGNAL É O MELHOR DE TODOS
O motivo pelo qual isso acontece deve-se ao facto de você se colocar como visível na opção «Pessoas Próximas». Caso não pretenda que o seu perfil esteja disponível nessa funcionalidade, basta desactivá-la.
«…SIGNAL…»
Saiba mais sobre o Signal, o aplicativo desenvolvido pela Agência Central de Inteligência (CIA, pela sua sigla em Inglês):
– How CIA Created Signal Messenger App
https://greatgameindia.com/how-cia-created-signal-messenger-app/
Telegram?
Ouch…
Signal para mim o melhor de todos, depois de TODAS as experiências e estudos que fiz
De acordo com o JF esse estudo deve ter sido fraquinho
“honeypot” para justificar/aceitar as permissões.
De acordo com o JF esse estudo deve ter sido fraquinho