dynu: esqueça o serviço no-ip! Este tem tudo o que precisa
Procura um serviço que funcione como o no-ip, mas que seja gratuito, ou melhor, que não seja necessário renovar de 30 em 30 minutos? Já ouviu falar no dynu?
Tal como o no-ip, o dynu é um serviço que permite traduzir o endereço IP dinâmico do seu router, computador ou outro equipamento, (por exemplo: 81.112.159.76) por um “nome” do tipo pplware.ddns.net.
Este serviço disponibiliza um Painel de Controlo para que possa, facilmente, gerir todos os registos criados.
Mas como funciona este serviço?
Vamos considerar que tem um Raspberry PI, ligado à rede wifi lá de casa e este tem o endereço privado 192.168.1.10, estando assim só alcançável na rede privada. No entanto, como gateway, ele tem associado o endereço privado do router (ex. 192.168.1.254) que o permite “sair” para a Internet através do endereço público que está também associado ao router. É este endereço público que vamos usar para alcançar o nosso equipamento a partir do exterior (de referir que é igualmente possível atribuir um endereço público diretamente a um dispositivo – saber mais aqui).
Assim, com o serviço dynu podemos “mapear” o endereço público para um nome (ex. pplware.ddnsfree.om).
Na interface de gestão do serviço, há muitas outras opções que iremos explorar nos próximos tempos, como, por exemplo:
- Domain Registrations
- E-mail services
- SSL Certificates
- DNS Failover
- Virtual Private Servers
- ... e várias ferramentas de rede
Boas configurações! Alguma coisa estamos por aqui. Dúvidas, deixem nos comentários. Comparativamente a outros serviços que já analisamos, o Dynu parece-nos ser um dos mais completos, com opções para quase tudo o que existe a este nível. Experimentem!
Só para dizer que o NoIP, que aliás uso, não é preciso renovar de 30 em 30 minutos. Penso que só de mês a mês é preciso renovar, mas recebemos um email e é só clicar “renovar”….Simples.
É exactamente isso.
…só para completar que não deixa de ser interessante haver outras alternativas, por isso obrigado pela partilha!!! E já agora, pena que era um serviço que necessitava e usava, e gora como mudei de operadora e de router, o mesmo não dá para atribuir um ip fixo dessa forma. Ou então sou eu que não estou e ver bem. O router é da WOO e é o F@st 5670!! Já agora, se alguém souber como agradeço a informação.
Experimente perguntar a CoPilot da Microsoft …
“Onde posso encontrar instruções para poder fazer port forward com o router WOO modelo F@st 5670?”
Já perguntei….não me ajudou muito!! Este router parece demasiado simplista, o que por um lado até é bom, mas não vejo nada onde possa configurar!!
Alguns routers tem uma credencial, tipo “superuser” ou “superadmin”, que dá acesso a todas as configurações. Tente pesquisar se não será esse o caso. Se for, normalmente também é disponibilizada a respectiva pass.
hj existem pouquissimas pessoas com ip verdadeiro, a maioria dos provedores hj usa CGNAT, entao nao vai servir pra todo mundo.
pra esses casos, usa-se ngrok;
Com IPv6 já serve.
Relativamente a estes serviços, tenho um problema num cliente meu.
Tenho um relógio de ponto no meio do nada ligado a um router com um cartão Vodafone e queria através do no-ip ou um serviço idêntico saber qual o ip público assim que muda.
O problema é que o cartão tem CGNAT. É possível dar a volta a isto?
Obrigado
nao sou especialista de rede, mas parece que a solucao eh criar um tunel virtual com um servidor, tempos atras ouvi falar do tunel cloudflare:
https://community.cloudflare.com/t/using-tunnel-to-port-forward-bypassing-cgnat/448985
https://www.youtube.com/watch?v=4svVZGRMrsM&ab_channel=KPeyanski
etc;
é possível, o teu cliente que pague por ip fixo, são 5€ por mês.. deixe de ser forreta
Não são 5eur. Pelo menos a Vodafone está a pedir 30eur que é ridículo. No entanto temos outros cartões sem cgnat mas dum tarifário que eles já não têm…
por 30€ consigo uma range de 8 ips v4
Já mudaste a APN? Sei que na Vodafone mediante a confirmação que usas tens cgnat ou nao.
Pois eu queria é outro APN como tenho noutro local e funciona sem problema. Mas supostamente já não têm disso e pedem sempre uma estupidez de dinheiro.
Se procurares na net encontras as configs das várias apn da Vodafone.
Por outro lado, é necessario que o router permita configurar o serviço de DDNS de modo a enviar essa informação sempre e quando o IP publico altera. Se o router nao permitir usar esse serviço, o DDNS fica quase como um serviço obsoleto. Pois ir alterar na nossa conta o IP manualmente, nao é pratico e claramente nada util para o propósito.
Deixei de usar o no-ip quando passou a ser obrigatório renovar e passei a usar o duckdns. Estou muito satisfeito.
Uso o mesmo… Para quem tem MEO também pode usar o Dynip que também uso.
Tenho uma NAS qnap configurada em casa. Esta parte do no-ip pode dar para aceder à mesma atraves de outra rede? Ou seja, do exterior e não apenas na rede da lan de casa. Queria aceder-lhe de outra rede, e ter acesso ao explorer no windows mesmo noutra rede por exemplo.
Deixei de usar depois do aumento escandaloso do preço sem aviso.
Felizmente usava um cartão virtual que já estava desativado e não conseguiram cobrar.
Agora uso o Dynu baratos e funcional.
O router da MEO (não empresarial) não tem opção para o dynu, usava no router da vodafone e funcionava bem. Há alguma alternativa para usar o serviço na MEO?
Utilizo há anos o melhor serviço gratuito e mais seguro:
https://www.duckdns.org
Cada conta (gratuita) da direito a 5 domínios.
Eis a melhor solução de todas:
Free Dynamic DNS service – https://freemyip.com
DNS dinâmico gratuito. Não é necessário criar conta ou iniciar sessão. Sem anúncios, newsletter, links para clicar, datas de validade, etc.
Utilizo há quase 5 anos e nunca me falhou!