PplWare Mobile

Curiosidades: Por que se conduz pela direita em Portugal?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Lanterna Vermelha says:

    Foi curioso ter visto uma foto do ínicio do século XX ou finais do século XIX, e ver que os eléctricos em Lisboa circulavam pela esquerda.
    Hoje em dia, algumas pessoas preferem circular na faixa do meio, quando existem 3 faixas!

  2. SANDOKAN 1513 says:

    Espectacular artigo,Pedro Pinto. 🙂

  3. Yamahia says:

    Eu acho melhor conduzir pela direita como é cá em Portugal. Mesmo para os destros como eu.
    Se me sentir ameaçado abro a porta com a mão esquerda enquanto a direita já vai no ar para deixar o agressor KO eheh

    • Realista says:

      Já conduzi em países com o volante à direita e não notei nada de diferente, é estranho durante 5 minutos, mas depois é quase automático.

      A única coisa que não conseguia habituar-me era ao entrar no carro, ia sempre para a porta errada e não estava lá o volante…

      • AJ says:

        para quem não é canhoto, também não deve ser muito agradável controlar os instrumentos do carro e muito menos fazer as mudanças. Não faz Muti sentido ter a mão direita que me é mais util estar limitada a abrir o vidro e porta.

        • Goncalo Pinto says:

          Conduzi toda a vida em Portugal, quando mudei para a Irlanda custou uns kms para me habituar, agora conduzo qualquer carro em Portugal ou na Irlanda sem qualquer problema nem dificuladades, é automático

      • B@rão Vermelho says:

        Desculpa lá, e nas retundas?
        Eu viajo bastante pela Ásia, e há países como o Laos, que se conduz pela direita, mas junto à fronteira com a Tailândia conduz-se pela esquerda, uma loucura total.

        • Realista says:

          Hahaha Era para falar disso mas depois desisti… a primeira rotunda foi difícil e foi preciso estar a pensar em espelho. Mas as seguintes passou a ser banal, até na auto-estrada também me fez confusão mas depois é só pensar que mais perto do centro é para ultrapassar e tudo parece normal novamente. 🙂

          • B@rão Vermelho says:

            Eu digo sempre que o segredo é não seres o primeiro na estrada, se tiveres um carro ou mota a tua frente fica mais fácil 🙂

  4. AlCiD says:

    Por que motivo circulam os comboios em PT do lado “errado”?
    Alguem me sabe dizer?

  5. Fernando says:

    A condução pela direita é devido ás carroças. O condutor com o chicote usava a mão direita, ao passar por outra carroça era preciso agilizar mais os animais que puxavam a carroça, para que ninguém se aleija-se era preciso andar pela direita. Sem investigação. Só vivendo nas aldeias!! 😉

  6. Eu says:

    E alguém se lembra de quando os carros só tinham espelho do lado do condutor?

  7. Figueiredo says:

    «…Por que se conduz pela direita em Portugal?…»

    Porque é a forma correcta de se conduzir/circular um veículo, tanto em Portugal como em qualquer parte do Mundo, é do Senso-Comum, os Ingleses é que adoptaram a circulação pela esquerda, sem qualquer fundamento, só para dizer que eram diferentes dos outros.

  8. PeterOak says:

    No Japão as pessoas caminhavam à direita, ficando as espadas dos samurais viradas para o lado de dentro da faixa. Se as espadas se tocassem, os samurais desenbainhavam as espadas e começavam um combate até à morte. Então as pessoas começaram a caminhar à esquerda, ficando as espadas viradas para fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.