Curiosidades: Por que se conduz pela direita em Portugal?
Por que se conduz pela direita em Portugal, mas há outros países onde se conduz pela esquerda, já questionou o porquê desta diferença? A razão surgiu muito antes de os caminhos se tornarem estradas e de existirem automóveis como os conhecemos atualmente.
Segundo uma investigação feita em 1988, um grupo de arqueólogos encontrou sulcos com maior desgaste do lado esquerdo. Este facto faz sentido, uma vez que a grande maioria da população era dextra e o facto de se conduzir do lado esquerdo permitia-lhe montar a cavalo e defender-se de eventuais ataques com a mão direita. Esta tradição continuou com o advento da carruagem e espalhou-se por muitos territórios. A Grã-Bretanha foi um dos países que manteve este hábito, um costume que mantém até à atualidade.
Hoje, dos 241 países, 68 ainda optam pela condução do lado esquerdo, sendo que a maioria deles são, ou já foram, dependentes de coroa britânica.
A condução pela direita tem origens napoleónicas
Por outro lado, se a origem da condução à esquerda tem origem romana, a condução à direita tem origem napoleónica. Foi após a Revolução Francesa (1799) que Napoleão Bonaparte introduziu importantes mudanças na Europa, incluindo a obrigatoriedade de conduzir à direita. Esta prática foi imposta em França e acabou por se estender a todos os países onde o imperador tinha influência. Alguns dizem que esta regra foi imposta pelo facto de Napoleão ser canhoto, outros, no entanto, acreditam que se baseou numa motivação para romper com as medidas do Ancien Régime (antigo regime).
O Ford Modelo "T" difundiu o volante à esquerda em todo o mundo
O último e mais recente facto histórico a influenciar o sentido da condução foi o caso dos Estados Unidos, um dos primeiros países a decidir conduzir, tal como em Espanha, à direita. Os primeiros automóveis fabricados colocavam o volante como bem entendiam, à direita, ao centro ou à esquerda. A mudança deu-se com a distribuição dos automóveis Ford modelo "T". O primeiro Modelo T foi lançado em outubro de 1908 e tinha o volante à esquerda.
Em 1916, este já era, por uma margem muito confortável, o líder mundial de vendas. Este sucesso acabou por influenciar todos os concorrentes e, em 1914, os Buick e os Hudson juntaram-se aos construtores com "volante à esquerda". Em 1915 a Cadillac acompanhou a tendência e o caríssimo Pierce-Arrow foi o último a resistir, colocando finalmente o volante à esquerda em 1921. Assim, o sucesso e a expansão do Ford acabaram por impor a condução à direita e o volante à esquerda em quase todo o mundo.
Na Europa, esta regulamentação foi estabelecida com a Convenção de Genebra sobre a circulação rodoviária, em 1949, na qual se estabeleceu que a decisão de cada país sobre o sentido de circulação deveria ser generalizada a todo o seu território.
Curiosamente, aqui ao lado, em Espanha, e até ao início do século XX, em Barcelona conduzia-se pela direita e em Madrid pela esquerda, o que provocava um caos no trânsito e um grande número de acidentes. Foi em 1924 que Madrid regulamentou a circulação pela direita. Desde então, em Espanha, todos conduzimos à direita.
Em Portugal circula-se pela direita desde 1928
Entre nós, o dia 1 de junho de 1928 ditou as novas regras de circulação que vieram revolucionar os hábitos dos condutores portugueses com a obrigatoriedade de circular à direita. Para o efeito, criaram-se dísticos “Pela Direita” que foram espalhados um pouco por todo o território, contribuindo para a boa ordem da circulação automóvel. Esta nova regra de trânsito que alterou os hábitos dos portugueses, foi alvo de uma grande campanha de sensibilização que contou com o apoio do Diário de Notícias.
Mas esta obrigatoriedade dizia apenas respeito a Portugal continental e ilhas, já que muitas colónias na altura, em especial aquelas com maior influência britânica, mantiveram o hábito de circular pela esquerda, como Moçambique, Goa ou Macau. Esta uniformização da condução em todo o território português contribuiu para a segurança dos utilizadores das vias públicas, sobretudo dos condutores que, na época eram pouco mais de 31 mil (para 28.000 veículos existentes).
Este artigo tem mais de um ano
Foi curioso ter visto uma foto do ínicio do século XX ou finais do século XIX, e ver que os eléctricos em Lisboa circulavam pela esquerda.
Hoje em dia, algumas pessoas preferem circular na faixa do meio, quando existem 3 faixas!
Bem verdade, e continuam no meio. Quando passo e olho, só vejo pessoas de idade e do sexo feminino. Deve. Ter medo que alguém entre no automóvel e os rapte.
Mais um que nem sabe a diferença entre faixa e via e vem mandar boquinhas para a internet.
Na giria diz-se faixa mas algumas pessoas com pouco percebas necessitam que lhe digam via…
Espectacular artigo,Pedro Pinto. 🙂
Eu acho melhor conduzir pela direita como é cá em Portugal. Mesmo para os destros como eu.
Se me sentir ameaçado abro a porta com a mão esquerda enquanto a direita já vai no ar para deixar o agressor KO eheh
Já conduzi em países com o volante à direita e não notei nada de diferente, é estranho durante 5 minutos, mas depois é quase automático.
A única coisa que não conseguia habituar-me era ao entrar no carro, ia sempre para a porta errada e não estava lá o volante…
para quem não é canhoto, também não deve ser muito agradável controlar os instrumentos do carro e muito menos fazer as mudanças. Não faz Muti sentido ter a mão direita que me é mais util estar limitada a abrir o vidro e porta.
Conduzi toda a vida em Portugal, quando mudei para a Irlanda custou uns kms para me habituar, agora conduzo qualquer carro em Portugal ou na Irlanda sem qualquer problema nem dificuladades, é automático
Desculpa lá, e nas retundas?
Eu viajo bastante pela Ásia, e há países como o Laos, que se conduz pela direita, mas junto à fronteira com a Tailândia conduz-se pela esquerda, uma loucura total.
Hahaha Era para falar disso mas depois desisti… a primeira rotunda foi difícil e foi preciso estar a pensar em espelho. Mas as seguintes passou a ser banal, até na auto-estrada também me fez confusão mas depois é só pensar que mais perto do centro é para ultrapassar e tudo parece normal novamente. 🙂
Eu digo sempre que o segredo é não seres o primeiro na estrada, se tiveres um carro ou mota a tua frente fica mais fácil 🙂
Por que motivo circulam os comboios em PT do lado “errado”?
Alguem me sabe dizer?
Tal como na maioria dos países do mundo. A circulção ferroviaria é feita pela esquerda. Excepção feita às redes de metro de superficie onde se circula tal como no resto do trânsito
*circulação
Porque ingleses
A condução pela direita é devido ás carroças. O condutor com o chicote usava a mão direita, ao passar por outra carroça era preciso agilizar mais os animais que puxavam a carroça, para que ninguém se aleija-se era preciso andar pela direita. Sem investigação. Só vivendo nas aldeias!! 😉
E alguém se lembra de quando os carros só tinham espelho do lado do condutor?
«…Por que se conduz pela direita em Portugal?…»
Porque é a forma correcta de se conduzir/circular um veículo, tanto em Portugal como em qualquer parte do Mundo, é do Senso-Comum, os Ingleses é que adoptaram a circulação pela esquerda, sem qualquer fundamento, só para dizer que eram diferentes dos outros.
No Japão as pessoas caminhavam à direita, ficando as espadas dos samurais viradas para o lado de dentro da faixa. Se as espadas se tocassem, os samurais desenbainhavam as espadas e começavam um combate até à morte. Então as pessoas começaram a caminhar à esquerda, ficando as espadas viradas para fora.
O problema era quando se cruzavam com os canhotos! 😀