Cuidado: fraudes com números de telefone disparam em Portugal
As fraudes com números de telefone têm vindo a aumentar de forma alarmante em Portugal e noutros países europeus. Este tipo de crime mais do que duplicou nos últimos anos, representando um risco crescente para consumidores e empresas. Qual o modus operandi e como se proteger.
O que são fraudes com números de telefone (spoofing ou vishing)?
Estas fraudes, também conhecidas como spoofing ou vishing (phishing por voz), consistem em chamadas telefónicas fraudulentas, levando a vítima a acreditar que está a receber uma chamada de uma entidade legítima, como um banco, uma operadora de telecomunicações ou uma autoridade pública. O objetivo é, geralmente, obter dados pessoais, bancários ou instalar aceder ao sistema para instalar software malicioso ou obter informações privadas.
De acordo com relatórios de entidades de cibersegurança e operadoras, o número de denúncias relacionadas com chamadas fraudulentas disparou desde 2022. Em muitos casos, os burlões utilizam números reais — pertencentes a particulares ou empresas — sem que os legítimos titulares tenham qualquer conhecimento.
Como funcionam este tipo de burlas?
Os criminosos utilizam sistemas de VoIP (Voice over IP) e ferramentas de manipulação de identificadores de chamadas para fazer com que os números exibidos no ecrã da vítima pareçam autênticos. Por exemplo, uma chamada pode parecer ter origem no “apoio ao cliente” do banco, mas na realidade é feita a partir de outro país.
Durante a chamada, os burlões recorrem a técnicas de engenharia social para pressionar ou enganar a vítima — pedem códigos de acesso, dados de cartões bancários ou até a instalação de aplicações que permitem o controlo remoto do telemóvel.
A ANACOM revelou este domingo que só em 2025 recebeu diretamente cerca de 70 reclamações sobre estas práticas, “mais do dobro das recebidas durante o ano de 2024 (cerca de 30)”, acrescentando que “cerca de 75% das solicitações relativas a “spoofing” foram registadas no segundo trimestre”.
Como se proteger?
Algumas medidas de prevenção incluem:
- Desconfiar de chamadas suspeitas, mesmo que o número pareça familiar.
- Nunca partilhar dados bancários ou códigos por telefone.
- Ligar de volta para a entidade supostamente envolvida usando um número oficial do site.
- Instalar apps de deteção de números, disponíveis para Android e iOS.
- Reportar chamadas suspeitas às autoridades ou à operadora.





















Isso tem a ver porque é fácil um numero de telefone novo, para estes tipo terem sempre numeros novos sempre, é porque se permite que possamos comprar muitos cartões sim de uma só vez.
Eu recebo quase sempre a chamade do emprego ou do curriculo e outras porcarias
Novos? Ainda no outro dia recebi uma chamada com o suposto número móvel de uma empresa, com uma gravação do Paypal. Acha que esse empresa anda a fazer burlas? Eles recorrem a caller ID spoofing como indicado no artigo. A maioria dos números que são usados para chamadas são números de pessoas e empresas, na tentativa de iludir os filtros de spam da Google por exemplo. Eu quase todos os dias recebo chamadas dessas, a maioria já está logo marcada como spam.
Eu não tenho recebido este tipo chamadas (ainda..) mas tenho recebido semanalmente chamadas de numerous nacionais 9******* e um esta semana com indicativo +31 Países Baixos, e todas essas chamadas tocam só 3x ou se atendo logo, a chamada desliga. Tenho bloqueado todos esses números, mas é como uma praga que não acaba. Farto de esta situação, tive configurar o telemóvel só para tocar só de chamadas de números nos meus contactos, mas esta opção não é perfeita porque risco perder uma chamada legítima de alguém que não está nos meus contactos. Alguém na Anacom ou os operadores tem tomar uma iniciativa, Não deve ser muito difícil detectar quem compra grandes números de SIMs e faz grandes número anormal de chamadas diárias , e investigar esses números.
Não precisam comprar cartões, usam VoIP e fazem spoofing ao caller ID. Podem usar qualquer número.
Achas? Eles nem querem saber disso. Hoje em dia compras cartões sem qualquer informação lol… nem limitar os canalhas sabem.
A ANACOM nem regular sabe. É uma entidade fantasma que só lhe serve para o que lhe convém.
Deve ser o pleno emprego de que falam!
É o que dá termos uma autoridade reguladora que só serve pra comer impostos, num país de bananas.
Só em Portugal é que se compra um cartão de telemóvel, sem ser preciso um registo.
As operadoras também só querem vender números.
Comecem a obrigar o registo dos cartões de rede móvel, que algumas coisas começam a mudar.
1, em cada 500000 milhões (número diário, de chamadas, em spoofing, registadas, para números nacionais) é desses cartões.
Cada vez, há mais, é chamadas da Polónia, Malta, Namíbia, Senegal e Indonésia. Usando o caller ID, com um falso E-sim, conseguem ligar, para qualquer rede, de qualquer local, no mundo. Até para o whatsapp/telegram/discord já fazem isso. Ou usarem apps/sites, que a pessoa tem, que são usados, para adicionar contactos, no próprio telemóvel, sem intervenção da pessoa. Depois, recebe chamada do “Miguel”, que tem número da Indonésia, fala brasileiro e não sabe quem somos.
Há poucos dias recebi um SMS a dizer que me iam cortar a eletricidade entre as 22h e as 23h se não efetuasse um pagamento de 166€ através de uma referência multibanco.
Como bom cidadão, agradeci e avisei que quando a viessem cortar, para terem cuidado com o cão…
Não lhes quero arranjar problemas com o animal…
Fora de brincadeiras, isto está cada vez pior, inclusive com chamadas a torto e a direito e até de países estrangeiros. Não há forma de terminarem com esta intrusão abusiva…
Hoje em dia, com os contadores inteligentes a energia é cortada remotamente, ninguém vai ao local cortar. O mesmo é para restabelecer após o pagamento da dívida. Essas referencias normalmente são para contas do Paypal.
com tanto homens do tapete na cabeca em portugal ainda estamos fora da media europeia!!!!!!!!!!!!!!!!!
queres explicar?
A ANACOM é burra. Não regula. Se pedissem identificação aos novos cartões impedia muito isto. Sei que pode ser usado para spoofing mas muitos cartões são vendidos no mercado negro.
Peçam NIF ou então limitem o seu uso como X mensagens por dia ou chamadas por dia para impedir isto.
Estão se a marimbar para isto!!! Mas será que não há ninguém a nível interno que esteja a ler isto e saiba sugerir algo como isto?
Isso só é usado para os “olá pai/olá mãe”.
Estas, usam serviços internacionais. Maioria nem tem humanos, até ao momento que você pague, pois precisam de uma identidade, válida, de algum país, para poderem transferir, o dinheiro, para fora de Portugal.
Ainda há 2-3 semanas, o Brasil, prendeu 700 e tal pessoas, que usavam esse sistema, para a Europa (Portugal incluído), usando dados, roubados, de cartões de crédito. Primeiro atacavam o telemóvel, do proprietário do cartão, depois de obterem acesso, apareciam sms e chamadas, a reclamar valores. Há relatos de 8 países europeus e da Inglaterra. O alvo ia à conta bancária, não via nada de estranho. Nessa madrugada, fazia compras, de criptomoedas, incluindo usar o valor total do crédito acessível. Semanas depois, esse grupo, convertia cripto-activos, em reais ou dólares americanos, nas exchange. Terão sido apanhadas 7000 BTC e 900000 milhões, de reais, noutras cripto.
existe software capaz de entrar na rede GSM e usar um id de chamada já existente e fazer-se passar por tal, e nada, mas nada é feita pra corrigir este protocolo obsoleto, nem ANACOM, operadores e fabricantes de software
zézito, e depois como é que a policia/cartels faziam escutas? não compliques as vidas desses srs.
bem obrigado por me avisares que mudei de nome, vou já ao IRN
e o que referi nada tem a ver com escutas,. No caso da bófia eles apenas intercepta, é é uma integração com operadoras oh Amélia. Sim vai ao IRN também
Abraços e força nisso
O problema deste país das Bananas, são os Juízes e advogados, um sistema Mafioso de justiça apenas para extorquir dinheiro, mantendo os criminosos em liberdade.
Vi a reportagem dos ocupas ou dos carteiristas, ou traficantes, e o que eles dizem de Portugal, sabem que aqui , os criminosos fazem o que querem, basta atirar dinheiro para a Máfia e estão protegidos. Podem cometer todos os crimes que no mesmo dia estão soltos. Mesmo cometendo crimes várias vezes e sendo apanhados, a Máfia metros na rua outra vez. Tal como este de burlas telemóvel, se forem apanhados, a Máfia deixaos ir ..
O problema é que o protocolo foi feito com o foco em funcionar e não focado em segurança. E para solucionar o problema é necessário investir, aí sim as operadoras deveriam atuar e não ser desleixados.
O problema é sem dúvida real e uma praga mas acho piada aos comentários, como se isto fosse único e exclusivo de Portugal. Faz e vai continuar a fazer parte do mundo em que vivemos.
Como se protegem? Bloqueiem chamadas de numeros desconhecidos ou ocultos. Simples!
Diz-me que não sabes o que é spoofing de números sem dizeres exatamente isso LOLOL
yap, este, e muitos por aqui, ainda não perceberam que podem receber chamadas destas de números que tem gravados nos contactos…
Nunca vi tal coisa em nºs de malta que tenho nos contactos. Vocês devem ter é o país inteiro nos contactos. Eu só tenho o necessário, não meto o país inteiro LOLOL
Recebe chamada da EDP, que a sua app, pela qual pagou 600 euros, reconhece como válida. Atende, dizem que deve 481,35 euros. Reclama, dizem que vão, para tribunal e pode pagar 800000 euros. Diz que vai a uma loja, no dia seguinte. Recebe SMS, de outro número, da EDP, a dizer que se pagar 174,45 euros, o processo é encerrado. Como não pagou 130 euros, do mês anterior, paga o valor. Quando vai, à loja, a EDP não recebeu nada e você só deve os 130 euros, que ainda estão, a pagamento, até 3 dias depois.
É assim que funciona, o Spoofing.
Qual EDP, essa é logo banida pela lista de bloqueio do hyperOS 😉 E não, não tenho água, edp, nem nada dessas pindériquices a encher-me a lista de contactos. na lista de contactos só tenho familiares e pouco mais.
Mas, sim há malta que tem cerca de 787 contactos até o lidl, continente e aldi têm nos contactos para receberam sms das promoções de sandálias, depois queixam-se de spoofing? tenham paciência!!!
No número do trabalho, em que tenho de ter WhatsApp porque a empresa a isso obriga, estas chamadas são diárias.
No pessoal, em que não há WhatsApp associado, nunca recebi uma chamada spam. Nunca.
Não há coincidências. WhatsApp é das maiores m que existem. Basta ser da Meta.
Ultimamente, também me tem acontecido.
Números, do whatsapp, ligam-me, para outro telemóvel, que tem o cartão, com o número do whatsapp mas, não tem net.
Ou os números que aparecem, na minha lista de contactos, que não sei de onde apareceram.
Há 1 (número da Indonésia) que vi aparecer, quando visitei um site, de vídeos, por um link de um conhecido. Quando lhe perguntei que raio de número era aquele, ele não me tinha mandado vídeo nenhum. Fomos colegas, de empresa e o nome está como Álvaro (colega Empresa).
Acabei de receber uma tentativa agora do 936385094
As operadoras vão enchendo o bolso. Não querem saber da segurança do consumidor.
Só cai quem quer.