“Compra” da Irís? Espanha suspende atividade da Worldcoin
A Worldcoin já não é uma empresa desconhecida dos nossos leitores. A empresa distribui criptomoedas em troca de uma fotografia à íris. Espanha ordenou a suspensão da atividade da Worldcoin. E em Portugal?
Tal como referimos, mais de 300 mil pessoas já passaram pela banca da Worldcoin que está na Gare do Oriente, em Lisboa. A fila é grande e as pessoas recebem de forma rápida um valor que pode superar os 100 euros em apenas um dia. Jovens e carenciados são os mais tentados a esta oferta!
Notícias recentes dão conta que Espanha ordenou a suspensão da atividade da Worldcoin. Em Portugal a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) já abriu uma ação de fiscalização.
Segundo notícia da Financial Times, o regulador espanhol para a proteção de dados deu ordens para a Worldcoin suspender a atividade e foi também pedido que a empresa deixe de utilizar os dados que já foram recolhidos.
De acordo com o Jornal de Negócios, a Worldcoin, juridicamente uma fundação, tem como principal objetivo recolher e guardar dados biométricos que permitam distinguir entre humanos e "bots", através, em concreto, da captação da íris e transformação desta informação em código encriptado. Em Portugal, a Worldcoin tem feito recolha de dados biométricos, em troca de tokens, em centros comerciais e estações.
Refere o canal que o CNPD abriu uma investigação por iniciativa própria, mas, há também já pais que fizeram uma participação devido ao facto de ter sido recolhida informações da Íris de menores.
Se dermos dados biométricos as gigantes de graça não tem mal, mas se existir alguma empresa a dar algo em troca é o fim do mundo, mundo estranho este…
Bem analisado. Nunca tinha pensado na coisa dessa forma. Quando adiciona a impressão digital ao meu Galaxy nunca me preocupo onde vai para a info. Neste tema da worldcoin apenas me questiono….. a malta não acha bom de mais estarem a oferecer dinheiro em troca duma “fotografia” aos olhos?
As impressões digitais são guardadas localmente no dispositivos apenas.
No caso de alguns dispositivos Samsung, são guardadas num chip específico para o efeito para maior segurança.
se fazes backup vai tudo para uma cloud pelo que sei
Se houvesse esse backup, não seria necessário repetir o processo cada vez que se troca de telefone.
Se o faz (e não em admirava muito honestamente), faz às escondidas
Não estão a oferecer dinheiro. Estão a dar crypto numa moeda que eles controlam o valor, ou seja, não vale nada. O povo está a vender os seus dados em troca de perda de tempo numa fila e ilusões.
Nem mais! Este povo não sabe no que se esta a meter….
Nunca recebeste AirDrops?
O que não faltam são projectos com AirDrops acima de 1k.
Na cosmwasm para quem faz hold desde o início pelo menos duas vezes por ano calha um AirDrop de 5k num projecto novo
Cuidado com isto, é a nossa soberania que está em causa.
Em Portugal talvez daqui a um ano!
Vou explicar isto de outra forma… as minhas íris valem, no mínimo, 100.000.000,00 EUR.
Por menos que isso, não deixam de ser minhas.
Infelizmente no futuro vais ser obrigado a dar, serão os governos que te vão obrigar, vão dizer que é para apanhar terroristas ou outra história qualquer porque quem não deve não teme.
A iris ainda não, mas e a tua impressão digital???
No pica da tua empresa também está lá esses dados.
O meu estado tem esses dados etc, etc
Haa proteção de dados, só sabes do dia que houver um leak de informação, mas se ate o estado foi apanhado a dar a outras países fora da UE dados, imagina o que não faz internamente com eles, o dentro da UE.
E quem tem acesso aos mesmos e se não tem hipótese de haver fuga de informação.
Eu não vou participar nisso da worldcoin, mas não sou tapadinho.
Como o outro no outro post que preferia vender o pacote por 100€ que vender a íris por 100€.
Isso para mim são é gostoso pessoais, e cada um com os seus, nada contra.
Mas sejamos inteligentes e tenhamos bom senso.
E?
desenvolve o resto.
Se for o meu governo democraticamente eleito e avaliado periodicamente pelos eleitores e supervisionado por um Estado de Direito, qual é o problema?
Se for uma empresa, é uma relação comercial, deviam pagar e muito
Ontem fazia fila no Shopping Parque Nascente.
Nos paises terceiro mundistas é assim
Neste fim de semana verifiquei que também estavam no Gaia Shopping.
no Riosul Shopping também há disto, com grandes filas… Mas não vejo muitos portugueses a ir vender o corpo if you know what I mean