PplWare Mobile

Saiba como pode proteger os seus dados do Ransomware (2)


Imagem: komando

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco says:

    Eu, como utilizador pessoal, o que faço para evitar ficar sem os ficheiros devido a esse e outros factores, é…
    Criar backups em DVD e na cloud.
    Tenho espaço ilimitado no Google drive e 5 tb no onedrive.
    Vai tudo para lá, depois de devidamente encriptado com PGP.
    Não mando absolutamente nada para a cloud sem estar encriptado.
    Mesmo foto de animais vai tudo corrido PGP.
    Fica aqui um conselho a que lêr este artigo, nunca enviar nada para a cloud em formato legível.
    Existem muitos e bons programas para proteger os ficheiros, questão de procurar um pouco…

    • Jorge Xavier says:

      No caso dos NAS da QNAP, é possível ativar “client side encription” antes de fazer o backup – seja para nuvem, seja para qualquer dispositivo físico local.

  2. Guilherme says:

    Vale ressaltar que não se deve reiniciar o computador em hipótese nenhuma se for infetado por um ransomware a primeira coisa a fazer é sim realmente retirar o cabo de rede e deixar que ele infecta seus ficheiros gerando uma chave offline que se torna possível a descriptografia dos seus dados, se muitos arquivos forem criptografados, não faça nada, chame um especialista em ransomware ou se informe em grupos de telegram ou no bleepingcomputer para poder prosseguir sem perder as suas chances de cura. Ransomware não é brincadeira, mas existe cura quando a chave é offline.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.