Como mudar para o mercado regulado de gás natural? É fácil…
Com o preço do gás a aumentar significativamente, são muitos os portugueses que pretendem regressar ao mercado regulado. Desde o início de setembro que é possível realizar esta mudança em lojas físicas dos comercializados e vão ser também possível através da internet.
Mas, como pode mudar para o mercado regulado de gás natural?
Segundo a ERSE, no mercado regulado, ao contrário do que se verifica no mercado liberalizado, a atividade exercida pelos vários comercializadores de gás natural, está totalmente sujeita às regras estabelecidas pela ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Isto significa que, no mercado regulado, os Comercializadores de Último Recurso (CUR) apenas podem aplicar aos seus clientes as tarifas e preços fixados integralmente pela ERSE. As regras contratuais são também aprovadas pela ERSE e são iguais para todos os CUR.
A partir do dia 7 de setembro de 2022, todos os clientes (consumidores domésticos e pequenas empresas), cujo consumo anual de gás não ultrapasse os 10 000 m3 , podem, se assim o pretenderem, celebrar um contrato de fornecimento de gás natural com o Comercializador de Último Recurso (CUR) da sua zona geográfica.
O que fazer para mudar para o mercado regulado de gás natural?
Se tiver abrangido pela rede de gás natural, veja aqui qual o CUR por zona geográfica. Depois contacte diretamente o CUR que fornece gás natural na sua área geográfica. A mudança será tratada pelo CUR, sem custos adicionais.
O processo de mudança é mesmo muito simples e a única coisa que deve fazer é contactar o CUR.
Este artigo tem mais de um ano
O problema é a lista de espera…, chamadas telefónicas congestionadas… e nem adesão online existe ainda…
Exatamente
Fui a loja e numa hora ficou resolvido.
O problema grave, que a ERSE não quer saber mas sabe, são as empresas como a Lisboagás não têm forma de criar contracto de gás online.
mercado regulado do gás ??? porque é que não lhe chamam: reservas nacionais adquiridas há vários anos a baixo custo e que agora vão ser comercializadas por uma empresa privada (nem vale a pena procurar quem são os membros do conselho de administração) com elevadas margens de lucro pré-definidas ???
Adquiridas há vários???!!! Formos obrigados por 3 vezes a comprar gás russos desde da guerra.
Porque a informação não é essa. Os CUR desde que foram criados, comercializam o gás sob a forma de contratos de longo prazo take or pay. Convém ler um bocadinho mais.
No Algarve em zonas servidas pela rede da Gascan, não está previsto nenhum aumento de preços pois o gás é de origem norte africana, pelo que não esteve sujeito á escalada de preços do gás proveniente dos países do leste europeu
onde posso saber isso??
Ligar para o serviço de apoio ao cliente da Rescan
218 425 300
Malldito corretor! sff substituir Rescan por Gascan
A Gascan já é cara a suficiente, é caríssima. Quem tiver oportunidade de escapar à Gascan, vai poupar uma fortuna. O gás subiu em todo o mundo. Se há menos gás no mercado, o que existe seja de onde for, vai aumentar o preço pois a procura é superior à oferta.
A Gascan não comercializa gás natural, mas sim gás propano. Alêm disso, não é cara, é carissima, quando mudei para Gás Natural a fatura passou para 1/4 do que era.
Pois, mas nem sempre há essa opção de mudar para Gás Natural, no caso de Vilamoura ou é de garrafa ou é da rede da Gascan.
Certo, embora existam alternativas (UAG – Unidades Autónomas de Gás).
Mas o meu ponto era principalmente indicar que o gás em questão (Ar Propanado ou Gás Propano) não vem de poços e nada tem haver com o norte de África.
Não é isso que a própria Gascan diz…disseram-me pessoalmente que o gás comercializado por eles é derivado de produtos provenientes do norte de África.
Ou seja podendo o propano ser extraído do petróleo ou do gás natural, a origem do propano da Gascan não será o gás do Leste Europeu.
Gascan é gás propano, logo tabelado de forma diferente.
Fácil é como quem diz….. Estar à espera mais de 1 hora ao telefone para ser atendido, ou na fila das lojas……
Quem for da EDP Gás Serviço Universal sempre pode enviar um mail com o formulário preenchido… (https://www.edpgassu.pt/index.php?id=456)
Tanta gente a mudar para os liberais e agora afinal querem os regulados. E bem feita, os que mudaram para endesa que paguem 10x mais w aguentem
Que revolta jovem. Tanta dor de coto por milhares de pessoas fazerem o correto, que é saltarem para outros comercializadores, à procura de melhores condições ? Secalhar devias começar a fazer o mesmo…
mas eu sou endesa e não pago esses valores. O_O
Tudo depende da estratégia de aprovisionamento de gás das empresas. O aumento acaba por ser generalizado.
Que eu saiba desde que tenho casa própria nunca pude fazer contrato de gás no mercado regulado. Era obrigado a optar por um comercilizador do mercado liberalizado!
https ://expresso.pt/economia/2022-09-07-Regulador-da-energia-publica-guia-sobre-como-mudar-para-as-tarifas-reguladas-de-gas-natural-95ef25e3
Não precisam de nada disso, mandem os recibos para o Galamba que ele anula os aumentos.
E a ERSE não irá aumentar os preços do gás em janeiro, corrigindo desvios?
É claro que vai aumentar. Mas de certeza que o mercado liberalizado também o vai fazer!!!!
https ://expresso.pt/economia/2022-09-07-Regulador-da-energia-publica-guia-sobre-como-mudar-para-as-tarifas-reguladas-de-gas-natural-95ef25e3
as noticias nos últimos tempos têm dito como mudar para o regulado.
@Jonas, o mercado regulado é assegurado por contratos de muito longo prazo Take or Pay com a Nigéria.
O Regulado também vai aumentar, mas entre pagar 0,06 cent kwh no mercado regulado ou pagar 0,20 na EDP em regime livre….