PplWare Mobile

Como enviar mensagens secretas na internet com o PGP

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. olarecas says:

    Ninguem usa isto mas faz de conta

    • Oh says:

      Ninguém usa isto?!
      Rapaz toda a gente usa isto, até tu usas e não sabes, o que muda são os mecanismos mas acredita que usas isto sempre que navegas online e nem imaginas.

    • Joao Ptt says:

      Realmente é verdade, quase ninguém usa isto.

      É mais fácil encontrar quem utilize S/MIME que OpenPGP/ PGP… e encontrar quem use S/MIME já é bem difícil!

      Mas teoricamente o OpenPGP é melhor porque permite um maior controlo por parte do utilizador nas características técnicas, por outro lado o S/MIME tende a ser mais confiável, porque para ser “confiável” tem de ser emitido por uma empresa, e no mínimo eles verificam que o e-mail existe mesmo e a pessoa pelo menos teve acesso ao mesmo, enquanto que no OpenPGP/ PGP qualquer um pode dizer ser de um endereço de e-mail sem nunca sequer ter tido acesso ao mesmo (nem mesmo de forma ilegítima).

      Por tanto falta ao OpenPGP/ PGP a parte de confiabilidade do S/MIME, e era tão simples quanto ter por exemplo o GnuPG [ou outro(s)] a fornecer um serviço de verificação que adicionasse algum tipo de código de verificação à assinatura, que para manter a validade teria de ser revalidada por exemplo a cada 12 meses, e que indicava que pelo menos o gerador de tal chave OpenPGP realmente possuía acesso a esse e-mail à data da emissão de tal verificação.
      E poderiam ainda acrescentar verificações adicionais como uma verificação de que à data de envio/ criação de tal mensagem a tal verificação ainda se mantinha válida e não tinha sido cancelada. E outra para verificar do lado do receptor que à data de criação ainda era realmente válida e que na altura em que está a ler ainda é (ou não) considerada válida.

  2. PorcoDoPunjab says:

    Ninguém, calma lá.
    Eu uso.
    Tudo o que coloco na cloud é previamente encriptado com este programa.

  3. conformado says:

    Ok colas tudo em clear text,. não se sabe onde e depois encriptas e metes na cloud. Boa

  4. Leitor says:

    Com o o AI Companion, adianta um grosso…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.