Como desmascarar qualquer serviço de e-mail marketing
Em Portugal, para enviar uma carta todos nós sabemos qual o serviço que devemos utilizar. Compramos o envelope, o selo e dirigimo-nos aos CTT. Da mesma forma, uma empresa que queira enviar promoções, novidades, informações relevantes aos seus clientes através do "correio postal", utilizará o mesmo serviço.
Mas os tempos há muito que mudaram, as cartas foram substituídas pelos e-mails e as próprias empresas já o fazem e utilizam cada vez mais os serviços dedicados ao e-mail marketing. Só que neste universo os serviços são às centenas e a escolha de um, em detrimento de outro, não é uma tarefa fácil.
Depois de aqui termos deixado cinco sinais óbvios de fracasso de um serviço de email marketing, a E-goi vem ajudar-nos novamente a revelar alguns sinais de como "desmascarar" um serviço de e-mail marketing e de como encontrar o serviço que melhor se adapta a cada diferente cliente.
Pergunte ao seu ídolo!
Porquê? Porque o seu ídolo já escolheu! Pense na sua empresa-modelo, aquela que inspira o seu trabalho todos os dias, aquela que a sua empresa gostaria de ser quando crescer. Ou pense no seu guru de marketing preferido.
Mas não tem de se cingir a tubarões do marketing. Dá sempre jeito saber de que forma gigantes como a Amazon, Sony ou a Jerónimo Martins enviam e-mails promocionais, mas se está a começar a fazer e-mail marketing, é preferível concentrar-se em empresas de dimensão equivalente à sua ou em marqueteiros que comungam da sua forma de pensar e agir. Pois, se adora o modo de trabalhar deles, é bem possível que também venha a adorar o serviço que escolheram.
Como começo?
Já recebe a newsletter da sua empresa-ídolo? Se ainda não, subscreva-a já!
Olhe para o rodapé
Muitos serviços de e-mail marketing (ESP) inserem um selo ou o "powered by" no rodapé de todas as mensagens que remetem. O efeito é simultaneamente publicitário e gerador de confiança. "Eu não sou um e-mail como os outros, sou uma mensagem electrónica enviada especialmente ao seu cuidado e diligentemente entregue ao abrigo de todas as normas do e-mail marketing".
Mas para si, e neste caso em particular, essa publicidade tem outra vantagem. Clique nela e irá logo ter ao website do ESP, que provavelmente disporá de uma conta de testes para experimentar à vontade.
E se o e-mail não tiver selo nem frase?
Olhe para os links do e-mail
Praticamente todos os ESP convertem os links dos e-mails em versões especiais (também chamados "links de tracking") para poderem saber quem são as pessoas que clicaram, onde e quando, entre muitas outras informações. É o próprio serviço de e-mail marketing que aloja esses links, portanto basta copiar qualquer link do e-mail, colá-lo no seu browser e apagar tudo menos o domínio. Prima a tecla Enter e pronto - entrará directamente no site desse ESP!
Ainda assim, caso isso não aconteça olhe para o link de remoção.
Olhe para o link de remoção
O link para cancelar a inscrição na newsletter fica quase sempre alojado no lado do ESP, de modo a processar automaticamente as remoções. Mesmo num e-mail cujos links não tenham tracking aparente, o link da remoção costuma usar um domínio diferente. Portanto, copie o domínio desse link e introduza-o no seu browser.
Veja quem registou o domínio de envio
O domínio vai ter a uma página sem nada? Ou uma que não diz qual é o serviço de e-mail marketing? Pegue num site de análise, por exemplo o Whois, um dos mais simples, e insira o domínio do e-mail. Os dados da entidade que fez o registo desse domínio deverão ajudar a despistar a identidade do ESP.
Veja de quem são os IP de envio
Nem com as dicas anteriores consegue esmiuçar o ESP? Abra o código-fonte do e-mail e dê uma espreitadela ao cabeçalho (header). Verá alguns endereços IP (são números com o formato deste exemplo: 127.0.0.1). Aquele que queremos é o que está ao lado de "Received-SPF" (se esse campo não existir, veja o IP que está nos outros campos "Received").
Agora copie esse endereço IP e faça uma análise Whois (pode usar o mesmo site acima referido). Numa questão de segundos, terá acesso a todos os dados da empresa que executou o envio técnico do e-mail.
Contudo, não se espante se constatar que essa empresa não é um serviço de e-mail marketing, mas sim de alojamento de sites, agência ou até mesmo uma pessoa a título individual. Nesse caso, é bem provável que o e-mail tenha sido enviado através de servidores próprios com um software interno.
Estas técnicas garantem que encontre o ESP ideal para a sua empresa?
Depende. Mesmo que descubra qual o serviço que a sua empresa-ídolo usa para entrar em contacto com os clientes, não parta do princípio de que esse serviço vai funcionar às mil maravilhas consigo. Há toda uma série de testes a fazer e elementos a afinar, sobretudo tendo em conta o que pretende enviar, com que frequência e para quem.
Mas ao menos já terá um bom ponto de partida para saber a quantas anda o mercado e escolher um serviço de e-mail marketing à sua medida. Lembre-se, a melhor recomendação nunca vem daquilo que as pessoas propalam aos quatro ventos, mas sim do que verdadeiramente usam no dia-a-dia.
Fonte: E-goi
Este artigo tem mais de um ano
SPAM!
https://www.youtube.com/watch?v=anwy2MPT5RE
Anti-spam
http://redin.com.pt
Novo local:
http://p2t.email/redin
Email marketing se nao for utilizado mesmo com seriedade tende a prejudicar todo negocio :/
Eu ando a receber mails (não faço ideia de qual é a fonte) eles conseguem fazer spoof de forma que o e-mail de envio seja o meu,assim quando recebo o mail, é identificado como [Eu], vou sempre dar a um server da amazon, alguém ja passou por este problema?
Eu diria que é de origem braseileira, os brasileiros é que têm a mania dos trojans e packers, vem sempre um .zip com um .exe ou .cpl e com um nome que dá a querer que sao dados de faturas, pagamentos.
Já passei por isso.
Como resolver: bloquear o seu próprio e-mail… quantas vezes se lembra de enviar mensagens de si para si mesmo? Deve ser tão raro que deve ser boa ideia.
Basta uma configuração rápida do SPF. Pede à empresa que faz a gestão do alojamento