PplWare Mobile

Comboios: Serviço Intercidades tem boa qualidade da rede móvel, mas…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Fusion says:

    Claramente estes senhores que fizeram este estudo ou estão a mentir ou dizem isto com outros motivos por trás.

    Tentem fazer a linha da beira baixa, Guarda -> Lisboa e depois digam-me se têm internet ou rede.

    Alguém que já tenha feito este percurso concordará comigo.

    • Bruno says:

      +1 Concordo a 100%
      Já fiz Lisboa – Guarda e Lisboa – Faro

      Em ambos os casos internet é para esquecer. Ou temos 3G ou o típico “E” e em ambos os casos é tão lento que não é possível abrir nada

    • Manuel da Rocha says:

      Na zona da Covilhã – Castelo Branco, a rede é super instável. Como mal há aldeias e estradas principais, a cobertura é muito fraca.
      Fiz a viagem há 3 semanas atrás. O serviço de web “oferecido pela CP”, não funciona fora das zonas urbanas. Restava o cartão de 4G que tenho. Uma coisa que foi funcionado era quando se ligava por 3G a ligação aguentava muito mais tempo. Creio que foi perto do Fundão que o telemóvel (MEO) pensou que estava em Espanha, pois adoptou a Orange em roaming.

    • Pipoca says:

      Concordo, ainda esta semana fui na CP até à Web Summit e grande parte do trajeto não tem rede de telemovel. Nem o Intercidades tem Wi-fi como é prometido na venda do bilhete.

    • Joao Ptt says:

      Provavelmente você é NOS, que é a pior das operadoras no teste.
      Pode ver o teste por si mesmo: https://www.anacom.pt/streaming/anexo3_ReportGlobalCP.pdf?contentId=1732386&field=ATTACHED_FILE

      Eles alegam fazer um teste da perspectiva do utilizador, mas não indicam que equipamento utilizaram para testar a rede, podem ir perfeitamente dentro do comboio com modems especialmente optimizado para cada rede e a utilizar a potência máxima legal… e dessa forma os testes não terem depois comparação com o mundo real.
      Um bom modem, com uma boa antena, e firmware optimizado pode fazer muita diferença mesmo! Sei porque já testei, em locais fixos equipamentos diferentes e mesmo para ligar ao mesmo operador por vezes as diferenças eram enormes em termos de qualidade.

      • Fusion says:

        Não sou NOS, sou MEO.

        E não preciso de ver o teste que eles fizeram, sei por experiencia propria que faço Guarda -> Lisboa bastante vezes e a rede é praticamente inexistente.

        Fazer testes como equipamentos diferentes dos equipamentos das pessoas é quase como dizer que se a minha avô tivesse rodas era um trator.

        Pouco me importa se tem rede com equipamentos todos xptos, eles têm é que garantir que haja rede com os tradicionais equipamentos que as pessoas usam. Não vou andar com modems, routers e antenas para fazer uma viagem para Lisboa.

        • Joao Ptt says:

          A questão é que a Anacom pode ter feito isso, levado o portátil e um modem especialmente optimizado para tirar o máximo proveito da rede.

          Os operadores têm de obedecer a certos parâmetros, se depois o cliente não está a usar o equipamento mais optimizado para a rede… azar o dele… fica prejudicado e o os operadores podem dizer legalmente que aquela zona até tem uma cobertura aceitável (segundo a Anacom) porque com um bom modem, como umas boas antenas realmente tem.

          E sim, concordo, os operadores deveriam ter a sua rede optimizada para os equipamentos reais dos clientes, mas cada fabricante mete a sua coisa, e variam por vezes bastante na qualidade e optimização… e se a Anacom não exige parâmetros mais exigentes, quem fica a “arder” é o cliente.

    • Honorato says:

      Do Porto até chegar a Lisboa o Wi-Fi do intercidades não funciona nem a vir de Lisboa para o Porto. Só no alfa é que funciona o wifi

  2. Hali says:

    O wifi nos IC é uma miséria.

    • Joao Ptt says:

      A ironia da situação é que a Refer disponibiliza serviços de Internet e utiliza as linhas ferroviárias para passar as fibras-ópticas.
      Em teoria se a Refer disponibilizasse rede 4G ou até mesmo 5G dedicada para a rede ferroviária, a CP poderia ter uma excelente cobertura e serviço. Ou talvez até algum outro tipo de rede sem fios que permita melhores desempenhos dado que só terá de cobrir a zona das linhas férreas para prestar o dito serviço.
      Escusado será de dizer que teria de ser o dinheiro dos impostos a pagar a despesa.

  3. Marco says:

    Basta fazer Porto – Lisboa para perceber que há cerca de 1/4 dos locais sem qualidade alguma.

  4. compro essa também says:

    É a Ana com …

    Naturalmente …

    E a Ana sem ?

    Pois, ninguémquer saber …

    Menos a Ana com …

    🙂

    Bem, o Mai também

    e claro

    obviamente

    o próprio Pai …

    😉

    😀

    HAHAHAHAHAHA !!!

  5. Manuel da Rocha says:

    Nem na A23 a cobertura é perto de 30%. Arrancando da Guarda, ao passar em Adão, entrando na A23, a cobertura da MEO passa de 4G para 3G, ao ponto de passar o Fundão, rede móvel foi-se, fica 1 traço e com várias vezes a aparecer “Sem serviço disponível”.
    Depois de passar Castelo Branco, até à entrada na A1, a cobertura até é boa, em 3G. Depois há ali uma zona que volta o “sem serviço disponível”, que vai do Carregado-Entroncamento até ás proximidade de Alverca, com 1-2 traços ou nada. Assim que se passa Alverca, acho que nunca vi cair dos 4 traços, passando a 4G. Quem tenha 5G diz que é depois de Vila Franca que a cobertura é muito melhor, com zonas sombra que não conseguem usar o telemóvel.

  6. IKAROS says:

    Esqueceram-se do túnel do Rossio, 2600 metros feitos a passo de caracol e sem cobertura nenhuma. Péssimo em caso de algum acidente…

  7. Rui Silva says:

    Como é possivel, nos tempos que correm, com tanta tecnologia disponível, não haver cobertura. Fazendo Porto – Lisboa, na maoria do tempo não há dados moveis. Quanto às chamadas de voz, vão constantemente a baixo.
    Para o preço que pagamos pelas comunicações deveriamos ter um serviço muito melhor, com outra qualidade.

    • Master of Menir says:

      Absolutamente , 100.000% de acordo… uma autêntica miséria em qualquer dos operadores e no século XXI em 300 kms… INACREDITÁVEL

    • zarkbit says:

      Já não é a primeira vez que digo isto.

      O Governo obrigou as operadoras a melhorar as ligações já existentes, quando estas se estavam a preparar para expandir para as zonas de pouca cobertura, isto na altura da implementação do 4G em 2011.

    • Joao Ptt says:

      Os testes da Anacom ( https://www.anacom.pt/streaming/anexo9_ReportGlobalCP.pdf?contentId=1732393&field=ATTACHED_FILE ) parecem indicar que você precisa de arranjar um modem decente para aceder à sua rede móvel… apesar de todas as operadoras terem problemas e estarem longe de perfeitas, deveria ter dados móveis na maior parte do percurso, e ser aceitável a muito bom na maior parte do percurso.
      Parto do princípio que não esgotou os limites impostos pelo seu operador para o seu plano tarifário e que tem um modem que suporta todas as tecnologias disponíveis no seu operador e que o modem está especialmente optimizado para as características da rede do seu operador móvel.

      • Fusion says:

        Bro para de arranjar desculpas para eles! Ninguém precisa de nenhum modem ou outro equipamento, eles simplesmente têm que garantir rede nos telemóveis sem nenhum outro equipamento adicional! Eu pago para ter rede e internet em qualquer lugar

        • Joao Ptt says:

          O cliente que utiliza o smartphone/ tablet e certos modems móveis, raramente ou nunca utiliza o aparelho mais optimizado para tirar o melhor partido das características da rede do operador… e depois queixa-se porque realmente pensa que aquilo tem de funcionar bem no seu aparelho, porque se comprou aquilo então tem de funcionar ao máximo… mesmo que tecnicamente seja impossível tal… por exemplo: precisaria antenaS exteriorES optimizadaS para aproveitar o sinal rádio de forma mais optimizada, talvez precisasse de ter mais potência de transmissão, talvez precise de um processador interno capaz de processar a informação, etc.

          Você paga para ter acesso à rede, depois a qualidade depende do local, meteorologia, de quantas pessoas estão ligadas ao mesmo equipamento do operador que o seu aparelho, daquilo que o seu dispositivo é realmente capaz tecnicamente, etc.

      • ifm says:

        De onde desencantaram este Joao PT???

        Fala que as pessoas não tem equipamentos decentes, aposto que a maioria dos queixosos tem um iphone, um portatil normal/moderno.

        Este agora diz que temos de comprar um modem com antenas de 2m para ter acesso decente a rede??
        Mas isso tem algum cabimento??
        Parece o escandalo da VW, que os carros tinham um comportamento diferente em banco de ensaio que no dia a dia.

        Se andar com a a parabolica da starlink tambem devo ter cobertura em todo o lugar. LOL

        Aposto que o trabalho deste é ecnher os bolsos, a fazer estudos pagos, para ter bons resuldados, aqueles estudos inuteis.

  8. Afonso Medeiros says:

    Utilizo diariamente os comboios urbanos de Lisboa (Linha de Azambuja), nas minhas deslocações casa – trabalho, e verifico que falta incluir aí o troço Bobadela – Santa Iria, onde, fazer chamadas e enviar SMS, ok, o problema, é na utilização de Internet por dados móveis, aí verifica-se grande instabilidade.
    Por outro lado, nas minhas viagens de longo curso, consegui utilizar melhor a Internet do Alfa Pendular, em comparação com os Intercidades, onde falha mais.

  9. czarito says:

    Utilizei os serviços da CP no fim de semana passado (Porto – Lisboa) e a conclusão que tirei foi: a) é anunciado Wi-Fi no comboio, mas nem vê-lo; b) fazer chamadas telefónicas é lotaria, pois existem zonas do trajeto onde a chamada vai constantemente abaixo, ou então a rede desaparece; c) descarrega uns filmes/séries para a tablet ou portátil, ou leva um livro, senão morre-se de tédio (e adicionalmente fica-se como rabo dorido devido ao conforto dos bancos).

    • Joao Ptt says:

      Mas a CP só promete Wi-Fi no Alfapendular e no Intercidades… mas não garante que vá ter Internet nesse Wi-Fi, porque isso depende do(s) operador(es) que utiliza.

      A CP até pode melhorar o Wi-Fi, mas mesmo que também instale o melhor modem e antena exterior do mercado, continuará dependente do(s) operador(es) ter(em) um bom sinal e ter(em) capacidade de transportar a informação.

    • Honorato says:

      A partir de Coimbra começa a falhar a rede. E o Wi-Fi do intercidades e só logo porque Internet tá sempre sem serviço

  10. Luis Henrique Silva says:

    Esqueçam, internet nos intercidades mesmo usando a nossa rede móvel em muitos sitios tem pouco ou nada….

  11. João Rocha says:

    O WIFI nos Alfa é uma vergonha!!

  12. m says:

    se olharem para os troços que o estudo refere na linha Lisboa Faro como tendo má qualidade é quase a linha toda, é lamentável o serviço de internet prestado pela cp. além demais é lamentável a cobertura dos diversos operadores sobre a linha do sul, já para não falar na qualidade dos comboios e nos horários dos mesmos.

  13. Rui says:

    O resultado destes testes é falso!
    Eu uso muitas vezes a linha Porto-Lisboa e as falhas de rede são constantes e se ate se consegue começar uma chamada um minuto depois acaba por cair. E não não é a passar em túneis, que ai até dou um desconto.
    Por isso ANACOM, não tentem atirar areia para os olhos das pessoas, basta ser um utilizador para perceber que estes dados são falsos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.