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Cibersegurança: Falta de competências contribuiu para 80% das tentativas de ataques

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Saldanha says:

    Nestas questões, obviamente o maior perigo está sempre à frente do ecrã.

  2. Vasco says:

    Falta de competências sim, sobretudo por parte de alguns gestores de IT. já não estamos no início do século e actualmente o utilizador pode ser literalmente impossibilitado de fazer asneiras. Nem quer precisa de saber qual é o seu username e password para efectuar login num sistema. Nem sequer precisa de ter acesso a portas USB ou a discos locais para poder trabalhar na perfeição. Nem sequer precisa de se preocupar com o backup dos seus documentos pessoais e muito menos consegue extrair essa informação da empresa para terceiros dispositivos se o sistema estiver bem concebido e implementar normas de segurança a sério. E abrir anexos de email? Os protocolos de email não foram sequer concebidos originalmente para enviar enviar e receber ficheiros e existem imensas alternativas seguras para executar e abrir os anexos relaccionados com mensagens corporativas de modo a garantir a segurança. Refiro-me ao mundo corporativo, claro, onde abundam cromos que não estão para se incomodar demasiado e gestores de TI que de verdadeiros gestores só possuem o titulo no cartão de visita. São normalmente aqueles que culpam o utilizador das suas próprias insuficiências e desinteresse, atirando para cima deles todas as culpas. Não meus Senhores, a culpa não é dos utilizadores que nos pagam o ordenado. A culpa, é do mau desenho dos sistemas de informação no seu todo, começando no ponto de vista aplicacional, passando por decisões tecnologicamente desfazadas das necessidades é terminando na incompetência do pessoal de TI, que também é mal chefiado.

    • LA says:

      Um iluminado.

      • Jane Doe says:

        Aqui só se vê desperdício de talentos… Tanto especialista a trabalhar na área e não conseguem a chegar às soluções milagrosas que este pessoal descortina. Não só nesta área, mas em todas as que vão sendo noticiadas.

      • Hugo says:

        Este deve ser daqueles que bloqueia tudo na pfsense e fica à espera que caia os tickets de suporte

    • Hugo says:

      Diz-me lá onde trabalhas e o teu cargo, e aquilo que já contribuíste para o bom estruturamento e funcionamento de todo o sistema e rede informática. Porque se quiseres também começo aqui a debitar todas as boas práticas e conhecimento que aprendi ao longo do meu percurso académico e faço-me passar por grande entendido na matéria. Complicado é, num grupo de mais 30 empresas, com um parque informático com mais de 3000 funcionários, com o grupo a crescer a cada semana que passa, com pessoas novas a entrar e sair, tratar de toda a parte de suporte, administração e segurança, enquanto em produção, quando somos 3 numa equipa de TI, chefe e 2 funcionários. Um pequeno exemplo de que o problema não se baseia apenas na competência dos TI, mas sim muitas vezes na disposição que existe para investir no departamento.

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