Chegou o Scratch 3.0! É hora de aprender a programar
Atualmente existem milhares de linguagens de programação que nos permitem desenvolver os mais diversos projetos. No entanto, uma das que mais se tem falado é o Scratch por ser uma linguagem de programação muito simples e direcionada para quem quiser entrar no mundo da programação.
Vamos conhecer as novidades do novo Scratch 3.0.
O Scratch é uma das linguagens de programação por blocos mais populares do mundo. Foi criada no MIT (Massachusetts Institute of Technology) e é sem dúvida uma das linguagens de programação ideal dar os primeiros passos na criação de aplicações, jogos, animações, etc, de uma forma muito simples e divertida.
Recentemente foi lançada a versão 3.0 desta Linguagem de programação por blocos que inclui novas funcionalidades das quais se destacam:
- Novos Sprites
- Novos backgrounds
- Novos sons
- Nova biblioteca de extensões permite adicionar novos conjuntos de blocos que se ligam a serviços de hardware e software
- Saber mais aqui.
Quem pretender pode experimentar a nova versão do editor aqui.
Esta é sem dúvida uma fantástica ferramenta para quem pretender aprender sobre a lógica da programação. Na internet existem vários tutoriais e temos também no Pplware um artigo de introdução a esta plataforma (ver link seguinte).
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O ensino de programação peca, no meu entender, por uma falha grave. Antes de aprender qualquer linguagem de programação os alunos deviam aprender o conceito de algoritmo e a escrever algoritmos através de Pseudocódigo para uma variedade de problemas matemáticos. Assim, quando chegasse o momento de aprender uma linguagem de programação pela primeira vez o foco estava na linguagem de programação e não em tentar perceber a linguagem de programação&algoritmo. O ensino de algoritmos devia ser introduzido nas aulas de matemática desde cedo, para que se “entranhasse” de forma natural. Saber criar algoritmos é não só útil para futuros programadores como para os problemas do dia a dia…ensina a pensar de forma lógica e a criar soluções para problemas. Sobre o Scratch 3.0 é engraçado!
Qnts anos tu tens?
Obrigado Luís!
+1 totalmente de acordo… Antes de começar a programar, tive conceitos de algoritimia e como tudo funciona na pratica, foram N de aulas até passar ao JAVA e HTML em Bloco de notas. Claro que uma casa não se faz sem a base…. Mas hoje em dia o que querem é que as crianças já saibam programar desde a primaria e acho isso um absurdo. Hoje em dia a programação é por objectos, mas também é preciso saber em que consiste.
Cara concordo com você menos em um ponto, em pseudocódigo, porque você usar portugol por exemplo te mata depois na linguagem que você irá aprender como C, C++, Python que são totalmente em inglês, estudar pseudo linguagens podem acabar dificultando nesse aspecto pois as pessoas não se familiarizarem com o inglês, claro que nem todo mundo é assim mas muitos profissionais desaconselham isso!
Eu uso o Scratch há muito tempo e, para ser sincero, prefiro a versão 2.0. Eu acho que é mais simples para programar. Mas eu adorei os novos sons!
Eu uso o Scratch há muito tempo e, para ser sincero, prefiro a versão 2.0. Eu acho que é mais simples para programar. Mas eu adorei os novos sons!
Se alguém poder ajudar: No Scratch 3.0 onde encontro as opções de estilo de rotação …Por exemplo: anda 10 passos -> se estiveres a bater na borda, ressalta -> a minha dúvida é onde altero a rotação para o carro (por exemplo) para não voltar de pernas para o ar!! Isto porque no Scratch 2.0 clicava no (i) no ator e alterava o estilo de rotação!!
E como instalar essa nova versão no Lubuntu…? 😉
É possível. Como não há a versão oficial e à unha é compplicado, aqui vai a versão fácil: https://scratux.org/
Extensão para programar arduino e esp8266:
https://mryslab.github.io/s3-extend/#esp-8266/#5-getting-the-micropython-files-to-install-on-to-the-esp-8266
https://github.com/MrYsLab/s3-extend
Alguém sabe como copio código entre dois ficheiros do Scratch 3.0?
Obrigada
110