Chave Móvel Digital: Saiba como Desbloquear ou alterar o PIN
Com a Chave Móvel Digital (CMD) pode aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais, utilizando apenas o telemóvel, o PIN da Chave Móvel Digital e um código de segurança temporário. Saiba como desbloquear ou recuperar o PIN da Chave Móvel Digital.
Se a Chave Móvel Digital (CMD) ficar bloqueada, pode desbloqueá-la na área reservada deste portal. Vai precisar de iniciar sessão (login), autenticando-se com Cartão de Cidadão e leitor de cartões smartcard.
Em alternativa, pode dirigir-se a um Espaço Cidadão para desbloquear a CMD.
Esqueceu-se o PIN da Chave Móvel Digital? Pode mudar com o Cartão de Cidadão
Se tiver Cartão de Cidadão, pode simplesmente ativar uma nova CMD:
- na aplicação móvel Autenticação.gov (por biometria)
- por videochamada (por biometria)
- na área reservada deste portal. Neste caso tem de cancelar a CMD atual para ativar uma nova.
Se preferir recuperar o código PIN da CMD, caso se tenha esquecido, dirija-se a um Espaço Cidadão e peça um novo código PIN.
Se esqueceu o PIN de assinatura digital da CMD ou se bloqueou a função de assinatura digital da CMD, pode reativar a assinatura digital da CMD na área reservada deste portal.
Alterar o PIN e outros dados da Chave Móvel Digital
É possível alterar, a qualquer momento, o número de telemóvel, e-mail, PIN de autenticação e PIN de assinatura digital associados à sua CMD. Estas alterações podem ser feitas online na área reservada deste portal, ou num Espaço Cidadão.
Não é possível, no entanto, alterar o nome da pessoa titular da CMD nem o tipo de documento que usou para ativar a CMD.
- Se alterou o seu nome (por exemplo, depois de casar) deverá ativar uma nova CMD usando o documento de identificação já com o nome atualizado.
- Se ativou a CMD com um tipo de documento (por exemplo, cartão de residência) e obteve nacionalidade portuguesa e tem agora Cartão de Cidadão, deverá cancelar a CMD anterior e ativar uma nova, com o Cartão de Cidadão.
Leia também...
Quando dizem “Se a Chave Móvel Digital (CMD) ficar bloqueada, pode desbloqueá-la na área reservada deste portal” estão a referir-se a que portal?
https://www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital
NB: Com o leitor de CC (e respetivos códigos), que custa à volta de 7€. Ao principio a CMD a mim bloqueava com frequência. Com o leitor de CC os problemas desapareceram.
A APP , ou melhor, as apps do governo para o mesmo efeito, desde autenticação gov, como a Id.gov.pt, como ideia, sao boas, mas a implementação, apesar de serem PWA, têm uma lógica com demasiados passos para confirmar tudo, e variáveis vezes repetidos, é demasiado complicado.
E têm prazos em que expiram, é preciso voltar a introduzir códigos que vêm numa carta, etc… Tudo demasiado complicado para o utilizador comum.
Eu guardei os códigos que vêm na carta do CC na app que uso para guardar as passwords.
A segurança tem que prevenir a aselhice do utilizador comum. É aselha e não sabe usar a CMD e outras apps do governo … é mais seguro não usar, dirija-se à repartição pública respetiva.
Se tu fosses tão azelha como eu, serias um avião, e não uma galinha, camarada aves.
Eu estava a falar de UX, que tu sabes lá o que isso é.
Quem desenvolve, seja o que for, se o público alvo é o utilizador comum, não aponta para génios como tu, logo a mecânica do software tem de ser simples, intuitiva, e com o mínimo de pontos de frustração.
Percebeste azelha?
Melhor do que tu – e por isso recomendei o leitor de CC no primeiro comentário … porque a CMD bloqueia quando é mal utilizada – como deve bloquear por razões de segurança. Saber instalar a aplicação autenticaçao.gov e usar o leitor de CC já não é para o utilizador comum. Quem não souber vai à Loja do Cidadão ou à repartição pública respetiva.
Percebeste ó xico esperto?