ChatGPT português pode ter um custo “entre 10 e 20 milhões de euros”
O anúncio de um modelo de inteligência artificial português foi feito em pela WebSummit 2024 pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, mas talvez tenha passado um pouco ao lado da população portuguesa. Segundo uma estimativa, o ChatGPT português pode ter um custo "entre 10 e 20 milhões de euros".
ChatGPT português: 10 a 20 milhões de euros não é um valor disparatado
Arlindo Oliveira, antigo presidente do Instituto Superior Técnico, é um dos nomes portugueses de referência na área da Inteligência Artificial. Em entrevista à RR, o professor referiu algumas vantagens e dificuldades em criar um modelo de linguagem em português, um estilo de ChatGPT.
Arlindo Oliveira referiu que são necessários "vários milhões de euros" para criar um ChatGPT português, ou seja um LLM (Large Language Model, ou modelo de linguagem de grande escala) e adiantou que "uma despesa entre os 10 e os 20 milhões de euros, com a versão em português. “Parece-me ser um valor não muito disparatado”.
Numa nota posterior ao anúncio, ao jornal Público, o executivo de Luís Montenegro revelou que a ideia é, também, reduzir os "sérios riscos" da "dependência de LLM estrangeiros". Luís Montenegro assegurou que o Governo está empenhado em "aproveitar este triângulo virtuoso entre a ciência, o capital, o capital humano e o capital financeiro e o empreendedorismo" através de políticas públicas como a descida dos impostos ou a "guerra à burocracia".
O LLM português será desenvolvido por um consórcio colaborativo de centros de investigação ligados a universidades de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova e Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa), em articulação com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o Centro para a IA Responsável e deverá estar pronto no primeiro trimestre de 2025.
Lavagem de dinheiro
O tachinho tuga no seu melhor…
É de facto, o que mais necessitamos, neste momento. Tristeza…