CellarMarket, o site dedicado aos apreciadores de vinhos
A pensar em todos os apreciadores, coleccionadores e em quem investe em vinho, um grupo de estudantes de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra desenvolveu o projecto CellarMarket.net.
Esta página surge com o intuito de ajudar o utilizador na criação e manutenção de um registo organizado da sua colecção de vinhos e na pesquisa e análise de vinhos em que possa estar interessado.
Este projecto consiste numa página Web onde é possível encontrar informação sobre uma grande variedade de vinhos, licores e até mesmo de outro tipo de bebidas. Aqui, o utilizador poderá encontrar dados como a casta, a região e ano de produção, a pontuação atribuída a cada vinho de acordo com os críticos, gráficos com a evolução do valor comercial e a melhor idade para se beber certos vinhos.
Neste momento, o utilizador pode registar-se nesta página através das redes sociais (Facebook, Google ou Twitter), obtendo assim acesso a funcionalidades como a My Cellar, contudo, a pesquisa e consulta dos vinhos não implica qualquer registo.
A My Cellar consiste na colecção de vinhos que o utilizador possui e onde, facilmente, consegue obter um resumo das variações do valor comercial da sua colecção, bem como, o cálculo do seu valor total actual. Consegue ainda criar uma lista pessoal dos vinhos que deseja comprar ou manter "debaixo de olho".
Esta página promete também manter o utilizador actualizado em relação ao mundo dos vinhos, com "dicas do dia" e alguns artigos ou notícias relacionados.
Até ao momento, o CellarMarket.net já contabiliza mais de 7 000 vinhos de produção nacional, pretendendo, em breve, acrescentar vinhos de outros países. Mais tarde, será possível a venda de vinhos entre utilizadores.
O site criado por este grupo de estudantes da Universidade de Coimbra encontra-se apenas disponível em Inglês, contudo, já está a ser desenvolvida uma versão em português que deverá ser implementada ainda durante o mês de Fevereiro.
Este artigo tem mais de um ano
boa. falta agora o completamento da aplicação para smartphone
E falta colocarem a informação em Português…
Boa tarde
@Manuel, sim prevemos fazer isso ainda durante o mês de fevereiro.
@Alexandre , está nos nossos planos pois a versão mobile do site ainda não está a 100%, e vemos que será mais interessante para os utilizadores uma versão móvel adaptada.
Neste momento o site está em beta, e contamos adicionar mais vinhos e criar uma melhor experiência do utilizador, quer a nível das linguas existentes quer em funções para utilizadores registados.
Gostariamos também de agradecer ao pplware por nos ter ajudado a divulgar aquilo que começou como projecto universitário mas que pretendemos manter como projecto de futuro.
Cumprimentos
Site muito interessante, mas ainda com muito trabalhinho pela frente…. 🙂
@Luís Costa , obrigado pelo apoio e sim tem muito por corrigir e a disponibilidade dos elementos neste momento está reduzido devido a época de exames, findo a qual pretendemos corrigir o que está mal e introduzir novas funções.
Para Android existe o Vivino que é excelente!
Para smartphone já há a Vivino, funciona muito bem
https://play.google.com/store/apps/details?id=vivino.web.app&hl=en
Parece-me interessante por dois motivos:
1 – É sobre vinho o que desde logo é de valor;
2 – É feito cá, em Portugal.
Agora não percebo é porque é que não é lançado em Português de raiz em simultâneo com Inglês, acho que só ficava bem.
Outra questão, é que após uma visita ao site, vejo que pretendem fazer algo que….já existe. Por acaso nunca ouviram falar do Adegga? Por acaso também é português, já tá em funcionamento à um belo tempo e até tem uma comunidade simpática.
De qualquer forma, continuem o bom trabalho.
Obrigado pelo comentário Nuno. Nós já conhecemos o addegga e achamos um projecto bastante interessante e está bastante bem concebido.
Devido à falta de tempo todas as implementações que refere foram pensadas mas ainda não foram implementadas e esperamos poder implementar num futuro próximo pois fazem todo o sentido e tornam a experiência de utilizador mais agradável.
O projecto que apresentamos começou a ser desenvolvido em inicio de Outubro e esta ainda numa versão muito inicial.
Agradecemos as sugestões e tentaremos implementar assim que possível bem como iniciar contacto com outras comunidades e aprender com elas e ter implementações diferentes de outros sites existentes no mercado.
Boa iniciativa,
No entanto penso que para o utilizador ter uma experiencia mais positiva podia ser adicionada mais informação sobre os vinhos. Castas, separação por tipos (Tinto, branco, espumantes etc),ano de produção, informação dos produtores etc.
Continuem o bom trabalho
Hugo
Hugo aquilo que refere faz todo o sentido e a base de dados inicial já prevê essa situação excepto a informação dos produtores que e uma excelente sugestão e é uma questão de implementar. Agradecemos todo o apoio e sugestões pois só assim poderemos fazer o projecto crescer e tornar-se mais agradável para o utilizador.
Também há versão para Windows Phone
Boa Tarde,
acho uma óptima ideia mas realmente a versão em português é essencial e também são necessárias alguns outros updates. Mas para começar é uma óptima ideia. O meu nome é Magnólia e sou estudante do Mestrado Internacional OIV in Wine Management. Estou neste momento a escrever a iniciar a minha tese de mestrado no qual, uma parte seria criar uma app. Tenho algumas ideias. Como posso falar convosco?
Cumprimentos
Bom dia Magnólia, sim teríamos todo o interesse em trocar ideias, podes contactar connosco via facebook através da pagina ou envia mail para info @cellarmarket.net
Boas,
Espero que o projeto evolua e possa concorrer com serviços similares, inovação e novas abordagens ao tema podem fidelizar utilizadores.
A nível de app mobile uso o Vivino (versão iOS), muito bem elabora e completa. Podemos ter a nossa lista de provas, informação detalha, nossas preferências e recomendações baseadas no que já provámos.
Só vejo um problema nesta app, não ter modo offline. Por exemplo, um dia estava num supermercado e queria verificar um vinho que tinha provado e não deu porque estava sem net! Pelo menos a nossa “lista” deveria estar disponível em modo offline.
Parabéns e força no projeto.