Burla no Facebook: Um milhão de euros com falsos empréstimos
Atenção às burlas no Facebook! Os alertas têm sido muitos, mas mesmo assim os "crimes digitais" têm aumentado. A GNR desmantelou recentemente um esquema que burlou centenas de vítimas e cujos proveitos financeiros rondam um milhão de euros.
A investigação teve início na sequência de uma denúncia de burla de concessão de empréstimos pessoais através das redes sociais, que ocorreu em dezembro de 2020.
Plataforma Facebook usada para "chegar" às vítimas...
A GNR desmantelou um grupo que se dedicava a um esquema de burlas através da internet, no Facebook, na Área Metropolitana de Lisboa, Faro e Açores e com as quais conseguiu proveitos financeiros que rondam um milhão de euros.
A GNR revela em comunicado que identificou três homens, com idades entre os 30 e os 40 anos, e uma mulher, de 60 anos. A investigação “permitiu apurar que o modo de atuação do grupo consistia numa abordagem inicial, através do Facebook, com os supostos interessados, solicitando diversas transferências para pagamento de comissões e abertura de processo”, acrescenta a GNR, sublinhando que as vítimas “efetuavam as transferências, mas nunca viam o suposto empréstimo ser-lhe creditado na conta”.
A GNR revela ainda que...
Com este esquema, estima-se que os suspeitos tenham obtido um considerável proveito financeiro, tendo sido enganadas centenas de vítimas. A análise da prova obtida e pelo que foi apurado até ao momento na investigação permite avançar que este grupo tenha obtido proveitos financeiros superiores a um milhão de euros
A operação contou com o reforço da estrutura de investigação criminal do Comando Territorial de Braga, dos Comandos Territoriais de Lisboa e Açores e com a colaboração da Polícia de Segurança Pública (PSP).
As buscas culminaram na apreensão de diverso material de prova, desde documentação bancária a documentos manuscritos com prova de receção e depósitos de valores monetários de diversas proveniências.
Este artigo tem mais de um ano
Não entendo como é possivel alguém acreditar nesse tipo de anúncios.
è certo que muitas pessoas andam desesperadas devido á falta de rendimentos, mas pagarem antecipadamente para terem empréstimos, isso não lembra a ninguém!
Faz lembrar os emails que todos os dias recebo de varias partes do mundo a dizerem que fui escolhido para receber dinheiro de uma conta de um falecido que deixou milhões no banco. (deve ser mesmo sortudo)!!
Há mais de 20 anos que recebo emails destes, isto prova que esse tipo de crime compensa para eles e que ainda não desistiram do método escolhido!
ACORDEM: Ninguém dá nada a ninguém! Se o banco não vos dá empréstimo porque não recebem garantias reais, então também ninguém vos empresta dinheiro apenas pela vossa cor dos olhos….
Ò cambada de tansos! Como é possível ?
Ó todos os dias… ó, até parece que não recebes SMS de muito engodo. Se não funcionasse, isto parava, mas há sempre alguém a cair.
Era interessante saber onde é que os tipos vão buscar os nossos números de telefone. Eu cá tenho uma desconfiança
Não é muito difícil.. 910000000 a 91999999 e o mesmo com os 92, 93, 96, etc…. Depois é só colocar o programa a enviar sms. Todos recebem
Esse programa deve ser mesmo bom, tão bom que as vezes até adivinha os nomes dos donos dos números
Eu também tenho uma desconfiança, mas deveria ser investigado.
Existem várias formas: Quando você concorre a um passatempo, já leu a 400 páginas dos termos do passatempo? Uma das opções que lá aparece é que “o participante aceita que a promotora ceda os seus contactos para publicidade das empresas agregadas à promotora”. O RGPD obriga a que exista o quadradinho de aceitar mas, muitas empresas colocam isso nos termos do passatempo;
Ao subscrever um “cartão cliente” também cede os seus contactos a empresas de marketing que promovam o cartão. Nesses termos podem contactar para oferecer outros serviços (digo-lhe uma que conheço: Continente-Endesa/multicare/wiizink, quem fez o cartão de cliente até Maio de 2019 cedeu os contactos a algumas 100 empresas de marketing);
Ao comprar um cartão pré-carregado para usar no telemóvel, lá nas letras finais que subscreve, a operadora oferece-se para ceder os seus dados para “contactos que permitam marketing directo do interesse do cliente”.
@Há cada gajo
Nao julgues as pessoas por serem inocentes/mal informadas ou estarem tao desesperadas que nao conseguem raciocinar de forma lógica para perceber que se trata de uma burla.
Há vários tipos de scam, nao há muita forma de os combater a nao ser informar as pessoas de que eles existem e ensinar a procurar por determinados sinais que permitem perceber que se trata de uma burla e nao de algo legitimo.
Ensinar, informar é o caminho para que este tipo de coisas acabe ou pelo menos abrande consideravelmente.
Vivo num país que é alvo deste tipo de coisas, desde chamadas telefonicas a fingir ser do governo e que vamos ser presos, até ISP a dizer que devido a problemas na nossa ligacao, é um sem fim.
Sou capaz de identificar este tipo de burlas porque já recebi muitas mas muitas chamadas e estou informado, o que faco é fazer de conta que estou a acreditar e que vou cair na burla, fazendo com que percam o máximo de tempo possivel comigo ao telefone, enquanto isso gravo as chamadas (quando possivel) e coloco as mesmas online para outros poderem ouvir e perceber os sinais.
Quanto mais tempo os mantenho a falar comigo, é menos tempo que eles tem para ligar para alguém que eventualmente vá cair na conversa deles.
Quer dizer tinham um negócio tão rentável e a polícia tinha de ir estragar o mesmo. Malvada pessoa que denunciou esse negócio, em que um só perde e o outro só ganha.
O Facebook não bane os 100 milhões de perfis que lá andam a oferecer estas coisas. Denunciei um apresentando provas que era uma fraude, o FB recusou a banir os 11 perfis que encontrei, por serem “perfis empresariais e as vendas corresponderem ao TOS”, eram destes empréstimos que pediam 100 euros para iniciar o processo e prometiam o valor (referi precisar de 5000 euros) em 5 dias úteis, com juros de 1,6%, anuais, com prazo de 4 anos.
Fiz queixa ás autoridades, infelizmente a gravação telefónica que fiz não tinha validade, as mensagens foram registadas, não sei se estes estarão relacionados.
o tuga não aprende.. foram comidos com o BES ( queram ganhar milhões em juros ) e depois continuam a acreditar nestas tretas da internet… querem ser mais espertos que os outros, que fazem negócios da china… claro que se lixam depois
O mundo está cheio de ingénuos.
Assim vão enriquecendo os incompetentes, vigaristas e corruptos.
Pobre país este.
Quem caíu num truque ridículo destes devia levar 50 chicotadas no lombo que é para abrir a pestana.
Alguém vai emprestar dinheiro sem garantias? Nunca na vida.
Se disser que empresta é porque há algo mais escondido, tipo juros brutais em que depois perde o pouco que ainda tem ou então diz que empresta e não empresta nada e fica com esse adiantamento.
Enfim… aos artistas que fizeram estas coisas, aproveitarem-se do desespero alheio, era 20 anos em trabalhos forçados.
Mas como não sou eu que mando. não lhes vai acontecer nada.
Então se forem das ditas minorias que já são maiorias, isso aí ninguém mexe, é racismo, dizem..
Tinha medo se fosse banqueiro e tu a mandar hehehe
Ser banqueiro não é crime, que eu saiba.
Crime é o comportamento que alguns tiveram e que deveria ser bem punido para desincentivar no futuro que outros pratiquem actos semelhantes…
Nos EUA o Madoff levou 120 anos de prisão e os bens todos arrestados. Aqui o Salgado anda de férias luxuosas e diz que perdeu a memória.
É o país que temos…
Infelizmente, alguns dos que fazem estas burlas já trabalharam com empresas que os fazem e as “garantias” também são mínimas (como a apresentação de 3 recibos de ordenado), daí que muita gente que leva o não do banco e as financiadoras pedem juros de 8%, encontram um perfil online que lhes promete o valor com juros de 2% e a pedirem a mesma documentação, acreditam…