Black Friday foi uma loucura! Compras aumentaram 12%…
A SIBS divulgou um conjunto de indicadores e dados agregados em formato de infografia, de forma clara e factual, e com comparativos com o ano anterior no que diz respeito à Black Friday. Conheça os dados da SIBS.
Como se pode verificar na infografia da SIBS (parte final do artigo), e com base nos dados do SIBS Analytics, o comércio online e os pagamentos MB WAY continuam a ganhar peso nas compras em Portugal. As compras na Black Friday 2023 aumentaram 12% (vs Black Friday 2022) e 14% na Black Week (vs Black Week 2022).
Na Black Friday de 2023, mais de um quinto (24%) do valor gasto pelos portugueses foi em compras online. Um peso que supera em 2 p.p. o valor de compras online registado no ano passado.
SIBS: Pagamento por MB WAY continua a ganhar destaque
Em linha com este crescimento do comércio online, o MB WAY continua a ganhar destaque e a assumir-se cada vez mais como um dos métodos de pagamento preferidos em Portugal. Na Black Friday deste ano, registou-se um crescimento de 63% face a 2022.
Também no que diz respeito às compras físicas, regista-se um crescimento de 68% na utilização do MB WAY como método de pagamento, face ao último ano. A utilização do MB WAY mantém assim a tendência de crescimento pela sua conveniência, simplicidade e segurança.
Valor médio das compras...
No que diz respeito ao valor médio das compras, verifica-se uma diminuição de 4% face ao período homólogo, passando de 40,4 euros (em 2022) para 39 euros (em 2023). Apesar da diminuição do ticket médio de compra, continua a verificar-se um aumento do valor gasto neste período face ao restante mês de novembro de 2023 (+14%).
Nos últimos anos, os consumidores têm vindo a dispersar a decisão de compra pelos vários dias de Black Week (entre 20 e 25 de novembro), acompanhando as campanhas comerciais relacionadas com este período. Neste contexto, durante a Black Week, verificou-se um aumento de 14% no valor de compras totais face a 2022. Em linha com esta evolução, a variação em euros do total de compras na Black Friday também registou um aumento de 12% face a 2022.
Tipologia de produtos...
Quanto à tipologia de produtos e serviços adquiridos na Black Friday, os maiores crescimentos continuam a verificar-se nas categorias de “Moda e Acessórios” (+167% face à média diária do mês de novembro), “Beleza Cosméticos e Perfumes” (+143%), “Material Desportivo e Recreativo” (+85%).
A inflação agradece. Estas maluquices são ótimas para fazer pressão e aumentar a inflação.
Têm de me dizer onde foram fazer compras porque as promoções de black friday / cyber Monday que vi tinham os mesmos valores de outras promoções que existiram todo o ano.
Pois, tu viste isso, mas muitos não olham a nada e levam tudo.
Ia comentar mesmo isso. Nao entendo como é que os precos sao super inflacionados, nao faltam noticias na televisao a informar para ter cuidado, e o consumidor é burro o suficiente para continuar a comprar artigos em lojas que aumentam os precos dos produtos antes da black friday.
O tuga está mesmo cada vez pior. Nao se comecem a instruir e a ler que nao é preciso.
É acompanhares os preços do que queres comprar, eu fiz isso, mandei vir da net desconto de 10% e portes grátis. Por exemplo comprar TVs, estamos a chegar ao fim do ano e as marcas vão mudar os modelos no início do ano, querem também apresentar vendas, é a altura ideal pra comprar, já tive descontos que mesmo 2 anos depois ainda era mais barato.
Automóveis, não é blackfriday mas sim apresentar vendas de fim de ano, descontos 6 ou 8 mil €
?!?!?!!?!?!?!!?
Pergunto-me se o pessoal terá feito um estudo prévio dos produtos que compraram. Tinha vários produtos em espera para o Black Friday e apenas um estava mais barato que nos últimos 6 meses e estava apena 1 cêntimo mais barato (ridículo). Todos os outros produtos estavam não só mais caros do que estiveram nos últimos 6 meses como inclusive aumentaram face ao último mês. Pior Black Friday de sempre. Só é enganado quem quer…
Ninguém faz estudo algum. Compram todos por impulso. Todos, não. Mas a maioria. Gostam de ser enganados.
Só vi black friday no pré black friday da Worten, em que faziam desconto directo do IVA e sem talões e talõeszinhos. Comprei uma TV nesta promoção o ano passado e quando chegou a black friday propriamente dita, não houve promoção que chegasse aos calcanhares do preço que paguei na altura. Mas lá está, é preciso saber o preço das coisas e ver o que é promoção e não é e não se deixar ir em publicidade agressiva minuto a minuto na televisão.
Black friday de verdade acho que é só nos Estados Unidos. Nos demais lugares é evidente a “metade do dobro”, com raras exceções.
Não vi nada que estivesse realmente mais barato do que já é habitual, bem pelo contrário, houve produtos que até aumentaram o preço. Não percebo tanta euforia.
Comprei numa loja física um smartwatch 100€ mais barato. Hoje voltou ao preço antigo.
So nos Estados Unidos existe black friday fazem descontos de 100%, mas por lá é black week, é qualquer dia do ano.
Não contribui para isso! Comigo é para controlar a inflação!
Eu não gastei um cêntimo
Quer dizer que ainda há mais ignorância! Depois do desconto feito, ainda pagam mais do que o valor dos produtos 🙂
Houve relatos que nos USA as grandes superficies comerciais (Best Buy e afins) estavam às moscas…
Sim precos eram iguais
alguns pontos interessantes..
1- O gasto médio por pessoa ter descido, o que demonstra alguma cautela
2- A tecnologia e eletrónicos não aparecer nos setores mais comprados, quando a verdadeira essência da black friday era nessa área.
3- Custa-me ver a pancada das pessoas a comprar tanto na moda e acessórios, a serem papadas por completo em muitos casos. Seja com artigos com preço inicial injustificável tanto pela matéria prima e fraca confeção, seja por estarem já a comprar tanto neste intervalo. Porque Dia 4 de dezembro começam as promoções de natal e será quase a mesma coisa.
Fica aqui uma dica, só vale apena explorarem a sério uma loja que anuncie “”X” % em toda loja”, aí estão os grandes negócios na moda e acessórios. Produtos selecionados, estarão a ganhar uma percentagem mínima e a comer com artigos de outra coleções ou imperfeitos.