Black Friday 2018? Não caia em esquemas nem seja vítima de malware
Hoje é dia Black Friday e tendo em conta as milhares de ofertas e preços tentadores é natural que ocorra um aumento percentual de compras on-line como sucede todos os anos. Por outro lado, isso significa uma oportunidade de ouro para quem vive de esquemas e está ansioso por deitar a mão ao seu cartão de crédito ou aos seus dados bancários.
Hoje deixamos alguns alertas para que não caia em esquemas.
Atualize a sua máquina de compras
Assim como trata do seu carro antes de fazer uma longa viagem, o seu computador necessita de alguma atenção antes de fazer as suas compras on-line. Dê-lhe ainda mais proteção ao fazer a atualização do seu browser, sistema operativo e antivírus.
Tenha proteção nos seus pagamentos
A Proteção de Atividade bancária e Pagamento é uma camada adicional de proteção com o objetivo de proteger os dados durante transações online. Antivirus como o ESET Smart Security ou o ESET Internet Security permitem pré-definir um conjunto de sites que vão acionar a abertura de um “navegador protegido”. É possível adicionar um site ou editar a lista de sites na configuração do produto.
Compra em diversos sites? Utilize diferentes palavras-passe
No início deste ano, quatro em cada cinco utilizadores admitiram que as suas contas em sites foram utilizadas indevidamente. Se utiliza diversos sites para fazer compras não utilize a mesma palavra-passe. Assim, se os dados de acesso a um determinado site caírem nas mãos de um cibercriminoso, as outras contas não estarão comprometidas.
Desconfie de ofertas muito generosas
Se é bom demais para ser verdade, então provavelmente é. Apesar destes negócios parecem muito tentadores, é sempre mais seguro evitar promoções que envolvam os mais recentes produtos, a preços inacreditáveis. Em caso de dúvida, poderá sempre utilizar o Google para procurar pela opinião de outros utilizadores.
Certifique-se que está seguro
Quando está a fazer uma encomenda num site verifique que está perante uma ligação segura SSL. Se estiver, o endereço que surge no seu browser deverá ser precedido de HTTPS ao invés de apenas HTTP. É mais fácil fazer estas verificações num PC, do que num browser que esteja a ser executado num tablet ou num smartphone. Ao utilizar SSL as ligações são encriptadas entre o seu computador e o site de destino de modo que as informações não possam ser intercetadas por terceiros.
Pense antes de agir
Observe com atenção ofertas de última hora que chegam de forma não solicitada ao seu correio eletrónico. Se considera que o negócio é real, abra o browser e escreva o nome do site manualmente ao invés de dar um clique no seu e-mail.
Atenção aos hotspots
Não confie em qualquer rede sem fios que esteja disponível. Preferencialmente deverá utilizar sempre as redes seguras e que pertençam aos operadores nacionais. É que através de uma rede WiFi falsa é possível aos cibercriminosos acederem a tudo o que é transmitido sem fios, entre o seu computador e o site ou serviço de destino.
Não Utilize o cartão de crédito
Se for vítima de um esquema e quiser recuperar o seu dinheiro terá mais sorte do que se utilizar um cartão de débito. Crie, por exemplo, um cartão virtual de pagamentos.
Pedem-lhe muitas informações? Cuidado!
Algum malware tem a capacidade de adicionar questões a formulários que utiliza on-line, por isso, se um site de compras pedir demasiadas informações relativas à sua compra, abandone de imediato a operação.
Atenção aos questionários que prometem dinheiro
Existem muitos sites legítimos com questionários de satisfação, mas quando surge uma janela prometendo-lhe dinheiro, ou prémios, por responder a inquéritos tão simples como “Utiliza a Internet”? feche-o de imediato. Mais do que isso, nunca introduza o seu número de telemóvel nestes questionários. A maioria destes questionários pretende o seu número para lhe enviar uma mensagem de adesão a determinados serviços. Se confirmar a adesão no seu telemóvel começará a ser debitada uma taxa de, pelo menos, 4 Euros por semana.
Bloqueie os seus dispositivos
Proteja por palavra-passe o seu portátil, tablet e smartphone para que no caso de o perder, estranhos não tenham acesso aos seus dados. Qualquer um destes dispositivos tem um menu que lhe permite ativar as opções de segurança. Escolha uma palavra-chave que não tenha tendência a esquecer, mas evite combinações simplistas como 123456 ou abcd.
Este artigo tem mais de um ano
falta o Não em Utilize o cartão de crédito
remover pf
Seria interessante também fazerem um artigo sobre lojas que fazem promoções de metade do dobro do preço, seja online ou seja em Portugal, fica a dica.
Isso implicaria fazer um artigo sobre quase todas as lojas. Basta ver o exemplo dos hipermercados sempre a subir e descer os preços de 15 em 15 dias.
O principal factor, penso eu, é o facto das pessoas não conhecerem os produtos (nunca precisaram deles e como tal desconhecem os preços praticados) e quando se deparam com “-50%” não sabem avaliar a promoção.
…não há almoços grátis…
Dá uma volta pelo AliExpress e vais ver o que é subir preços (riscados) para depois venderem ao preço normal e, em certos casos, até mais caro.
isso acontece em todo o lado…
basta ir ao continente, eles não tiram a etiqueta velha, metem a nova por cima… ainda no outro dia, estou eu no continente, vejo “cocacola zero preço antigo 1,52 preço novo 1.29 (ou algo do genero) – garrafa 1L”…
vais ver o preço das 1,5L: 1.59€… levantas a etiqueta para descobrir que o preço sempre foi 1.29…
mas por isso é que era interessante apresentar um artigo sobre isso, porque acho que há muita gente desinformada