Banco de Portugal alerta para fraudes online (Veja o Vídeo)
O Banco de Portugal lançou mais um alerta! Com o crescimento dos serviços digitais, é natural que cresçam também as fraudes. A pandemia levou a um crescimento de ameaças e ataques e Portugal não é exceção.
O Banco de Portugal lançou recentemente um vídeo sobre cuidados a ter para prevenir fraudes online.
Banco de Portugal partilha alguns cuidados a ter...
Os canais e os pagamentos digitais estão cada vez mais presentes no dia a dia dos portugueses, em consequência da acelerada digitalização e, sobretudo, da alteração de hábitos motivada pela pandemia de COVID-19.
Embora as plataformas dos prestadores de serviços de pagamento/bancos, como o homebanking e as aplicações móveis (apps), disponham de mecanismos de segurança robustos, é importante que os utilizadores tenham alguns cuidados e estejam atentos a solicitações suspeitas, refere o Banco de Portugal.
Com o objetivo de dar a conhecer esses cuidados, o Banco de Portugal divulgou hoje um vídeo informativo.
O Banco de Portugal recorda que os utilizadores deverão ser especialmente cautelosos perante:
- Mensagens ou telefonemas de origem desconhecida que solicitem informação sensível;
- E-mails com ofertas irrecusáveis;
- Mensagens que informem que determinado serviço está bloqueado e necessita de ser ativado.
O Banco de Portugal alerta ainda que os utilizadores não devem divulgar informação pessoal, credenciais de acesso ao homebanking ou às apps, nem eventuais códigos que o banco envie para o telemóvel. Em regra, o banco/prestador de serviços de pagamento nunca solicitará esse tipo de informação pelo telefone.
Sempre que suspeitar de algo, os utilizadores deverão contactar de imediato o seu banco/prestador de serviços de pagamento, através dos canais a que habitualmente costumam recorrer, e nunca através dos contactos fornecidos através das mensagens ou telefonemas suspeitos.
Este artigo tem mais de um ano
Deve servir de muito… se essas burlas estão cada vez mais na moda, é porque resultam, o que significa que há gente a cair nelas. Essas burlas por SMS de encomendas paradas é o que há mais por aí, presumo que há muita gente a cair nisso.
Porque nunca uma sociedade teve disponível tanta informação para tantos analfabetos.
O que não falta aí são pessoas com formação superior a cair nessas armadilhas
São analfabetos funcionais diplomados. Nunca estudaram nem sabem o que isso na realidade é. Empinam as coisas e nem sabem o que fazem. Analfabetos.
É por isso que são importantes as campanhas de informação como esta.
Ainda hoje,recebi uma dessas mensagens com uma suposta encomenda que estaria na alfandega.Respondi com um vai-te f****.