balenaEtcher: Crie Pens USB de arranque em qualquer Sistema Operativo
Hoje em dia o que não falta por aí são ferramentas que nos simplificam alguns processos que, anteriormente, eram, de certa forma, complexos. Os CDs/DVDs já fazem parte da história da área do armazenamento de dados e os dispositivos USB de armazenamento são agora os preferidos.
Para quem procura uma ferramenta para criar Pens USB de arranque em qualquer sistema operativo hoje a nossa sugestão vai para o balenaEtcher.
balenaEtcher é opensource e funciona em qualquer sistema
Tal como o Rufus, o balenaEtcher (anteriormente conhecido como Etcher) é uma ferramenta que permite criar, de uma forma muito simples, Pens USB/cartões de memória de arranque, com os mais diversos sistemas operativos.
Esta ferramenta é opensource e está disponível para Linux, Mac e Windows. Para usar o balenaEtcher é tão simples como selecionar a imagem, indicar qual a drive e depois flash!
Resumo das principais características do balenaEtcher
- Validação das imagens e processo de gravação
- Interface simples e fácil de usar
- Opensource
- Cross Platform
- Rápido
No caso da versão para Linux, destaque para o facto de usar o sistema AppImage, que simplifica o processo de instalação do Linux.
Este artigo tem mais de um ano
Bom para o Windows mas a maior parte das distros Linux já trazem uma app nativa para criar pens de arranque.
Mas a moda agora é instalar “apps” para tudo, inclusive para coisas que já se tem “apps”.
É o novo moderno, portanto não se espante Samuel.
Tenho usado há algum tempo o Ventoy, funciona bem é só criar a pendrive com o aplicativo e transferir o ISOs, para mesma serve para Windows Linux etc.
Yup, TOP
Ventoy é do melhor. Arranque legacy e uefi.
É mesmo, com o Ventoy tudo o resto deixa de fazer sentido. Como este balenatcher!
AppImage não simplifica o processo de instalação em Linux, antes pelo contrário…
Além disso, trata-se de uma solução para um problema que só existe se o utilizador for completamente ignorante, ou irresponsável… E mesmo assim é uma solução que comporta bem mais problemas do que aqueles que pretensamente resolve…
Além dos problemas de lentidão das aplicações, excesso de utilização de memória RAM, ocupação de demasiado espaço de armazenamento, conflitos de dependências, etc, trata-se de uma “solução” que passa pelo uso de repositórios externos, com tudo o que isso implica de quebra de segurança e de comprometimento, muitas vezes irreversível, do sistema de gestão de pacotes…
+1
Avisem quando o Etcher conseguir criar pens de arranque com o windows.
Nos últimos 4 anos e das poucas vezes que necessitei foi esta que usei e não quero outra, fácil, intuitiva, e rápida.