Autárquicas 2021: Conheça todos os resultados neste site
Depois de muitos dias de campanha chegou finalmente a "noite" eleitoral. Portugal assistiu a algumas surpresas, especialmente em Lisboa, mas o PS continua a ser o maior partido autárquico nacional (maior número de câmaras).
Para quem pretender saber todos os resultados das autárquicas 2021 dos municípios e freguesias, basta que aceda ao site que sugerimos hoje.
A noite foi longa e só de madrugada é que souberam alguns números importantes. O PS perdeu algumas câmaras importante, mas manteve-se como o partido mais votado. Carlos Moedas, em Lisboa, foi um improvável vencedor. António Costa, secretário-geral do PS e primeiro-ministro, desvalorizou as derrotas do PS, tendo atribuído o cenário à própria natureza de um acto eleitoral, sublinhando que o PS era ainda o maior partido a nível autárquico.
Autárquicas 2021: Conheça os dados do seu município ou freguesia
Apesar de ainda ontem se saber quem ganhou e onde, há sites que nos dão detalhes de todo o que aconteceu. Percentagens, nº de mandatos, taxa de abstenção, nº de deputados eleitos para as Assembleias Municipais e de freguesia, etc.
No site do MAI é possível consultar toda essa informação de uma forma rápida e muito intuitiva.
Dentro do portal é possível ver a informação através de gráficos, ou através de simples tabelas. São apresentados o número de votos, percentagem
Como referido, além dos resultados globais, é possível obter informação por cada município e por cada freguesia. Para isso basta selecionar o Distrito/Concelho e Freguesia. Do lado direito irá aparecer os dados e o número de mandatos atribuídos (isto para a Câmara). Se selecionarmos o separador Assembleia Municipal iremos ter informação sobre o número de mandatos.
Outra funcionalidade interessante deste portal é o facto de permitir comparar os resultados de ontem com resultados de 2011 e 2013.
Este artigo tem mais de um ano
Felizmente começamos a ver a morte há muito anunciada do PC.
Não digas isso, á autarquias com excelentes presidentes do PCP.
O Chega surpreendeu-me, teve um bom resultado tendo em conta que foi a primeira vez de foi a votos nas autárquicas e os representantes eram totais desconhecidos, muitos enm sabiam o que estavam a fazer.
Vai prometer nas legislativas.
Quanto ao PCP, bom….é ver a margem sul e o degredo que aquilo se tornou sob alçada dos comunistas. Já em Évora e Beja têm feito um bom trabalho.
Nas autarquias o que vale é a pessoa, não o partido que representa.
“Em Évora têm feito um bom trabalho”
Longe disso, muito longe.
Compara Évora ás restantes capitais de distrito alentejanas.
Há sempre o problema “não podemos dizer o nome”, mas isso é mal do alentejo todo.
E comparo. Comparo também aos concelhos vizinhos, e Évora está bem pior, uma miséria, quem é de cá sabe bem disso. Não foi por acaso que a CDU teve uma queda enorme na votação.
Parece-me que é mais o BE que está a ir pelo cano.
BE sempre foi mediocre nas autarquicas, só em legislativas e presidenciais têm alguma expressão.
Já o PC sempre teve uma expressão muito grande, principalmente sul do tejo e alentejo, felizmente isso está a acabar.
O BE original de louçã morreu. O que ficou foi um bando de pessoas fascistas (que gostam de chamar aos outros aquilo que são) que não toleram opiniões diferentes , liberdade de expressão e defendem libertinagem.
Querem viver á custa de quem se esforça e dar o pouco que há a “forasteiros” ignorando completamente quem deu muito a portugal e hoje passa necessiades. Demostram uma falta de respeito pelos idosos portugueses de revoltar as entranhas.
Quanto mais depressa este partido morrer melhor que é uma péssima influência para os mais novos, aproveitando-se das suas mentes ainda muito permiáveis e influenciáveis.
Porque é que acha que nasceu o Chega? Tinha de nascer algo que contrabalançasse a extrema esquerda do BE!
Porque é que o BE só tem nas suas fileiras pessoas das 2 grandes metrópoles interceptado com funcionários públicos que recebem sempre no dia 21?
Não vê empresários no BE, nem muita gente de fora de Lisboa e Porto, porque o discurso é todo ele contra quem mora fora das grandes cidades (querem transportes de borla em empresas que todos os contribuintes já pagam os prejuízos, falam de problemas habitacionais….. onde se há falta de gente no interior…….
É no que dá começar a educar as pessoas.
O que é o PC? só me vem à cabela o Pinto da Costa….
Mais uma vez o vencedor da noite foi abstenção (digo isto em tom pejorativo)
Fico com a sensação que a abstenção interessa a todos os partidos. Eles dizem todos que não…. mas ainda não vi ninguém a atacar o problema.
A unica solucao é meter como obrigatorio o voto.
Mas depois vem a questao de ser constituicional ou não
E que tal (apenas uma ideia a discutir) tornar os referendos mais comuns e permitir o voto (apenas online) a quem tenha votado.
É a maneira de não obrigar, mas retirar direitos, tal como aprendemos com o COVID, acho que podiamos aplicar em mais sítios
Porque é um problema “não problema”. um voto nulo/branco não conta.
uma abstenção (posso dizer assim? :D) é um voto para todos…. quantos mais votos, mais mandatos… logo a abstenção, é mais benefica que um voto no adverário e/ou em branco
Não confundes Branco com Nulos.
Voto em Branco é muito mais importante do que as pessoas pensem.
Se toda a abstenção fosse votar em Branco (não satisfeito com nenhum candidato) e o Branco ganha, simplesmente deveria haver novas eleições e os candidatos atuais não podiam se candidatar.
Para os políticos, esta informação deve circular.
Come menos faKebook que isso passa-te
Só há um tipo de voto :
O validamente expresso
É colocar as eleições para sexta feira á tarde com tempo justificado.
Em certas zonas (Amadora, Cacém, etc…) não resolvia de todo já que para boa parte da população é igual ser domingo, sábado, segunda ou sexta.
“abstenção interessa a todos os partidos”
Não diria a todos partidos, mas sim aos dois principais, os votos deles estão sempre garantidos. Se abstenção fosse votar, nem que fosse no pior partido na opinião de cada um, Portugal teria novo rumo.
Concordo
tenho uma boa solução para isto.
vais votar recebes por exemplo mais 50 euros no irs por teres ido votar, não vais votar recebes menos 50 euros no irs por não teres ido votar.
exemplo tens a receber 500 euros de irs, votaste recebes 550, não votaste recebes 450
boa!
É um dever, portanto concordo apenas com a última parte, não cumpres, perdes 50€.
Ganhar por fazer um dever não concordo
O ideal era mesmo poder vender o voto
ahah “vendias-te” por quanto?
medina com melao 🙂
Lisboa ainda foi a tempo, pois os piores concelhos para se viver no distrito de Lisboa são maiorias PS, á muito tempo e já não á nada a fazer.
Mais uma derrota para as sondagens. Começa a ser vergonhoso.
As sondagens portuguesas são manipuladas de maneira a favorecer uns e prejudicar outros. A prova disso são os resultados destas Autárquicas.
O mais incrível é aparecerem sondagens diferentes com vencedores diferentes para os mesmos locais, simplesmente ridículo.
Se calhar (só se calhar) é por isso que as eleições recorrem a sufrágio universal e não a sondagens.
O problema é que os sufrágio é condicionado pelas sondagens.
Verdade, algo de errado se passa (princípalmente na Madeira)
Não é só na Madeira
https://expresso.pt/facebook/2021-08-30-Autarquicas.-Sondagem-da-maioria-absoluta-a-Medina-na-corrida-a-Camara-de-Lisboa-f1b14e59
Infelizmente o vencedor é sempre o mesmo, a “Abstenção”.
Vejo os guerreiros dos teclados sempre a reclamar de tudo mas na altura em que podem fazer algo, ficam quietos em casa, no shopping ou na praia.
Recompensar o voto, na minha opinião, é uma estupidez.
Só o facto de podermos votar e participar em quem nos irá governar nos próximos anos é recompensa o suficiente.
Mas isto é apenas a minha opinião!
No império dos sentados a reclamação vem de todos os lados.
No império dos divisores a falta de programa dá dores.( Dizem que são do crescimento).
No império dos oportunistas os outros é de que são fascistas.
No império dos aliados assinam de cruz documentos na praia sentados.
No império dos roubados ouvem música e bebem até cair para o lado.
No império dos endinheirados tentam fazer dos outros escravos.
No império dos impérios roubam sempre os mais sérios.
No império dos vendidos trabalham nos offshores porque é permitido ( a alguns ).
No império dos trabalhadores e reformados a luta continua por todos os lados.
No império da ignorância todos querem uma qualquer mudança ( seja lá a que for ).
No império do poder querem da teta do Estado se abastecer.
No império dos incoerentes mandam olhar ao que é dito e não ao que fazem.
No império dos passados tentam voltar a fazer o que fizeram em tempos passados.
Vamos lá continuar a trabalhar. Talvez apareça o império que dignifique quem o faz…
Saudinha !
Claro que votar devia ser obrigatório, desde que, os bébés saem da maternidade com numero de contribuinte. Somos obrigados a pagar impostos diretor e indiretos e não somos obrigados a votar??? é ridiculo sendo um acto de cidadania tão importante como pagar impostos!!!!
Eu concordaria com essa obrigatoriedade se os politicos fossem responsabilizados pelas promessas que fazem as pessoas e nao as cumprem. Ainda me recordo de ter visto o Antonio Costa dizer que ia resolver o problema da corrupcao. E ate hoje nem uma palha. So para burros. Utopia nas eleicoes vai existir sempre. Nada muda so entram pessoas diferentes para os mesmos partidos, so para dar um ar fresco ao partido mas na realidade aplicam as mesmas solucoes e obviamente que os resultados serao sempre os mesmos. Ja dizia Einsten!!
Claro que a abstenção dá jeito aos partido e quanto maiores mais jeito dá é estudar melhor o método de Hont alterado em Portugal e perceber não vou explicar por aqui.
apenas para começarem se quiserem:
https://www.cne.pt/content/metodo-de-hondt
entre outros:
https://ajologoexisto.wordpress.com/2015/09/29/a-abstencao-beneficia-os-grandes-partidos-vote/
para acabar
https://www.jornaltornado.pt/o-que-diz-o-direito-sobre-abstencao-votos-nulos-e-em-branco/
Portugal essa republica democrática oligárquica desgovernada por minorias que nem são de elite, como quase todo o mundo.
Portugal, e o seu percurso até ao abismo 😉