Atenção à entrega da declaração do IRS! Não deixe para o fim…
Como portugueses que somos, é normal deixar para os últimos dias ou horas a entrega da declaração do IRS! Mas é melhor não esperar mais porque ainda há cerca de meio milhão de portugueses que ainda não submeteu a sua declaração.
IRS: Ainda faltam cerca de meio milhão de portugueses
O prazo para entrega do IRS termina já no próximo domingo, dia 30 de junho. Segundo o Portal das Finanças, até ao passado domingo foram entregues cerca de 5,6 milhões de declarações. Com tantos utilizadores que ainda não entregaram a sua declaração, é normal que o sistema possa "entupir" nos últimos dias.
De acordo com informações recentes, o Fisco está a demorar cerca de 22 dias a pagar reembolsos. No Portal é possível consultar o estado. Sabe-se também que cada contribuinte recebe, em média, 965 euros.
Nos casos em que a AT deteta "situações irregulares" na declaração, os contribuintes podem resolver essas divergências no portal das Finanças, "evitando a deslocação aos serviços de Finanças".
Caso os contribuintes tenham algum tipo de problema na entrega da declaração, podem sempre aceder ao e-balcão ou dirigir-se ao Centro de Atendimento Telefónico da AT (217 206 707).
O IRS é o imposto sobre o rendimento das pessoas singulares. Incide sobre todos os tipos de rendimentos auferidos por indivíduos residentes em território nacional e ainda pelos rendimentos obtidos em Portugal por não residentes.
Nesta situação até sou dos que submete o IRS no primeiro dia…
22 dias para pagar os reembolsos. Isto é ridículo.
Já nem falo no meu caso, que por ter vendido casa para comprar outra estou à praticamente 3 meses à espera do que a minha declaração seja validada, já nem para falar de quando irei receber o reembolso. Enfim.
provavelmente vais ser auditado, daí a demora
Felizmente que hoje é muito simples para a maioria das pessoas submeter. O sistema informático finalmente atingiu um certo nível de maturação. Há uns anos atrás era um filme de terror e suspense! x)
A versão de Java?