Autoridade Tributária: Plataforma para submeter o IRS está com problemas
A entrega do IRS começa hoje e prolonga-se, pela primeira vez, até ao próximo dia 30 de junho. Segundo informações, o prazo de reembolso pode rondar os 11 dias e nesse sentido são muitos os contribuintes que pretendem submeter a sua declaração o mais rápido possível.
No entanto, fruto do elevado número de acessos, a plataforma da Autoridade Tributária não está a aguentar.
Problemas na plataforma da Autoridade Tributária (AT) não são propriamente uma novidade. Com o início do prazo de entrega do IRS referente a 2018, a plataforma tem mostrado que não aguenta tantos acessos, apesar da AT descartar que se trata de um colapso da plataforma.
De acordo com o que o Pplware experimentou, as dificuldades começam logo na fase da autenticação, com o utilizador a ter de esperar mais que o normal.
Em algumas situações os utilizadores recebem um timeout ao nível da ligação,
Calma! Se entregar já não significa que vai ser dos primeiros a receber
É importante referir que caso consiga entregar a sua declaração esta semana, não é garantido que seja dos primeiros a receber. Em declarações à TSF, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, demonstra que "as pessoas que entregarem na segunda semana terão o reembolso ao mesmo tempo das pessoas que entregarem na primeira semana".
Segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, "todos os anos, o formulário do IRS tem alterações e essas alterações entram em velocidade de cruzeiro já em ambiente real. Por isso, é normal que o sistema esteja a funcionar melhor e na sua plenitude a partir da segunda ou da terceira semana, e é a partir dessa altura, apesar de termos mais acessos, que o sistema está a responder mais rápido e os reembolsos são mais rápidos o que faz com que o prazo médio desça".
Ainda segundo António Mendonça Mendes, "o prazo médio do reembolso no IRS automático andou nos 11 dias e é essa expectativa que temos. Manter os padrões e os índices". No caso de não optar pelo IRS automático, o reembolso só deverá acontecer no prazo de 16 dias.
Já conseguiu submeter a sua declaração de IRS?
Este artigo tem mais de um ano
Trabalho na Suica mas vivo em Lisboa trabalhando remotamente 3 meses por ano. Acima de salarios de 11500 por mes é preciso declarar alguma coisa em Portugal ou só no pais onde esta sediada a minha entidade trabalhadora? Obrigado
Meu caro,
Acho que há locais bem mais adequados para essa questão, como uma repartição de finanças.
http://www.portaldasfinanças.pt
A sede da sua entidade empregadora não é muito relevante, excepto que ela retiver lá os impostos, aí tem de pedir o comprovativo para entregar cá.
Pelo que refere, tem morada fiscal em Portugal, logo é aqui que deve entregar a sua declaração de rendimentos (morada onde está mais de 181 dias por ano).
E tem de ver se os rendimentos são de categoria A, B, etc…….
O normal de 1º e último dia. O conselho de várias entidades como por exemplo Ordem dos contabilistas, é esperar uns dias até porque por norma a simulação nos primeiros dias vai estar completamente errada.
eu ja enviei ontem sem problemas
Ontem????
Não sei se reparas-te mas estavas ainda fora do período de entrega, 01-04-2019 a 30-06-2019.
Essa entregas por normas são descartadas/ignoradas.
Cá para mim vai ter que reenviar uma segunda declaração.
Nos últimos 6 anos entreguei sempre antes do prazo.. este ano não foi problema.. dia 29 já tinha enviado o IRS!
Aqui igual. Enviada dia 29
Aqui igual.
April Fools day!
April fools day? Pega lá então!
https://i.imgur.com/Oo864n4.png
Fiz a simulação pelas 8 da manhã e funcionava muito bem
bom dia constatei isso mesmo o servidor do site está sempre em baixo, é esperar que volte ao normal, sabiam que o primeiro e ultimo dia é sempre assim podiam tomar medidas para que isto não acontecesse.
Ja tomaram. Alargaram o prazo.
Como no sábado já permitia eu aproveitei para submeter
É melhor verificares se continua submetida. Porque oficialmente só hoje é que abriram as entregas.
Não só não ficou bem submetida como já está em processo de liquidação
*ficou
Não devia. A sua declaração pode ficar pendurada para ser validada! Já aconteceu eu enviar umas horas antes do prazo e ficar quase 1 mês e meio à espera que fosse validada!!!!!
Espere uns dias e submeta à noite, porque os contabilistas durante o dia vão ocupar as ligações com o IRS, IVA, etc
teve azar. Já no ano passado fiz isso e não tive qualquer problema.
por norma e até agora sem problema de nenhuma espécie 3 dia antes dá sem necessidade de submeter outra… este ano se verá mas atendendo aos anteriores no prob..
+1
“Plataforma para submeter o IRS está com problemas”
isto não é novidade, todos os anos é assim.
Nem mais
Software/infraestruturas mal planeadas dá nisto.
Aliás a informática em Portugal não está melhor que o resto do pais.
As coisas que se vêm/sabem :
– Citius Visual Basic 6
https://oficialdejustica.blogs.sapo.pt/ha-um-citius-mau-e-um-citius-bom-411733
– java em Browsers
– plataforma IRS não escalável
– Bancos que não disponibilizam API para obter extractos ou mesmo fazer operações
– sistemas de facturação (exemplo: Primavera) com tecnologias antigas, BD mal desenhadas, ….
O Peter também está desactualizado!
Há muitos programas de facturação (para empresas de menor dimensão), a funcionarem com base na cloud, como por exemplo o Toconline.
Em relação ao estado é o problema de sempre, as capelinhas de cada canto público! Faz algum sentido haver plataformas para o Fisco que trata dos impostos dos salários (DMR), na Segurança Social há a SS directa para tratar do mesmo (descontos dos salários), outra plataforma para a CGA (para quem se aplica) e outra ainda da ADSE!!!!! Tudo para tratar de descontos dos salários!!!!! É inadmissível. As empresas têem de ter um batalhão de pessoas que só faz a burocracia nas milhentas plataformas do estado e incompatíveis entre si!!!!!!
Já para não falar no PEC, IUC, IMI, IMT, SAFT, pagamentos por conta, Modelo 22, Modelo 10, IES, IVA (mensal ou trimestral)!!!!! Somos o país do papel e pior, é muito fácil nós esquecermos a data de algum imposto!!!!!
O meu problema nem é ir lá entregar o IRS, não há pressa. A trampa é que preciso de ir lá emitir uma factura e não consigo!
Rui Pinto riu-se 😛
https://i.imgur.com/qmHJwua.jpg
Riu-se do quê?
De ti
Ta a bombar venha é o dinheirinho.
Opa a malta tem de marcar as ferias né portanto tem de saber com o que contar daí este assalto ao IRS
Pelas 18 horas aproximadamente submeti o meu IRS no site. Zero problemas…