Aprovado! Marcas obrigadas a reparar equipamentos mesmo fora da garantia
Já lhe aconteceu ter um equipamento e estando este fora da garantia ter-lhe sido negada a reparação? A partir de agora tudo será diferente. Bruxelas aprovou o direito à reparação e agora as marcas são obrigadas a reparar equipamentos mesmo que fora da garantia.
Reparar Equipamentos: Consumidores podem poupar 176,5 mil milhões de euros em 15 anos
A Comissão Europeia e o Parlamento Europeu já deram o "OK" ao Direito à Reparação. Quer isto dizer que as marcas passam a ser obrigadas a reparar equipamentos mesmo que estes se encontrem fora da garantia.
Maroš Šefčovič, vice-presidente executivo na Comissão Europeia que é responsável pelo Pacto Ecológico Europeu, referiu que...
Este acordo é um passo importante para garantir que a reparação de produtos se torne numa escolha fácil, acessível e atrativa para os consumidores
Refere a nova diretiva que se um equipamento registar algum defeito ou deixe de funcionar, os consumidores passam a beneficiar de uma prorrogação de 12 meses da garantia caso optem por mandar reparar os seus produtos. Caso a garantia já tenha expirado, as marcas são obrigadas a realizar na mesma a sua reparação. O texto salienta também que a reparação deverá ter um preço aceitável.
A Comissão Europeia estima que com a entrada desta nova diretiva, os consumidores consigam poupar 176,5 mil milhões de euros em 15 anos. No que diz respeito às emissões, prevê-se uma redução de 18,4 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2).
Esta aprovação do direito à reparação terá que ser formalmente adotada pelo Conselho da União Europeia, e entrará em vigor 20 dias após a publicação no Jornal Oficial da União Europeia.
Fonte: europarl
Neste artigo: Direito à Reparação, garantia
O que é um preço aceitável? É muito vago.
Menos de 100% do custo de um modelo igual ou semelhante? Parece muito aceitável. eh eh
Cada um terá a sua ideia de aceitável.
Para alguns não custar mais de 200% do custo original poderá ser perfeitamente aceitável, em especial se forem os outros a pagarem.
Já em tempos me pediram 120 paus para trocar o ecrã de um telemóvel que me custou 60
Penso que é destas situações que eles falam
É simples: eles apresentam um orçamento tão ruinoso, tão ruinoso, que o pessoal desiste da reparação e compra novo. É o que as marcas querem. Quem não concordar, que vá ao YT e vê como se arranja.
Preços a aumentar…
Falta os carros , e quando veêm com defeitos ? e peças é que reparar um carro é mais barato que fazer novos !
e a propagança do CO2 é uma boa mentira, quando aqui há dias uma médica me mostrou um doc da ONU onde mostrava os vários gazes e a pluição causada o mais engraçado é que o CO2 era dos ultimos e com valores residuais.
Uma médica me mostrou um doc da ONU onde mostrava os vários gazes e a pluição causada o mais engraçado é que o CO2 era dos ultimos e com valores residuais.
Xiça… isso é tão preciso e credível que só pode mesmo ser verdade. Só faltou ser em papel azul e ter selos fiscais 😀
chalupa alert
Conta lá aqui à malta que tratamento é que a médica te deu antes de te mostrar o documento, o mais certo foste dopado e deu-te uma folha em branco e deste asas há imaginação…