ANACOM abre processo contra a Dense Air por causa do 5G
No leilão 5G de 2021, a Dense Air Portugal recebeu 40 MHz na faixa 3,6 GHz, com prazo para iniciar serviços até 26 de novembro de 2024. Tal não aconteceu e agora a ANACOM abriu um processo.
5G: Dense Air tem 3 dias para começar a operar
A ANACOM aprovou, a 23 de junho de 2025, o sentido provável de decisão relativo ao procedimento administrativo de incumprimento aberto contra a Dense Air Portugal (Dense Air), atendendo a que a empresa não iniciou, até 26 de novembro de 2024, a oferta de serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público mediante a utilização das frequências que lhe foram consignadas no Título ANACOM n.º 05/2021, no âmbito do Leilão 5G.
A ANACOM, na sequência da análise de vários factos, decidiu o seguinte:
- Deferir a reclamação apresentada em 12 de junho de 2025, e, consequentemente, revogar o ato administrativo de indeferimento do requerimento de prorrogação de prazo enviado pela Dense Air em 5 de junho de 2025, adotado por deliberação de 11 de junho de 2025;
- Deferir o pedido de prorrogação do prazo para pronúncia apresentado pela Dense Air e considerar a pronúncia enviada por aquela empresa em 6 de junho de 2025;
- Exigir à Dense Air a cessação imediata do incumprimento que se verifica, passando a utilizar as frequências de 40 MHz na faixa de frequências dos 3,6 GHz (3400-3800 MHz), que lhe foram atribuídas através do Leilão 5G, e que constam do Título ANACOM n.º 05/2021 e no averbamento ao mesmo de 23 de janeiro de 2024, mediante oferta de serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público;
- Exigir à Dense Air que apresente a esta Autoridade, no prazo de 3 dias úteis, elementos comprovativos de que passou a utilizar essas frequências, no modo previsto naquele Título e naquele averbamento
- Mantendo-se este incumprimento – que é grave e reiterado – das condições daquele direito de utilização de frequências, que lhe foi atribuído em sequência do Leilão 5G, determinar a revogação desse direito, consubstanciado no Título ANACOM n.º 05/2021 e no averbamento ao mesmo de 23 de janeiro de 2024;
- Submeter o presente projeto de decisão à audiência prévia da Dense Air, para que, querendo, e quanto aos pontos 3, 4 e 5, se pronuncie por escrito no prazo de 10 dias úteis.
A Dense Air é uma empresa de infraestruturas de telecomunicações especializada em melhorar a cobertura e capacidade de redes móveis 4G e 5G, através da implementação de small cells (pequenas células) em zonas urbanas, edifícios e locais com elevada densidade de utilizadores.
A Dense Air é um operador grossista, ou seja presta serviços a outros operadores e não ao público em geral.





















Esta tal de Dense Air vai ver agora o que é bom para a tosse. Ai vai, vai. Até vão andar de lado. Com a ANACOM ninguém brinca.
Hehehe bom humor.
Mas de facto esta empresa compra licenças de milhões que depois não usa, não consigo encontrar pagina de internet a empresa é um escritório em Lisboa num edifício com varias empresas de escritórios…
Já no passado a ANACOM fez o mesmo a mesma empresa, tudo muito estranho…
Será que a DIGI vai conseguir apanhar esses 40 MHz nos 3,6 GHz? A DIGI tem tão pouco espectro rádio que qualquer 40 MHz podem fazer diferença, ainda que nos 3,6 GHz não seja lá muito apelativo.
A questão aqui era que se a DIGI apanhasse os 40MHz da DenseAir, poderia ficar com 40(DIGI)+40(DENSE)+40(NOWO), e ficaria no total com 120MHz
Ou se pedir à ANACOM, ceder o seu espaço do espectro da NOWO, e ficar com o da DenseAir, e fica com 80MHz contínuos, não 40+40 como tem atualmente.
Isto claro se não me enganei na ordem de espectro atribuído aos ISPs.
Se for revogada, a licença, os 40MHz vão voltar a ser leiloados.
Duvido que a Digi sequer apresente proposta. Neste momento, ainda só possuem 26 antenas próprias. A empresa anunciou que irá montar, entre 7500 a 25000, nos próximos 2 anos.
Não precisam de mais espectro, do que já possuem. Primeiro terão de investir 4000 milhões de euros, na rede própria, para não estarem a “abusar” das antenas MEO a 5% do custo base.
Eles possuem muito mais do que 26 antenas…
Fazem como os outros operadores, montam nas torres da Cellnex e da Vantage.
As contagens da ANACOM falam em muitas mais do que 26, e ainda as que faltam descobrir em grupos voluntários
Correcto
Já mais de 4.000 em pouco mais de 1 ano, quase tá tás como os grandes…