Ainda faz chamadas telefónicas “tradicionais”? Cenário está a mudar…
Além de tudo o resto, os smartphones ainda fazem chamadas tradicionais, isto é, chamadas usando o cartão SIM (ou outro). Mas tem-se registado uma nova tendência e já são muitos que usam outras plataformas, como, por exemplo, o WhatsApp para fazer chamadas telefónicas (voz/video). Conheçam os últimos dados da ANACOM.
82,4% dos utilizadores de Internet fizeram chamadas telefónicas (voz/vídeo) online
A ANACOM divulgou um relatório sobre a utilização de serviços over-the-top (OTT) em Portugal e na União Europeia (UE) em 2023 e as principais características dos consumidores destes serviços no segmento residencial.
Em 2023, cerca de 82,4% dos utilizadores com acesso à Internet efetuaram chamadas de voz ou vídeo através desse tipo de acesso. O instant messaging foi utilizado por 92,2% dos utilizadores de Internet, encontrando-se 10,3 p.p. acima da média da UE27 e ocupando a 8.ª posição no respetivo ranking.
Entre outros serviços over-the-top, destacam-se a leitura de notícias online (79,7%), a participação em redes sociais (79,3%), a música online (72,6%) e o Internet banking (68,6%) com elevados níveis de participação entre os utilizadores de Internet em Portugal em 2023. A utilização de redes sociais em Portugal foi significativamente superior à média da UE27 (+14,5 p.p.). Por outro lado, a utilização de e-commerce e de Internet banking não foram tão populares em Portugal como na UE27. A pesquisa de informação sobre saúde (63,6%) foi dos serviços analisados que mais cresceu face ao ano anterior (+5,1 p.p.), entre os utilizadores de Internet, tendo ainda ultrapassado a média da UE27 (+2,1 p.p.).
No que se refere às características sociodemográficas dos utilizadores de over-the-top, os indivíduos mais jovens, com o ensino superior e estudantes apresentaram uma maior propensão para a utilização dos diversos serviços over-the-top analisados, tal como ocorre na média da UE27.
É possível uma chamada feita pelo WhatsApp ser “escutada” pelas autoridades? Quando se diz que um telefone está sob escuta, o que é que está sob escuta, é o telefone (aparelho) ou o nº de telemóvel?
Tudo, hoje as autoridades se houver necessidade podem por o seu equipamento sobre escuta, todas as chamadas e mensagens que realizar vão ser captadas…
É caso para dizer em que mundo tem você andado.
Não sei o que poderás querer que não saibas pelas autoridades
Mas por isso existe encriptação de áudio por hardware ou software em certos modelos.
A chamada nunca é feita por WhatsApp
Mas por software específico para essa tarefa
Por mim podem escutar o que quiserem. Ficam na mesma.
dizes tu! mesmo sendo um zero à esquerda, visto como número há interesse em saberem que és um zero à esquerda!
Eu acho que é tudo, e não só o número, tipo conseguem ouvir o que dito, e possivelmente ver o que visto também.
GSMK CryptoPhone 600G
Por exemplo, tem umas características únicas…
“Ainda faz chamadas telefónicas “tradicionais”?” Então vou fazer como ?? Eu não tenho o WhatsApp nem preciso dele para nada.
Somos 2!
Vá lá. Afinal não sou o único. Aqui dizem-me que vivo na pré-história mas não faço caso.
Para quem trabalha na agricultura, não tem amigos nem família fora do país e não viaja para fora do distrito não precisa disso de voips
Eu tenho, não queria, mas por motivos profissionais quase que fui obrigado. Mas não o uso para chamadas, só para receber informações, detesto redes sociais e evito-as ao máximo, hoje tudo é redes sociais até os jogos ou um programa de “media center”, já mete nojo ter tantos programas a impor os “amigos” para algo que queremos fazer sós ou pelo menos com a família. Ligar por este meio? Para quê? Custa-me o mesmo e o normal é tão simples como por WhatsApp.
Outro que não viaja
Há quem não saiba que as chamadas por WhatsApp:
– podem ser de voz ou videochamada
– pode-se criar ligações para chamadas em grupo.
– as chamadas do WhatsApp são encriptadas ponto-a-ponto
Conheço pessoal “viciado” no WhatApp, que numa chamada simples, de voz, de uma pessoa para outra usa a app. De facto, no mesmo ecrã, ou se envia uma mensagem ou se faz a chamada telefónica – se se já está “rotinado” para enviar mensagens no WhatsApp não é preciso mudar para a app telefone e a sua lista.
Gente sem iPhone da nisso