Adeus Excel e Google Sheets! Chegou a plataforma “portuguesa” Rows
Se há software que nunca conseguiu ser "copiado" na sua totalidade foi o Excel da Microsoft. É verdade que a Google inventou o Google Sheets, mas, apesar de estar no bom caminho, ainda há muitas funções que ainda não são suportadas.
Uma empresa liderada por um português lançou uma plataforma concorrente do Excel e do Google Sheets e quer ser a "Netflix das spreadsheets".
Rows: A plataforma "Excel" colaborativa que quer ser a "Netflix das spreadsheets"
Humberto Pereira é CEO da Rows, uma empresa luso-germânica que vai lançar um verdadeiro concorrente do Excel e do Google Sheets. Numa entrevista ao Publico, Humberto Ayres Pereira, revela que as folhas de cálculo elas são a melhor maneira de se construir um novo negócio.
Segundo o jornal, estima-se que mil milhões de pessoas utilizem hoje em dia, em casa e no trabalho, as duas folhas de cálculo mais populares do mundo. Com mais de 600 milhões de utilizadores no pioneiro Excel, da Microsoft, e mais de 300 milhões no rival Google Sheets, o planeta parecia servido.
Mas, por estranho que pareça a um leigo, as folhas de cálculo ainda podem ser melhoradas. E foi nisso que apostou a empresa Rows, que esta semana recebeu 16 milhões de dólares (13,2 milhões de euros) de investidores de risco para continuar a fazer aquilo a que se propôs: reinventar as folhas de cálculo tal como as conhecemos.
De acordo com o CEO da Rows, a sua solução é a única com um motor nativo de integrações e com uma nova maneira de partilha.
A diferença é que a nossa tem ligação a outros sistemas, a outros sites, pode fazer pesquisas automaticamente no Google, pode ligar-se ao LinkedIn, ao Youtube, a outra plataforma qualquer, e, quando se partilha, não é uma quadrícula infinita e assustadora
Quem pretender experimentar esta solução pode fazê-lo aqui sem qualquer tipo de custo. A plataforma é grátis para equipas com até dez utilizadores e que “usem" integrações moderadamente” (1000 pedidos). Há subscrições para empresas maiores, com assinaturas dos 59 dólares aos 499 dólares.
Este artigo tem mais de um ano
Adeus excel?? Boa piada
Wowww, promete.
Obrigado pela partilha. estou a experimentar o grátis e fiquei surpreendido.
Para quem quer trabalhar com as despesas de casa deve servir, mas para quem tem que trabalhar a sério, nem o google sheets dá, o OpenOffice/LibreOffice que já é muito bom, tem dificuldades em alguns trabalhos…
Agora pelo que ví a tal ligação de dados a plataformas digitais, aí sim é novo e deve ter utilidade em tratamento de dados já que o excel ainda não tem ligações as redes sociais, e aí sim deve ser inovador.
Mas o fim do excel? – longe disso. Acredito que no futuro próximo a microsoft venha perder o direito exclusivo do seu produto(formato), por se tratar de um standard entre empresas, programas de gestão e bases de dados.
Olá PAULO SILVA! Também sou Paulo Silva! :-)))))
E o FreeOffice?
Deixo aqui o link: https://www.freeoffice.com/en/
o “Excel” deles acho muito parecido com o Excel da Microsoft mas não sei dizer se tem as funcionalidades todas porque não sou um utilizador com muitos “skills”… Mas é uma questão de experimentar.
Parecido no aspecto…nada a ver no conteúdo
Olá Paulo, já testou a onlyoffice.com? Utilizo mas numa base de utilização básica
lol… pode ser que a Microsoft os compre ou a Google, porquê de resto não trás muito valor acrescentado ao que já existe.
“Trás”, é a sua parte do lado oposto ao da barriga.
Se se refere a trazer, será: traz.
Aborrece-me ver quem devia estar a rentabilizar o seu tempo, frequentando cursos de aperfeiçoamento linguístico, vir para aqui comentar.
Aqui tem a sua taça:
.|.
Pioneiro foi o Lotus 1-2-3. E o Excel foi uma cópia deste, que nunca sequer conseguiu acompanhar.
Huuuuummmmm. Alguma versao do Lotus compativel com Windows 10?
Tudo o que a Microsoft usa foi “copiado” mas isso não lhe tira o mérito.
Porque copiou mas depois melhorou.
Quem usou o lotus sabe bem que estava anos luz atrás do Excel.
pelo meio veio o quattro pro, o excel copiou este último 🙂
Se na questão do processador de texto haver outras soluções, quando de fala de folhas de cálculo não há qualquer aplicação concorrente ao excel, o sheet tal como outros softwares livres permitem trabalhar com folhas de cálculo mas não tem o potêncial do excel, nem de perto.
O único produto de jeito da Microsoft é o Office, nao vai ser fácil de destronar. Mas é sempre bom haver alternativcas.
A ideia estáengraçada, é o Netfliz das folhas de calculos… mas porquê que vai falhar ? As API para importar dados pode ser relativamente bem integrada no Excel para fazer o mesmo e no Excel Não é lmitado. Mesmo com o Office 365 que tem funções que normalmente são actualizadas e criadas de proposito para o 365 continuam a estar disponíveis em massa. O rows tem limites en função de planos de pagamento. Não é free, é shareware …
Que raio de título!
WPS Office.
Boa alternativa também.
Com Office 2019 a 29€ quem vai querer isso? Eu não.
E já estás a pagar caro.
Vou gostar de ver mais um Excel
Killer a morrer na praia
Caros: Já sei que, se calhar é começar uma “guerra”… Mas; apesar de comercialmente este software ser vendido como uma “folha de cálculo”, ele NÃO é uma “folha de cálculo”, ou pelo menos não o é no sentido clássico do termo!… Eu diria que este software é uma plataforma de análise matemática, com a particularidade de ser online e integrada com serviços online existentes. Assim: Não espero ver isto no departamento financeiro de uma empresa a substituir o Excel… Mas, espero vê-lo no departamento de marketing a agregar e a interpretar os dados que vão chegando do uso de plataformas digitais, de queixas, de comentários postos a determinados produtos, etc… É uma ferramenta para produzir reportes específicos… Talvez até, no futuro com a particularidade de exportar esses reportes para o excel, como fazem de resto todas as que conheço!… O facto é: Até há bem pouco tempo só grandes empresas tinham acesso a plataformas deste ,género… Esta parece abrir a porta deste tipo de produtos ás PME e particulares!… Provavelmente um dia serão comprados por algumas das grandes…
E de que plataforma fala o meu caro? Os bancos têm as da Bloomberg, da Reuters e outras. Noutros aspectos coisas como o SAS também fazem agregação, cálculo e reporte específico… Agora para PME e particulares realmente não conheço nenhum…
Tenham uma boa noite!…
Basicamente, automatiza umas dashboards todas bonitinhas. Não vejo nada de inovador.
“É verdade que a Google inventou o Google Sheets, mas, apesar de estar no bom caminho, ainda há muitas funções que ainda não são suportadas.”
Mas também há muitas funções do G Sheets que não são suportadas pelo Excel. Este comentário é o mesmo que dizer que um camião não cópia totalmente um carro. O G sheets integra com paletes de serviços extra, incluindo o uso de scripts online e tarefas agendadas além de ser 100% grátis
certo!
LOL!!! Não, o Excel não vai ser ultrapassado tão cedo.
Portugal = leis já ia a procura do livroreclamacoes.pt quando vi que tem sede em berlim oh já não mete piada.
A Rows é a antiga DashDash, nada de novo. É mais uma plataforma para um nicho em que provavelmente os milhões de investimento vão desaparecer rápido e irá cair no esquecimento num par de anos como tantas outras.