A Microsoft trouxe mais e melhores novidades ao Outlook.com
O serviço de email da Microsoft está em constante melhoria, trazendo aos utilizadores novas e ricas funcionalidades.
Pretendem ultrapassar a concorrência que está já estabelecida e para isso só o conseguem fazer com a implementação de funcionalidades que ainda não existem e que são realmente importantes.
Pois mais um conjunto de novidades chegou e que pretendem fazer com que o Outlook.com se distancie e seja ainda melhor.
A luta pela liderança nesta área está a ser renhida e o Outlook.com tem mostrado que, mesmo tendo chegado mais tarde, está a conseguir ganhar o seu lugar e a cativar um grande número de utilizadores.
Grande parte desse sucesso deve-se à qualidade e à estabilidade do serviço que a Microsoft presta, mas a presença de funcionalidades quase únicas são também um chamariz para quem usa este serviços.
Mas os desenvolvimentos não param e a Microsoft anunciou novas funcionalidades no Outlook.com, para o tornar ainda mais útil e mais completo.
Regras avançadas
A primeira funcionalidade anunciada está no campo das regras de utilização do email. Estas passam a ter um muito maior grau de detalhe a permitirem funcionalidades avançadas.
Deixam de se limitar a apenas regras básicas e podem olhar para as mensagens e agir mediante um conjunto muito maior de condições e de acções.
As regras passam a poder obedecer a várias condições e a tomar várias acções em simultâneo, dando aos utilizadores uma muito maior capacidade de organização das suas caixas de correio.
Botão Undo (Desfazer)
Porque por vezes tomamos acções que não são as que verdadeiramente queríamos, passamos a poder contar com uma forma simples de desfazer as acções tomadas.
Fica assim mais simples trazer de volta uma mensagem que eliminamos ou outra que movemos para a pasta errada.
Mas se preferirem usar um atalho em vez do botão que a Microsoft colocou na interface, o conhecido Ctrl + Z passa também a estar disponível e a ter exactamente a mesma acção.
Resposta In-line
Todos os que recebem e respondem a muitos emails diariamente vão apreciar também uma outra novidade que foi apresentada. As respostas in-line vão permitir tratar das respostas a todas e quaisquer mensagens que queiram, directamente a própria mensagem.
Deixam assim de ter de abrir novas janelas e aumentar o grande confusão para algo tão simples como responder a uma mensagem.
Tudo ficará centrado na própria mensagem, de forma fluída e integrada. Toda a informação estará ao alcance do utilizador, de forma bem visível e acessível.
Mais mensagens pessoais
Algo que os utilizadores mostraram ser bastante importante no Outlook é a possibilidade de interagirem com os seus contactos, através dos vários serviços de IM.
Por isso a Microsoft resolveu também melhorar esta parte e dar-lhe novidades e melhorias importantes e úteis.
Para começar passamos a poder pesquisar mensagens e contactos de forma mais eficiente. Bastará clicar no canto inferior direito da interface do Outlook.com e essa pesquisa surgirá.
Também as próprias conversações foram melhoradas. Passamos a poder mudar de serviço de IM dentro do mesmo contacto e assim continuar as conversas, de forma transparente.
Por fim passamos a poder filtrar os nossos contactos por serviço de IM, garantindo que falamos com as pessoas certas e com quem realmente queremos. Foram ainda adicionados ícones que permitem saber a disponibilidade dos utilizadores (vídeo, áudio ou texto).
Estas novidades vão começar a ser disponibilizadas gradualmente aos utilizadores, estando implementadas na totalidade nas próximas semanas, pelo que não devem estranhar se não as virem já disponíveis.
Este é mais um pacote de novidades que vem elevar a qualidade do serviço disponibilizado pelo Outlook.com, tornando-o mais capaz e com armas para se bater de igual com a concorrência.
Homepage: Outlook.com
Este artigo tem mais de um ano
Só o facto de não “lerem” a nossa correspondência sem ser por supostos motivos de segurança, é logo uma grande vantagem. Pelo menos assumidamente.
Ninguém admitiria que o carteiro abrisse e lesse as suas cartas antes das entregar, para que depois pudesse fazer publicidade relacionada com o conteúdo destas. Mas não sei porquê, não se importam que a google faça isso com os e-mails.
Bem dito! +1
Muito bem dito +2! Ja nao uso gmail ha muito tempo por causa disto e muitas outras! alias ja comecei a deixar um pouco de lado o e-mail em geral!
A pior segurança é a falsa segurança!
Acreditas mesmo que a MS não faz parse dos emails? Depois não te queixes.
Não estou a dizer que é um mau serviço. Pelo contrário, acho o Outlook.com um excelente serviço de email.
Agora parece-me pouco credivel que não seja “lido” pelos bots, mais que não seja para melhorar os mecanismos de detecção de SPAM.
A informação que circula nos servidores de serviços gigantescos como o Outlook.com é demasiado valiosa para ser descartada pela própria MS.
Só para data mining eles devem recolher informações do tipo:
– Quando enviaste o email.
– Onde estavas quando o enviaste.
– Quantos e-mails envias por sessão (login)
– Que browser utilizaste
– Se utilizas regularmente
– O circulo de pessoas com quem costumas comunicar
– Que dispositivo utilizas (mobile/dsktop)
e a lista poderia continuar indefinidamente…
Isso qualquer serviço faz. Aliás, está implicitamente admitido pela Microsoft em todos os seus serviços.
O pior mesmo é que a Google diz abertamente que sim lê os mails e ainda os fornece de mão beijada às autoridades. Isso a Microsoft já disse que não fazia. Pode ser tudo mentira claro, mas há uma sensação de maior segurança.
A Microsoft também fornece os emails às autoridades.
A isso é obrigada pela lei dos EUA.
Tanto a Microsoft como a Google são obrigadas a ceder os emails as autoridades. A Microsoft não só entrega os emails, como ainda passa toda a informação dos messengers, pesquisas e skypes para a NSA.
Se alguém acha que a Microsoft é melhor por fazer campanhas ridículas como a “scroogled” ou dizerem que não lêem os emails, estão bem enganados… Empresas como a Google, Microsoft e Yahoo cedem a informação, não querem saber dos clientes e só têm uma coisa em mente: lucro.
Quem quer maior privacidade deve escolher um serviço pago ou então criar o seu próprio servidor para receber e enviar emails.
Em primeiro lugar são situações totalmente diferentes. O carteiro a entregar correspondência é uma pessoa, que normalmente até habita no mesmo concelho que nós e que poderá até ter alguma ligação à nossa vida, por exemplo, conhecendo um vizinho nosso. É por isso que as pessoas não admitiriam que o carteiro lhe abrisse as cartas, seja para mais tarde direccionar publicidade, seja para o categorizar e filtrar ou para evitar que a nossa segurança esteja em perigo. O mesmo não poderá ser dito em relação à Google, a Microsoft ou a Yahoo. Nestes serviços são bots que “lêem” a nossa correspondência para os mais variados efeitos e que tratam a informação. Eu quero lá saber se a máquina “X” leu o meu email por questões de publicidade; esse email já foi lido para ser filtrado por categorias, para prevenir spam, para prevenir phishing, etc. Só alguém francamente limitado e desinformado sobre como as coisas funcionam é que poderão fazer uma comparação em realidades tão díspares.
Só alguém francamente limitado é que se apoia no facto do carteiro “dever” ser nosso conhecido ou do nosso concelho para marcar as diferenças. Se percebesse alguma coisa de BD percebia que esse bot grava toda esta informação anexada ao seu IP ou algo mais que consiga, o que permite fazer um mapa bem razoável do que anda a ver ou a fazer na net…
Mais umas quantas inovações e ficam quase ao nível do GMAIL 😀
quase ao nivel?
acho que o gmail deve ser actualmente o pior serviço de mail.
anda lento, complicado, “cheio” visualmente, e sem duvida o mais feioso de todos.
Eu não uso outlook, mas seria o que eu iria ponderar quando trocar de mail…
reencaminhar tudo do gmail para o outlook é simples e fica o problema resolvido.
Uso Gmail e concordo totalmente contido, a sena ta podre mesmo!
No meu comentário abaixo digo exactamente o mesmo que tu! bem, digo por outra palavras hehehe!
Muito bom! Fui (e ainda sou) utilizador do Gmail desde que ainda era um serviço apenas acessível por convite. Mas o Gmail começou a tornar complicado aquilo que era tão fácil! Além disso a interface começou a ficar demasiado poluída com coisas que não me interessavam.
Então decidi dar uma oportunidade ao Outlook e estou a gostar muito. Já ando com o Outlook há cerca de um ano e está cada vez melhor!
Ah, todo o meu correio do Gmail está reencaminhado para o Outlook!
Poluído com o quê?!
– Publicidade que não tem nada a ver com o serviço Gmail/Google.
– Barra de chat
– Parte superior demasiado ocupada com a barra de pesquisa e botões gigantes que às vezes nem sem para que servem assim só de olhar para eles. Ou seja, espaço roubado para o que realmente interessa.
– Filtros, marcadores, Indicadores de nível pessoal, categorias… tanta coisa diferente que serve para o mesmo propósito! Só bagunça!
Não me lembro de mais nada por agora.
Simples: desliga a publicidade e o Hangout (chat). Sobre espaço, existe uma opção expandir ou condensar o espaço entre linhas.
Pra mim os filtros e marcadores é o que há para organizar meus emails, fora o fato de poder ter diversas caixas de entrada. Quer mais organização que isso?
Para mim também chegam filtros e marcadores. O resto é só para complicar.
Não quero mais organização, quero mais simplicidade!
Também sinto o mesmo.
Usar o OUTLOOK no ambiente METRO do Windows 8.1, com a dita aplicação, é horrível…
Simplesmente uma má experiência… Além de não ter nem metade das opções que se tem no Outlook normal usado no browser, é imensamente confuso, e pouco intuitivo…
A aplicação do Windows 8.0 era muito melhor e mais fácil de trabalhar… mas estão sempre a complicar… agora no Windows 8.1, já quase não uso a aplicação Outlook, só mesmo em browser…
Martins,
permite-me discordar completamente : as aplicações para W8 e W81 são identicas!
Que não haja algumas opções existentes na aplicação web, na app PC, até concordo e é perfeitamente normal: são 2 aplicações diferentes, em que uma (a web) é desenvolvida com prioridades superiores à da app PC.
Mais, a app para Surface é simplesmente fantastica! tenho 2 tablets android, e quando vejo a minha esposa usar o Surface dela fico babado e cheio de inveja, porque consegue-se fazer coisas que no Android simplesmente nao consigo : colocar o cliente mail de um lado do ecrã e um documento PDF/Word do outro para fazer copy/paste é um pesadelo em Android!
Exactamente Sergio concordo contigo no quesito to copy paste no android! acho que ‘e uma das piores coisas que ha no android tanto em tablets quanto nos smartphones! A minha namorada tem lumia com windows phone 8.1 que lhe instalei ha umas semanas atras mas eu tenho android, uma vez estava no youtube a ouvir umas musicas e queria copiar o nome para o salvar no bloco de notas e nao consegui, tirei o telemovel dela para escrever no dela, ai ela pergunta entao mas porque nao copias o nome e o metes no bloco de notas?! Ai fiquei todo lixado e disse, isto nao ‘e windows e nao ha funcao para copiar ((( Porque mesmo no windows phone ha a opcao de copiar coisa que eu nao sabia!
Esqueci de acrescentar que uso custom rom cyanogen e possa que no android official haja a opcao de copy paste mas normalmente as custom roms sao melhores que os officiais e seria muito estupido haver esta opcao de copiar no official e nas customizadas nao! Minha opiniao
É uma enorme vantagem para o WP 8. Podemos copiar quase qualquer palavra em quase qualquer aplicação!
Não sei que versão utilizas. Mas todas as versões de Android desde a 2.2 Froyo permitem o copy/paste de qualquer texto para qualquer parte onde possas voltar a inserir esse texto.
1 – Seguras o dedo em cima do texto que queres copiar, aparece-te a selecção de texto.
2 – Seleccionas o texto que queres efectivamente copiar e clicas em copiar.
3 – Mudas para a ap de destino.
4 – Voltas a segurar o dedo no sítio onde queres colar o texto e escolhe colar.
Parece-me simples e intuitivo, muito longe do “pesadelo” que referes.
A ultima versao! Galaxy s3 Cyanogen Kitkat 4.4.2 acho que nao ‘e caso de dizer que esta desactualizado.
Ricardo estas a querer mostrar que os outros sao burros e tu es o espertalhao! isto sao coisas basicas que todos sabem e que ja tentei obvio! Nao costume usar muito o copy paste mas sei que tentei usar no youtube e nao deu, pode ser que no browser ‘e possivel e na app do youtube nao! e sim ja fiz este copy paste com numeros de telemoveis por exemplo quando alguem pede algum numero de uma pessoa por sms e isto trabalha! experimentei agora fazer no browser e no browser padrao nao deu mas no next browser ou algo do genero da para fazer copy paste!
+1
Fui tb um dos primeiros utilizadores do Gmail e consegui abandonar por completo.
Compreium dominio e apontei o registo MX para a Zoho.
Ate agora estou muito satisfeito com a escolha que fiz com a Zoho. Nao tem anuncios e aparentemente respeitam a privacidade.
Se o servico ficar mau, basta-me mudar o registo MX para outro… nunca mais cometo o mesmo erro de ficar com o meu email preso a uma empresa.
Concordo que o Gmail se complicou bem mais do que devia a nível de interface, mas com um esforço mínimo, é possível configurá-lo para ter um aspecto limpo e eficaz…basta perder 2 min nas definições…
Quanto à questão da privacidade bem, talvez queiram atentar na notícia de hoje, antes de apostarem na suposta fiabilidade do Outlook…
“Microsoft colaboró con la NSA para la vigilancia en Skype y SkyDrive”
aqui a fonte: http://www.genbeta.com/actualidad/mas-filtraciones-microsoft-colaboro-con-la-nsa-para-la-vigilancia-en-skype-y-skydrive?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+genbeta+%28Genbeta%29
O GMail é simples e rico.
Lidera claramente em inovação e chato é ter de abrir links qdo se quer conversar com alguém.
Inline já existe há q tempos.
O Hangouts está fantástico… e fazer webconference está mto porreiro. ou simplesmente o hangou ficar acessível como conversa no Gmail. Tudo interligado, como aliás deve ser.
Segurança é uma coisa, publicidade contextual não abusiva é outra e cumprir leis ainda é outra.
…perfeito acho que não existe, especialmente num mundo em que a tecnologia muda a cada segundo.
…a minha tia nunca usou computador e agora até já acha simples essa coisa do email e do chat.
Agradar a todos nunca agradará mas dêm-se por muito satisfeitos por terem estas ferramentas todas e uma concorrência da MS interessante com o Outlook.com
cumps,
Bom dia.
Duas semanas depois de divulgado este artigo, é que começam a estar disponíveis tal novidades.
tenho a seguinte duvida, será que é possível desativar a opção do Messaging?
obrigado desde já, por uma possível resposta
Já agora uma pergunta… O outlook.com tem alguma opção para sabermos se o email foi entregue ao destinatário? Obrigado