A Microsoft abriu um banco…
Hoje resolvemos mudar um pouco as coisas e em vez de vos trazermos um anúncio divertido ou provocador resolvemos trazer um assunto muito sério. Todos os que navegam na Internet devem estar alerta para as situações de fraudes e de esquemas de recolha de informação para posterior uso.
Não devem desde já ficar preocupados, mas depois de verem o vídeo devem ficar e muito. Vejam se se revêem em alguma das situações apresentadas ou se conhecem alguém que possa cair no "conto do vigário". Caso conheçam não deixem de lhes mostrar o vídeo e aproveitem e relembrem os cuidados básicos a ter na navegação
A situação que o vídeo mostrou é, infelizmente, demasiado comum na Internet. Todos os dias milhares de pessoas são enganadas em esquemas que apenas pretendem recolher os seus dados relativos a contas bancárias ou a números de cartões de crédito. Essa informação será posteriormente utilizada com fins menos lícitos e os donos desses dados nem vão saber de onde eles foram recolhidos e muito menos como.
Se por um lado podemos culpar os mentores desses esquemas, não podemos deixar de culpabilizar também a insensatez e a ganância de quem coloca os dados sem pensar no que está a fazer, apenas para conseguir um falso prémio que nunca aparece.
Repararam com certeza que facilmente foram recolhidas as informações mais absurdas, bem como muita informação muito sensível e que pode posteriormente ser utilizada para os mais diversos fins ilícitos.
Apesar de ter sido uma situação montada no mundo real, conseguimos facilmente transpô-la para o mundo virtual da Internet. O que provaram fazer ali, frente a uma pessoa, fazem também frente a um ecrã de computador. A insensatez está lá, dentro das pessoas, apenas muda o cenário.
Todo o cuidado é pouco nos dias que correm. Protejam-se e protejam os vossos. Ensinem desde cedo os utilizadores da Internet que têm ao vosso cuidado a protegerem-se destes perigos.
E o leitor o que pensa? Certamente não ia cair numa história dessas, mas acha que é assim tão simples montar um esquema desses? E a reacção das pessoas será assim tão inocente? Passamos mesmo os dados para terceiros com aquela facilidade?
Outra questão levanto. Qual será o motivo que leva as pessoas a entregar de forma tão prestável informação confidencial a terceiros? Será apenas vontade de ganhar um prémio ou bonificação de forma rápida e simples ou é distracção pura e inconsciência? Gostaríamos de saber a vossa opinião.
Este artigo tem mais de um ano
As fraudes estão num ponto como o tópico deste post foi escrito… bem enganosas 🙂
Dinheiro, a maça proibida da Humanidade; no fundo, é esse o tal “motivo que leva as pessoas a entregar de forma tão prestável” as suas informações.
Quando já há muito, é pura ganância… mas quando há muito pouco, já é puro desespero.
O IE8 não é o melhor exemplo de como navegar em segurança.
Mas…boas dicas.
Ai não??
Então que browser é mais seguro na tua opinião??
IE6
Nenhum ou todos, dependendo do utilizador.
Só eu percebi o ícone do Firefox instalado na barra de tarefas entre 0:06 e 0:08?
estas a referir a que?
Bem visto, quando aparece o computador (precisamente aos 7 seg) está la o icon do firefox na superbar
O ícone está lá… precisei parar a imagem para o ver:) Se calhar usam o Firefox para se protegerem melhor… lol
O firefox com umas extensões fica com uma segurança de impressionar (pelo menos eu acho isso) um exemplo é WOT e o Adblock entre outros que ajudam mais claro que tudo vai de uma maior conscientização da população!!
HAHAHAH! Pois é! E está aberto e tudo!
E pensarem antes de escreverem?
Aquela parte do vídeo mostra sites de SCAM, ou seja, estão a mostrar que o Firefox os abre, com o IE, não!
Pensem um bocadinho, por favor.
Realmente… não é só o ícone… é mesmo o Firefox que aparece no ecrã do portátil…
Pelo que vejo é mesmo o único browser aberto.
Eles estavam a falar dos ataques nos browser, foi bem pensado colocarem outro que não o IE quando estão a mostrar os ataques.
Provavelmente se fosse o IE bloqueava o site. Era essa a ideia que queriam passar.
até fiquei com medo porque no minuto 1:03 parece que os candeeiros são um logótipo do gmail…lol
😀
lool
Humor numa coisa muito seria….
A maioria das pessoas gostam que lhes digam o que fazer, e a minoria ou é quem lhes diz o que fazer ou acham que existem inúmeras conspirações.
Em que grupo se enquadram?
“And give-me your money B*tch.”
Não há nenhum artigo sobre o iphone 4? A Apple falou hoje da antena!
http://www.engadget.com/2010/07/16/apple-to-give-away-free-bumpers-to-iphone-4-users/
Claro que há, olha aqui…
https://pplware.sapo.pt/humor/e-porque-hoje-e-sexta-139/
🙂
Lol!
parti-me todo. e eu a pensar que era assunto sério e logo a primeira imagem matou-me =D
As pessoas caem nos golpes pelos tres fatores: ingenuidade,ignorância e ganância.
Todavia, vivemos hoje num sistema de capitalismo perverso e globalizado, que costumam chamar de democracia, onde o corrupção já se instalou nos mais altos escalões dos governos estabelecidos refletindo-se na segurança pública e demais áreas.
O fato é que se você não cair em nenhum golpe virtual, você pode ser sequestrado, roubado, vilipendiado, e morto. Se por acaso você for influente, a polícia pode prender o ladrão ou o assassino que em pouco tempo estará de volta às ruas para cometer outros crimes.
Os políticos não aprovam leis mais severas para os crimes porque temem que sejam eles mesmos vítimas de suas leis.
Assim o sistema é um círculo vicioso da corrupção e do crime.
Boas!
O problema até não são os browsers, são os utilizadores. E mais não vale a pena dizer.
É certo que o IE8 não foi grande coisa, mas estou ansioso de ver o IE9, que promete e muito.
Sou utilizador de Mozilla Firefox, já a pelo menos 3 anos e nunca tive nenhum problema, mas também já fui utilizador IE e também nunca tive nenhum problema.
O problema disto tudo, prende-se com o chamado “utilizador nabo”.
A minha opinião.
______________
Ricardo Vieira
exactamente, como se costuma dizer: o problema encontra-se entre a cadeira e o monitor.
A microsoft ao utilizar o firefox ( é visivel aos 7 segundos do video) para mostrar que os outros browser são inseguros não pode ser processada pela mozzila por “fugir” as regas da pulicidade? que saiba ninguém pode fazer publicidade da sua marca usando uma outra marca para dizer que é má…apenas pode se referir a elas indirectamente, sem usar símbolos, marcas e nomes! não é verdade?
exactamente! tambem pensei. nisso. era engraçado ver mozilla vs microsoft. seria ca uma polemica…
A publicidade tem aparecido a algum tempo na televisao nos EUA. No entanto, essa parte nunca a vi. Do video que esta’ no youtube, apenas mostram uma versao rapida de menos de 30 segundos de 0:46 ate’ 1:28. Se aparece o Firefox, e’ tao rapido que so’ se parares e’ que o ves.
E enquanto estava a escrever este post aparece a publicidade. No final mostram um browser, mas o icon do Firefox nao se encontra na barra do Windows, e acontece durante 2 segundos no final do video.
A Mozilla quando lancou a primeira versao do Firefox, usou os problemas de seguranca que aconteciam no Internet Explorer 6 para “venderem” o seu browser. Por isso, seria estranho se a Mozilla processa-se a Microsoft por eles mostrarem que o IE8 faz algo que o Firefox nao faz.
Talvez teriam caso, se mostrassem em grande destaque o Firefox e dessem a ideia que o browser e’ completamente inseguro, no que toca ao phishing.
Fiquem Bem!
Por acaso penso que nos EUA não é essa a lei. Pelo menos em alguns estados pode fazer-se publicidade referindo-se à competição directamente.
Isto vindo deles, até parece que são o suprassumo da segurança,….. MASSIVE FAIIIIIL
O I.E. que morra longe que é para não cheirar mal, fdx.
Caros,
Penso que alguns de vós estão a passar ao lado do real problema que o vídeo foca.
Não está em causa se o browser A é pior que o B ou que o C tem mais buracos de segurança que o D.
O que está em causa, e que o vídeo foca muito bem, é a facilidade que com que as pessoas fornecem dados pessoais e bancários apenas na (falsa) esperança de ganharem qualquer coisa.
Imaginem o que poderiam fazer com todos os dados que se colectaram durante estes “apanhados”. Pins de cartões de crédito? Moradas e nomes de familiares? Cabelos para testes de ADN?
Acho que algo vai mal e é na cabeça das pessoas. Não pensam antes de darem os dados? Não é por se ter um comércio aberto que se é fidedigno! O pior é que depois queixam-se das más intenções de quem deu os golpes e não pensam que tudo partiu delas…
Então é aí que a Microsoft gasta o dinheiro..!