72 euros de multa do Millennium? Se receber uma SMS apague logo…
Recebeu uma SMS do Millennium com um link? O sucesso de uma campanha fraudulenta online pode dever-se simplesmente à ideia associada. Os "oportunistas" têm vindo definir novas estratégias de ataque e os resultados (infelizmente) são positivos.
A mais recente ameaça é direcionada aos utilizadores do banco Millennium e chega através de um simples SMS!
É considerado um ataque de Phishing quando alguém está a tentar enganá-lo(a) para obter os seus dados. O objetivo é obter as suas informações pessoais através da internet ou levá-lo(a) a exercer ações com o objetivo de o burlar de alguma forma.
Por norma, o phishing é efetuado através de email, SMS, anúncios ou de websites que têm um aspeto semelhante aos das empresas, ou negócios pelos quais estão a tentar fazer-se passar.
Tenha em consideração que os emails ou websites utilizados para phishing, poderão solicitar-lhe dados como:
- User e Passwords, e até mesmo a alteração de passwords;
- Nºs de Segurança Social, Cartão de Cidadão;
- Nº da Conta Bancária e dos e cartões de crédito;
- Email;
- entre outras informações pessoais
Ataque aos clientes do Banco Millennium! Como funciona?
O Banco Millennium lançou um alerta para uma SMS com indicação para que o utilizador evite uma multa. Na prática, trata-se de uma fraude que pode levar os atacantes a roubar-lhe muito dinheiro. Na prática, os clientes do banco recebem uma SMS que possui um link para aparentemente evitar uma multa de 72 euros.
Depois de carregar no link, é apresentada uma página semelhante à do banco só que é completamente FALSA! Caso os utilizadores indiquem os dados, esses são reencaminhados para os piratas que os podem usar para aceder diretamente à sua conta bancária. Além dos dados os cibercriminosos ainda lhe vão ligar para obter o código que recebe no seu telemóvel para a confirmação da transação.
De relembrar ainda que o acesso ao Millennium bcp é efetuado com o Código de Utilizador e três dígitos aleatórios do Código de Acesso Multicanal. Sempre que aceder às suas contas bancárias através do homebanking do Millennium bcp, verifique que o endereço se inicia por https://ind.millenniumbcp.pt/ (no acesso a Particulares) e https://emp.millenniumbcp.pt (no acesso a Empresas) e que, no final do endereço, se encontra um cadeado. No caso de ataque, repare sempre no domínio apresentado.
O Millennium bcp:
- NÃO pede a instalação/atualização de software;
- NÃO envia SMS com link;
- NÃO envia Email com link;
- NÃO solicita o Código Multicanal completo (os 7 dígitos);
- NÃO pede o número de telemóvel;
- NÃO pede, por telefone ou outro meio, o Código de Autorização enviado por SMS;
- NÃO simula transações com os Clientes
Este artigo tem mais de um ano
Recebi uma dessas mas o Messages da Google mandou-o logo para o SPAM. Só vi a SMS por acaso, porque fui por curiosidade ver o que estava no SPAM. Tinha lá também uma “do LIDL” de Março.
Só a mensagem é logo duvidosa… tuga que é tuga nunca “activa” uma multa… 😀
Eu recebi e paguei, e agora?
eu gustei muinto deste artigo, simplex e elussidativo espero num-ca vir a ressever menssajens desta naturesa quanto ao valor que pagou tem-te reclamar juinto do balcao do ceu banco boa tarde
Agora em Português…
Agora é que devias ir ou contactar ao banco para resolver essa situação, já que caiste uma armadilha de fraude por parte dos hackers.
Contactar o banco? Mas eu apaguei a mensagem..
Por acaso recebemos cá em casa (nem clientes do Millennium somos) e tentei comunicar o sms fraudulento ao banco mas o site é tão bom que nem email de contacto tem…
Penso que é geral.
vais à cgd e é a mesma coisa
Creio que é o BCP que tem um email próprio para denunciar este tipo de actividades fraudulentas… sei que já o usei uma vez.
Preguiça ?
https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Particulares/pontocontacto/Pages/PontoContacto.aspx
https://www.cgd.pt/Ajuda/Contactos/Pages/Contactos.aspx
Abc
Era esse segundo link que andava à procura e não encontrei obrigado.
se bem que esse é da CGD, o do Millennium não tem (ou se tem está bem escondido)
Dizer mal por dizer, sem confirmar,..enfim. Quando se referir ao provavelmente melhor site bancário convirá minimamente infiomar-se para não entrar no risiculo. Aqui tem https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Particulares/pontocontacto/Pages/PontoContacto.aspx
Dizer mal só por dizer sem ler os comentários… Enfim. Onde está, no link que enviou, o contacto por email?
72 euros de multa do Millennium? Se receber uma SMS pague logo… 🙂
Só quem não tem noção nenhuma das coisas é que cai nestas armadilhas. A própria mensagem é um hino à estupidez alheia.