Quantcast
PplWare Mobile

5G: Mais de metade dos portugueses desconhece vantagens

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Vitor says:

    Com os problemas que a implementação do 5G em Portugal está a “atravessar” (processos e providências cautelares não faltam) acho que podemos esquecer o 5G…damos o “salto” diretos do 4G para o 6 ou 7G!!

  2. Rikardo S. says:

    Tao mal se fala do 5G que já parece Covid. Mas alguém tem interesse nisso…,

  3. Pirata das cabernas says:

    Sou contra o 5g. Depois vamos ser controlados por nanochips que vão ser dados por vacinas…

  4. TabonitoTa says:

    Cuidado. O 5G vai tornar a terra plana 😉

  5. Gato por Lebre says:

    OK, PPLWare, façam o artigo onde explica as vantagem do 5G, como ele é beneficio para o cidadão e socidade e diferenças entre o 4G…

  6. Ja Foste says:

    Também gostaria de saber as vantagens em relação ao 4G

    E que muitas zonas de Portugal e ilhas não são cobertas por qualquer tipo de rede como é que isso pode ser bom…

    Quando os serviços de telecomunicação estão a preço de ouro a anacom não faz trabalho nenhum só empata

  7. Ja Foste says:

    Já agora a quem não gostava do TRUMP e gosta do Biden ele é pro ciber-vigilancia

  8. Pedro Pinto says:

    A tentarem vender gato por lebre. Já no 4G a técnica era a mesma em comlaracao ao 3G, melhor videochanadas, maoor velocidade fora de casa. Agora com o 5G, em vez de usarem outros pretextos de vendam, quase que mandam a baixo o 4G a dizer que este tem mhor qualidade, bla bla. Sejam pelo menos inteligentes e usem pretextos realmente convincentes. Com o 4g também conseguia enviar vídeos 4k em direto através de um drone, pretexto usado pela NOS para tentar vender o 5G, quando colocou um miúdo amador que nunca tinha pilotado um drone a demonstrar. Nem o 4G conseguiram pôr a funcionar em pleno quanto mais o 5G.

  9. joao says:

    Passem pro 6G que a meu ver deveria ser adotada a tecnologia da Starlink. O 6G vai ser a Starlink!

  10. plf says:

    Até agora as únicas vantagens concretas que vi são: mais rápido e menor latência… tanto alarido por causa disto?
    Outra coisa que não percebo é falarem em IoT em 5G. Até agora só tenho visto IoT (localizadores, sensores e afins) a funcionar em 2.5G/3G/GPRS. Não estou obviamente a falar de smartwatches ou outros dispositivos com alto poder de processamento pq isso é outro campeonato…

    E desvantagens? É que como diria o César das Neves, não há almoços grátis: frequências mais altas, necessidade de mais antenas… isso não conta?

    O 4G dizia-se que seria Long Term Evolution (LTE). Desde que apareceu o 4G, não vejo nem evolução nem que tenha durado muito até ser ultrapassado por uma nova tecnologia.

    Para mim, o 4G serve perfeitamente, mas elucidem-me por favor, porque sou um leigo nisto e as operadoras o que vendem é que isto é espetacular mas quando se pede clarificações, transformam-se em túmulos!

    • José Fonseca Amadeu says:

      A latência é muito menosprezada, para mim é o mais importante, até podia ser apenas 20 mbps a ligação, o mais importante é a latência.
      Para além disso tens ainda a densidade, não deves andar em cidades populosas nem aeroportos nem ir a eventos para perceber o problema do 4G, mesmo num país como Portugal.
      E tens ainda outros pontos que ninguém liga, como eficiência de espectro e energetica, que significa celulas mais pequenas menor consumo o que irá potenciar a mais celulas e com isso maior cobertura.
      5G já vem atrasado para as necessidades de países de 1º mundo.

      • plf says:

        Ou seja…

        Células mais pequenas, com menor consumo: Check!
        Maior número de células, originando maior proximidade dos terminais às mesmas: Check!
        Maior proximidade = Menor latência: Check!
        Maior capacidade derivada do maior número de células e evolução tecnológica: Check!
        Maior velocidade derivada de tudo o que está acima + evolução tecnológica: Check!

        Certo? Se for assim já me faz algum sentido

      • RPG says:

        Maior vantagem, para além da latência, é sem dúvida a questão da densidade, da quantidade de ligações que suporta por antena etc.. Verdade seja dita, aqui por Portugal até se pode argumentar que o 5G é demasiada areia para a nossa camioneta, que não precisamos de tanto etc etc.. O nosso pequeno Portugal tem 10M de habitantes. Existem dezenas de cidades com essa população.. aí sim fará uma diferença absurda durante os próximos anos. Não é por acaso que tem sido a China a investir mais no desenvolvimento destas tecnologias.

      • Peace says:

        A latência e a velocidade de transmissão andam de mão dadas. Quanto mais rápido envias e recebes dados, menor a latência. Obviamente existem outros fatores que impactam a latência.

    • Técnico Meo says:

      Estas publicidades sempre foram um flop. Subida nalguns segmentos de frequências, ocupação de outras mais baixas 700mhz para maior propagação, mas claro, com menos densidade de dados. Sobe-se a frequência, perde-se propagação, ganha-se mais dados, a subida de frequência permite teoricamente mais dados . Depois inventam umas larachas como a internet das coisas que já ai anda há muito , que vai não sei o que com o 5G…enfim…. quem não percebe de RF fica com a ideia com o 5G é o motor warp do star trek. Vamos os chegar um dia em que os putos pensam que o wifi semeia-se no batatal.

  11. Ze Duarte says:

    Acho que é mais “metade dos portugueses não quer saber”

  12. Ricardo Gonçalves says:

    Uma vantagem também é a capacidade das antenas de agregar mais dispositivos a elas. Bom para concertos e outros eventos. Para não falar da IoT

  13. Alfredo Pereira says:

    Só faz sentido investir já no 5G se uma das vantagens for a cobertura, visto que o 4G em questões de cobertura ainda tem muito que andar.

    • Peace says:

      o 4G não tem questões de cobertura, os operadores é que não investem. Tenho MEO e a cobertura deles em 4G é uma vergonha, a velocidade em 3G é uma vergonha, a velocidade em 2G é tb uma vergonha mas aqui é mais devido à tecnologia. Em casa apenas tenho 2G, com apenas 1 ou 2 “pauzinhos” de rede, isto num centro urbano na zona de Lisboa. É uma vergonha.

  14. PeterOak says:

    Conheço a tecnologia e não vejo qualquer vantangem face às atuais. Ninguém precisa de uma conexão móvel com tanta velocidade!

  15. Pedro says:

    Eu só queria um “pauzinho” de rede quando viajo Foz-Côa (meu trabalho) para Vila Real (casa)

  16. PeFerreira98 says:

    Dada a nossa densidade populacional baixa creio que o 5G não devia de ser prioridade. Daria mais prioridade a extensão da cobertura 3G pelo pais inteiro bem como a cobertura de fibra optica (isto sendo outras praias). Mas que sei eu…

  17. Pedro Silva says:

    O 5G não traz utilidade para o comum dos mortais. O facto de controlar aparelhos à distância ou melhorar a jogabilidade online não vai justificar os preços dos tarifários que vão ser impostos e o aumento do preço dos telemóveis com uma tecnologia que, repito, a nível doméstico não se vai notar a melhoria propalada das comunicações móveis e apenas vai acentuar o desgaste das baterias. Para mais, quem vai descarregar um filme pela rede móvel?

  18. Jacinto says:

    Eu tb gostava de conhecer as vantagens de um pseudo 5G que mais não vai ser que um 4.5G. Em vez de se melhorar a frequência, temos de sempre de saltar para outro, só pk sim, ou pk alguem com mt dinheiro o mandou fazer. Tretas.

  19. diogo says:

    Eu ainda vou experar mais uns anitos até a tecnoligia amadorecer, e os preços dos equipamentos baixarem também

  20. Miguel Gandara says:

    5G? Já ficava satisfeito que houvesse 2G em todo o território nacional.

  21. Antonio Saraiva says:

    com o 5G podem retirar o exemplo da ditadura comunista chinesa. Tirando o aspecto da radiação das torres, que existe, e entrando em outro ponto mais importante é o medo que se vai ganhar ao sair de casa para não apanharem multa. Lá vai o fascista ditador da china que se descuidou ao deixar escapar uma pandemia lhe apeteceu aplicar uma nova lei para restringir a circulação numa determinada zona pública ou quem não tem certificado de circulação as amigas camaras de vigilância a cada 10m e fácil de encontrar qualquer pessoa em 7 minutos pela IA (Inteligência Artificial) farão o serviço. Já em pleno funcionamento ou pagas a multa no minuto ou se não a cumprires retiram-te a liberdade, não sei se depois será só liberdade ou pouco mais… Disse e fui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.