5G da MEO em todas as capitais de distrito e nas regiões autónomas
O 5G já é uma realidade em Portugal. 2022 ficar na história das comunicações como sendo o ano do lançamento comercial da rede 5G.
O 5G da MEO está disponível, desde o primeiro dia de janeiro, em todas as capitais de distrito, estando a decorrer um período de experimental até 31 de março.
Número de subscrições 5G deve atingir os 4,4 mil milhões em todo o mundo
A Altice Portugal acredita que a tecnologia é um facilitador da coesão social e territorial pelo que o investimento na robustez e expansão das suas redes tem sido contínuo e constante. Dos 3 mil milhões de euros investidos, um terço foi dedicado a dotar o País de infraestruturas fixas e móveis, que hoje dão acesso a comunicações de alto débito. São 6 milhões de casas e de empresas com fibra ótica da Altice Portugal e uma rede móvel 4G com cobertura praticamente integral da população (99,7%).
As Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores têm sido também uma prioridade na defesa da igualdade de acesso e da proximidade ao território.
A Madeira atingiu, no final de 2021, os 97% de cobertura de fibra ótica. E a rede móvel assegura uma cobertura de cerca de 99,5% em 4G tanto na Ilha da Madeira como na Ilha do Porto Santo. Hoje cerca de metade da população do Funchal já pode ter acesso ao serviço 5G do MEO.
Nos Açores, a rede de fibra ótica irá alcançar, este ano, um valor superior a 97% de cobertura da população e a rede móvel 4G situa-se nos 97,33% estando previstas 20 novas estações móveis. Ponta Delgada tem acesso ao 5G desde 1 de janeiro, sendo que a nova rede móvel vai estar disponível em todas as ilhas do arquipélago até ao final deste ano.
De acordo com Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal...
Acreditamos que o 5G é uma ferramenta para garantir a universalidade de acesso das comunicações a todos os portugueses. Por isso o 5G MEO está disponível, desde a primeira hora do ano, em todas as capitais de distrito dando início a uma nova era tecnológica. De norte a sul, no litoral e no interior e nas Ilhas da Madeira e dos Açores. Para a Altice Portugal todos contam. Por um Portugal mais competitivo, mais digital e mais inclusivo
Estima-se que, nos próximos cinco anos, o número de subscrições 5G atinja os 4,4 mil milhões em todo o mundo (metade de todas as subscrições móveis). Estes dados do Ericsson Mobility Report refletem a importância desta nova tecnologia móvel e a forma como irá alterar o cenário nacional e mundial das telecomunicações.
A Altice Portugal, alicerçada num legado histórico de inovação e na confiança dos clientes MEO e Altice Empresas começa agora, também na tecnologia 5G, a consolidar a sua liderança de mercado.
Este artigo tem mais de um ano
Eu cá não vou pagar merda nenhuma do 5G, se quiserem nos dar o acesso grátis ao espetro tudo muito bem, agora pagar para ter acesso, nunca paguei para entrar para o 3G nem para o 4G agora vou ter que pagar para ter 5G. Filhos vão ver se os cegos vos dão dinheiro.
Mostre que é rico e que mais 5 euros, menos 5 euros é igual e não faz diferença na sua vida.
Já as zonas que nem 3G tem ficam igual
3G é passado, é para acabar. Esqueça. Está muito preso no passado.
Aliás admira-me não terem já acabado com o 2G e o 3G, empresas no estrangeiro já encerraram ou estão em fase de encerrar as suas redes 2G e 3G, e só manterem o 4G (por enquanto) até o 5G cobrir (como eles gostam de dizer para disfarçar que não existem largas partes do território sem cobertura) 90% ou mais da POPULAÇÃO (não confundir com território).
Este Sr. Joao Ptt não dá uma para a caixa.
Você lê os comentários ou só por estar com um teclado à frente, escreve só porque sim?
Nem todos vivem nas cidades, muitos nem 3G tem quanto mais 5G.
Nos últimos 2 / anos tudo o que é sites novos na altice Portugal / MEO fora dos grandes centros urbanos já não levam 3G. Apenas 2G 900 MHz e 4G / IoT 800 MHz.
Se todos não aderirem….mais dia menos dia vai ser gratuito o acesso…..
Pensar que não vai haver pessoas e empresas a pagar mais 5 euros é um pouco ingénuo… e muitos até já têm incluído nos seus tarifários, se o cartão e o smartphone suportarem eles irão ter acesso se existir sinal.
E em teoria, os operadores podem encerrar todas as outras tecnologias e forçar o 5G, e a taxinha, só conseguindo escapar quem conseguir usufruir da “Tarifa Social de Internet”.
Dispenso os cuidados, comunico muito bem com quem quero.
“Número de subscrições 5G deve atingir os 4,4 mil milhões em todo o mundo.” Já ?? 😐
Peço desculpa,Pedro Pinto.Enganei-me a separar o meu nick. 🙂
Lê op texto
5G com fibra óptica e routers WIFI é fácil.
Eu gostava de ver no país o 5G a “bombar” na rede móvel, isso sim !!!!!!
Eu era o contrário,salvo seja.Preferia também ver o 5G no serviço fixo de fibra.Eu,como muitos,não tenho aparelho para usufruir do 5G no serviço móvel,infelizmente.
Mas então o 5G não virá também para o serviço fixo de fibra,sem ser no móvel ?? Eu não entendo. 😐
Wi-Fi com 5GHz já é comum, e se o seu não tem, pode comprar um router à parte com 2.4GHz e com 5GHz e ligá-lo ao modem do operador.
Quanto a trazerem um módulo de rede móvel tecnologia 5G isso não deverá acontecer nunca. Não tenho a certeza mas acho que isso implicava que o operador fizesse um registo junto da Anacom para cada local… ia ser dispendioso.
N confundir o 5G do GSM com os 5Ghz do wifi. é o mesmo que confundir a estrada da beira com a beira da estrada.
“As Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores têm sido também uma prioridade na defesa da igualdade de acesso e da proximidade ao território.”
PURA E SIMPLESMENTE, NÃO É VERDADE!!
Mentira, tenho o 5g ativo no telemóvel e nunca o vi a funcionar. Belém, algez, Carnaxide, Almada, seixal, Sesimbra, Setúbal…. 0 5g