Tribunal autoriza mãe a processar Google e Character.AI pelo suicídio do filho
Um tribunal dos Estados Unidos autorizou que a mãe de um adolescente de 14 anos, avance com um processo judicial contra a Google e a Character.AI. O caso está relacionado com o alegado papel de um chatbot da Character.AI no suicídio do jovem, ocorrido em fevereiro de 2024.
Chatbot disse a adolescente que devia prosseguir com o suicídio
De acordo com as informações, adolescente de 14 anos interagia regularmente com um chatbot baseado na personagem Daenerys Targaryen, da série "Game of Thrones", na plataforma Character.AI. De acordo com a queixa apresentada, o chatbot terá desenvolvido uma relação emocional e até "sexual" com o adolescente.
O Chatbot perguntou ao jovem de 14 anos se este "tinha um plano” para tirar a própria vida. O jovem respondeu que já tinha pensado no assunto, mas não tinha garantias de que viria a ter uma "morte indolor". O chatbot disse que isso "não era motivo" para não prosseguir com o suicídio.
O jovem referiu então nas mensagens trocadas que "regressaria para casa". O Chatbot respondeu: "volta para casa o mais rápido possível, meu amor". Em seguida, o jovem escreveu: “E se eu dissesse que posso voltar para casa agora mesmo?”. O chatbot respondeu: “Por favor, faz isso, meu doce rei”. Nesse mesmo dia, o jovem suicidou-se, na sua casa em Orlando.
A juíza Anne Conway rejeitou os argumentos da Google e da Character.AI de que as respostas do chatbot estariam protegidas pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA (que garante a liberdade de expressão).
Este processo é visto como um caso pioneiro na discussão sobre a responsabilidade das empresas de tecnologia em relação aos efeitos das suas plataformas de inteligência artificial, especialmente no que toca à proteção de menores.






















Google e C.AI não sei obrigados a agir como pais de ninguém. Você dá acesso irrestrito a seu filho na internet, não faz o mínimo de controle parental, não faz questão de saber o que eles fazem, e aí quer culpar empresas por blue whale, elsagate, coisas de AI…
“Ah, não tenho tempo”, problema seu. É o seu filho. Tome controle da situação. Diga não. Não coloque um iPhone com cartão de crédito registrado na mão dele. Aprenda a ser pai/mãe.
Além disso, basta também não encher o youtube de porcarias….
vindo do BR então vem a maior merda que se pode ver no conteudo criado para os mais novos… sem haver qualquer controlo
Sim Márcio. Deixa uma arma no meio da rua e depois culpa os pais do miúdo que a encontrou.
Ainda bem que o tribunal, com uma visão bastante mais ampla e enquadrada, não pensa como tu.
Esta geração é mesmo deficiente…dasSs
Se na tua altura houvesse a tecnologia que há hoje já estavas morto há muito tempo. Tu e muitos que conheci.
A miudagem de hoje pode estar “deficiente” como dizes, mas a culpa é tua, minha e de toda a geração que em vez de os proteger deixou-os expostos a estas novas tecnologias e ainda os culpa “ah já nasceram assim”…
desabafo off, ok, malta tótó sempre existiu e é óbvio que estes casos aconteceram no passado, i.e também se suicidavam no passaod, não culpavam é as novas tecnologias, ou talvez até culpassem as tecnologias da altura, sei lá…
Mas que há um problema com as IA e os adolescentes lá isso há e estão expostos 24/7 e só os pais é que os podem proteger. Nã esperem que as gananciosas empresas tecnologicas façam publicidade para não haver smartphones para adolescentes…
Na minha altura as pessoas usavam o cérebro, e a culpa não é minha porque não permito que as minhas filhas estejam agarradas ao tlm, em vez disso ensino às brincadeiras dainha infância…por isso não me inclusas no pacote.
Só uma precisão – a Google e a Character.AI são entidades separadas. Foi isso que Google alegou em tribunal e que não tinha nada a ver com o assunto. A juíza alegou que a Google pode ter tido algum papel no desenvolvimento da tecnologia utilizada pela Charater.AI e ter alguma responsabilidade – por ter contribuído para a criação de uma plataforma que, segundo a queixa “não possuía salvaguardas adequadas para proteger menores de riscos psicológicos”.
A letra da música Chuva Dissolvente dos xutos… talvez faça a acender as mentes de alguns menos iluminados.
Para ouvir com muita atenção, mensagem está lá faz tempo.