O ChatGPT tem sido um dos temas do momento, mas também têm surgido algumas preocupações relativamente ao lado mais negro que o seu potencial pode gerar. Desta forma, na nossa questão semanal queremos que nos diga se, à semelhança de países como Itália, Portugal também deveria banir o sistema de Inteligência Artificial ChatGPT. Participe!
Deveria Portugal também banir o sistema IA ChatGPT?
Se por um lado temos a exploração e o deslumbramento sobre as capacidades dos sistemas de Inteligência Artificial, por outro temos também o lado menos benéfico e para o qual muitas personalidades e empresas têm alertado.
Muito se tem falado especialmente do ChatGPT, um sistema de Inteligência Artificial criado pela empresa OpenAI. O programa rapidamente se tornou popular uma vez que consegue, numa questão de segundos, processar e exibir várias informações, solucionar problemas e ainda ser um aliado importante em áreas como a programação. No entanto, existem várias preocupações em volta desta tecnologia, o que levou a que nomes como Elon Musk assinassem uma carta aberta para travar os sistemas de IA.
Para além disso, recentemente, a Itália tornou-se no primeiro país europeu a banir o ChatGPT por questões de privacidade. E as informações indicam ainda outros territórios, como a Alemanha, França e a Espanha, podem seguir o mesmo caminho. Nos últimos dias, Elon Musk voltou a meter o dedo na ferida e disse que o potencial da Inteligência Artificial pode levar à destruição da civilização e que quem julga que não existem riscos nesta tecnologia é um idiota.
Assim, na nossa questão desta semana queremos então que nos diga se Portugal também deveria banir o sistema de Inteligência Artificial ChatGPT. Pode votar a partir da sondagem que deixámos de seguida.
Participe na nossa questão desta semana
Obrigado pela vossa participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com