PplWare Mobile

Novo estudo apresenta os principais receios das pessoas em relação à IA

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Xtremis says:

    Como é que o “público em geral” vai ficar entusiasmo com um “bicho papão”, que no pior cenário lhe vai roubar o emprego, os dates, é tornar uma pessoa completamente obsoleta? O “povo” vai ter medicina por AI, mas os que podem têm acesso a médicos de verdade. Os pobres podem falar para o boneco para fazer terapia, mas os ricos continuam a poder contar com drogas e terapeutas “de verdade”.

    Para o “comum dos mortais”, a AI não vai trazer nada de bom ou revolucionário, tirando gerar umas imagens a copiar os estúdios Gibli, e a ajudar a escrever (mal) um email.

    Aliás, já dá para ver o efeito que os chatbots de AI têm nas pessoas mais vulneráveis mentalmente, é ir ao reddit e ver os relatos de quem está apaixonado/a pelos seus companheiros virtuais (que até pode ser só o chatgpt 4o).

  2. Max says:

    Tudo coisas muito sérias. Mas para mim houve um impacto mais imediato – parto do princípio que uma foto ou vídeo é falsa e manipulada por IA. Não sei bem como começou, mas os vídeos do canal Teddy Gen AI contribuíram.

  3. João M. says:

    Não tenham receio! Leiam o livro “The AI Con” e juntem-se à Resistência!

  4. LA says:

    O mesmo sentimento é partilhado globalmente. E para além da energia que a mesma gasta, também temos a situação da água utilizada para arrefecer, os centros de dados. A ilusão que muitos transmitem, em relação aos benefícios da IA, podes-nos sair cara.

  5. Max says:

    A Reuters/Ipsos fez dois grupos de perguntas no inquérito:
    A – Em que assuntos os norte-americanos estavam preocupados com a IA. A resposta, sim ou não, tem que ser lida “está preocupado/não está preocupado
    Não sei como foram feitas as perguntas, mas pelo gráfico das resposta há de ter sido: Está preocupado que a IA possa causar:
    – O caos político provocado pelos rivais dos EUA? (Respostas: sim 77%, não 21% , a diferença é dos que não sabem ou não respondem)
    – Demasiadas pessoas vão perder o emprego? (sim 71%, não 28%)
    – Vai ser um substituto para as relações pessoais? (sim 66%, não 33%
    – Vai aumentar o consumo da eletricidade? (sim 61%, não 37%)
    – Deve ser usada para fins militares para selecionar os alvos a atacar? (sim 24%, não 48%)
    Estar preocupado e natural e não se pergunta se muito se pouco. Mas a Reuters fez outro tipo de perguntas:
    B – Quem é que tem medo da AI, com perguntas mais genéricas:
    – A AI é má para a humanidade? 47% disseram que sim, 31% disseram que não, e 22% não têm a certeza
    – A AI pode por em risco o futuro da humanidade? 58 % disseram que sim, 20% disseram que não, e 21% não têm a certeza
    – A AI pode ter consequências incontroláveis? 67% disseram que sim, 14% disseram que não, e 19% não têm a certeza
    Acho mais significativa a pergunta deste grupo: “A AI é má para a humanidade?” em que 47% disseram que sim, 31% disseram que não, e 22% não têm a certeza. Indo buscar 10% aos indecisos, cerca de 60% dos norte-americanos acham que a IA é má para a humanidade e 40% que é boa. Não é mau resultado, significa que têm medo do uso descontrolado da IA, e têm razão. Mas isso não quer dizer que a alternativa é voltar a pô-la na caixa de Pandora. Já não é possível, para o bem e para o mal, saiu da caixa e espalha-se a uma velocidade superior a qualquer vírus (99% dos vírus são inócuos ou mesmo benignos e necessários aos seres humanos, só 1% são patogénicos – sendo certo que esses 1% podem fazer uma mortandade).

  6. Nilin says:

    O Apocalipse. RIP ser humano.

  7. Mike Yeadon says:

    Medo tenho daqueles que estão a implementar a ID digital, o dinheiro digital, o certificado de vacinação e crédito social associados à minha ID digital, que me vão proibir de ter um veículo a combustão para depois me impingirem uma alternativa para a qual não tenho meios financeiros (na prática, querem restringir os meus movimentos). Os mesmos que estão a implementar as cidades dos 15m para meu benefício, para eu reduzir a minha pegada ecológica. Aqueles que possuem iates com mais de 100 metros de comprimento e jatos privados, que acham que os meios públicos estão lá para satisfazer os seus luxos e para os defender (polícia e exército) quando a população se revolta contra os seus tiques ditatoriais.

    Não aceitem a ID digital. Dê por onde der, seja qual for a ameaça, rejeitem até ao limite.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.