Microsoft e TomTom juntam-se para levar a IA generativa aos automóveis
A TomTom acaba de anunciar um "assistente automóvel conversacional totalmente integrado e alimentado por IA". Este deverá começar a aparecer nas plataformas de infoentretenimento dos painéis de instrumentos num futuro próximo.
A empresa fez algumas afirmações arrojadas sobre a IA, dizendo que vai oferecer "uma interação de voz mais sofisticada" e permitir que os utilizadores conversem naturalmente para navegar, encontrar paragens ao longo de um percurso, controlar sistemas de bordo, abrir janelas e praticamente tudo o que se faz enquanto se conduz.
A empresa, mais conhecida pelas plataformas GPS, associou-se à Microsoft para desenvolver este assistente de IA. A tecnologia utiliza os grandes modelos de linguagem (LLM - Large Language Models) da OpenAI, para além de produtos da Microsoft como o Azure Cosmos DB e o Azure Cognitive Services.
A Cosmos DB é uma base de dados multi-model e o Cognitive Services é um conjunto de APIs para utilização em aplicações de IA, pelo que este deverá ser um assistente capaz de tirar partido dos mais recentes avanços.
TomTom promete manter a propriedade da sua marca
A TomTom promete que o assistente de voz se integrará numa variedade de interfaces oferecidas pelos principais fabricantes de automóveis, afirmando que a empresa automóvel manterá a propriedade da sua marca. Assim, este assistente poderá começar a aparecer em automóveis de uma grande variedade de fabricantes.
A empresa ainda não anunciou quaisquer parcerias definitivas com fabricantes de veículos conhecidos, mas a tecnologia será integrada no Digital Cockpit da TomTom, uma plataforma aberta e modular de infoentretenimento para veículos.
Esta não é a primeira vez que uma empresa tenta colocar um LLM dentro de um automóvel. Em junho, a Mercedes anunciou um programa beta de três meses que incorporava modelos ChatGPT em veículos selecionados. Esta ferramenta também aproveitou o serviço Azure OpenAI da Microsoft. A TomTom vai apresentar a IA no CES em janeiro, pelo que saberemos mais sobre o seu funcionamento nessa altura.
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A ver se a Google segue o mesmo caminho no Waze: era bom, entre outras coisas, poder enviar os principais alertas – transito, acidente, policia, perigo, sos – por voz e não ser necessário desviar os olhos da estrada para o fazer
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