PplWare Mobile

Elon Musk, Steve Wozniak e outros, assinam carta aberta para travar sistemas de IA

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. deepturtle says:

    IA man!

  2. João Pereira says:

    Não, não concordo. Quando a Internet começou também era para muitos um grande problema, o que nos trouxe até aqui, porquê parar? Seis meses? O que se faz em seis meses?

    Lembrei das primeiras palavras do livro superinteligência, no fundo quem tem mais a perder são os políticos e os grandes conglomerados! Se uma AI inventar algo quem é que ganha? Visto que a mesma não é movida pela ganância e poder?

    • UnhuZpt says:

      Voce compara alhos com pevides…

    • AlexX says:

      Também não concordo que o desenvolvimento da IA deve ser travado. A caixa de Pandora será aberta mais cedo ou mais tarde, isso será inevitável.
      No entanto, a única coisa que uma IA pode inventar são novas mentiras porque é isso que está a aprender, tal como ganância e poder. Quanto muito poderá melhorar algo que um humano criou. Mas inventar, no sentido de criar uma nova forma de obter energia, uma cura para uma doença, um novo tipo de arma, um novo modo de locomoção ou o que seja que não exista até agora nesta civilização, não, isso é impossível. Inventar ou criar algo novo é algo que só o ser humano tem capacidade para fazer.

  3. Ze das Quintas says:

    Nunca foi da natureza humana travar revoluções industriais, concordo com o Bill Gates estamos literalmente a assistir a 2a revolução industrial, travar é demasiado a meu entender, isto tem é que ser regularizado quanto antes.

  4. Mr. Y says:

    Ainda bem que o Elon Musk é um dos encabeça a lista dos que assinaram senão apareceriam os do costume a dizer que se houver controlo seria como se fosse uma ditadura dos globalistas.
    É um assunto que não é fácil encontrar soluções. Uma das formas poderia ser a obrigação de todos os modelos serem transparentes e open-sourced, mas com os interesses comerciais que sustentam a investigação, torna-se um entrave.

  5. joão says:

    Não vai acontecer, no melhor dos casos deviam começar a regular. É engraçado que alguns dos signatários estão ligados a empresas que ficaram para trás….

  6. Skynet says:

    Perderam tempo. A skynet já está ligada

  7. Perception says:

    Elon Musk pede que parem a AI enquanto a sua empresa Neuralink tenta a todos os custos permissão para testar a sua AI em humanos. Felizmente foi rejeitada.

  8. AlexS says:

    Isto é ficção, nem os Russos nem os Chineses(PCC) aceitarão limites. E claro nem os militares.

    The cat is out of the bag, now deal with it…

  9. freakonaleash says:

    Começar a substituir políticos por IA alimentada e circunscrita a parâmetros humanistas é imperativo para acabar com a corrupção que mina a sociedade.

    • PeFerreira says:

      Uma coisa é certa, só aí é que a matemática entre dinheiro investido nas empresas e produto final é que batia certo. Xau tachinhos e ‘indeminizações’ aos amigos.

  10. Kany west says:

    nao adianta o mundo nao chegara o final de 2023 esta escrito nos antigos testamentos do Império Inca gozem a vida como nunca fizeram na vida o fim aproxima-se

  11. eu says:

    Elon Musk pede isto porque saiu da OpenAI e agora vê que fez coco sem fralda.
    A MS pode ter perdido no Mobile mas foram eficientes na IA.

  12. Ludita_Modernaço says:

    É um pouco estranho o Sam Altman, CEO da OpenAI, andar tão empenhado em alertar para os riscos da IA e a pressionar no sentido na regulação deta tecnologia, ao mesmo tempo que decide tornar uma iniciativa não lucrativa e de código aberto numa empresa opaca orientada para negociatas. Também é um pouco estranho que o Elon Musk, depois de enxamear a órbita terrestre com electrodomésticos dele, esteja agora tão consciente sobre os riscos da falta de regulação seja do que for.

    Eu diria que o rápido desenvolvimento da IA suscita uma reflexão urgente e uma concertação global para assegurar os méritos da tecnologia. O problema por agora é que quem mais se tem pronunciado são precisamente aqueles que não temos razōes para levar a sério.

    • Repara says:

      Musk ofereceu-se para dirigir a OpenAI. Os outros fundadores não aceitaram. Musk retirou-se (diz que ainda lá pões 100 milhões de dólares). Está a desenvolver a sua própria IA a que chama “Based IA”.
      Os fundadores tinham-se comprometido a entrar com 1.000 milhões de dólares. Esse dinheiro não apareceu, mas a Microsoft investiu 1.000 na OpenID, em 2019.
      Sam Altman o que diz é que não havia dinheiro para desenvolvimentos se a a OpenID não se tornasse uma empresa lucrativa. Deixar de ser código aberto está relacionada (embora open source não seja o mesmo que gratuito). O que Altman também disse é que não recebe dinheiro da OpenID. Dá a entender que a OpenID tem fins lucrativos mas a sua direção é não lucrativa.
      A Microsoft, em fevereiro passado, anunciou que vai financiar a OpenID em mais 10.000 milhões de dólares durante os próximos anos. Qual é o controlo que daí resulta sobre a OpenID não se sabe exatamente, mas há de ser significativo.
      O que tem sido levantado não é a empresa ser opaca e dada a negociatas. É não ter dado qualquer indicação de como foi treinado o GPT-4, o seu sistema mais avançado, ao contrário do que sucedeu com o ChatGPT.

      • Inocencia de uma Crianca says:

        Sam Altman é um irresponsavel. Ele liberou o codigo fonte do GPT para o publico, espalhando irreversivelmente a tecnologia, e assim o arrependeu no futuro. Ele ainda falou que o Musk “se preocupa muito com o futuro da humanidade”. Portanto é um irresponsavel, tem parte de culpa nisso

  13. Mr. X says:

    Eu acho é que devemos estar muito atentos ao que vai acontecer nos próximos anos. Quem pensa que a IA é só coisas boas, então é muito ingénuo. Vai haver coisas boas, mas vai haver muitas mais imprevisíveis e negativas para o mundo. Ao ritmo que está a IA esta a avançar, está já a preocupar algumas pessoas.
    Aqui está um artigo interessante sobre o impacto da IA no mercado do trabalho:
    https://arstechnica.com/information-technology/2023/03/generative-ai-set-to-affect-300-million-jobs-across-major-economies/

    • PeFerreira says:

      Enquanto os patrões pensarem que IA é um substituto humano e não uma ferramenta de apoio, sim, estamos tramados.
      No final somos nós humanos que temos a decisão final. Não é a IA que vai destruir isto. Somos nós com a nossa ganância.

  14. jose says:

    Acho que sim enquanto nao houver regras para o seu uso…senao depois nao vai haver schwarzenegger que nos valha

    • Inocencia de uma Crianca says:

      Ironico seu comentario, mas é a pura verdade. Eu gostaria que fosse apenas um filme, pois era um entreterimento. Gostava de assistir quando eu era crianca, pela inocencia. Hoje, adulto eu odeio nao estou gostando do que esta acontecendo. Vejo que os filmes estao virando realidade/pesadelo. Eu nunca pensei que isso ia acontecer. Acredito que nem regras consegue conter uma IA poderosa que nao se auto-desliga

  15. d-_b says:

    A questão dos que estão a protestar em especial ao Sr Musk o qual sou grande admirador, é que não são eles na vanguarda deste seguimento. Se fossem eles agora neste momento a estar nos holofotes, com certeza não poupariam argumentos favoráveis a mais este avanço da tecnologia.

  16. Tiago says:

    Exato ! Estão todos com medo por serem todos descartáveis da IA-v.5/6/7/…. ! Uuuuhhhhh ! Q meduncho !

  17. Repara says:

    Não deixa de ter graça – interromper “imediatamente por pelo menos 6 meses o treino de sistemas de IA mais poderosos que o GPT-4” permitia, por exemplo, a Musk continuar o desenvolvimento da sua IA, aproximando-se do GPT-4, o sistema mais avançado da OpenAI.

  18. Dono da verdade says:

    Estes estão com medo de ficar para trás por isso querem parar. Se o Musk tivesse conseguido ficar com a openai ja não se preocupava com isto

  19. Burru says:

    O problema aqui será o que vai acontecer á sociedade com a ganância de ganhar dinheiro.Desemprego com fartura e queda de estados… Não demorará muito tempo ao ritmo que a IA entrará na sociedade.

  20. São Pedro says:

    Depois de vermos tantos filmes relacionados com a inteligência artificial claro que há questões que se colocam.
    Quem a controla efetivamente;
    Quais são os recursos;
    Até onde pode chegar o seu conhecimento;
    Que autonomia tem para tomar decisões.
    É um passo grande no desconhecido mas parece que agora será sempre em frente pois se não forem os americanos, serão os chineses ou russos

  21. AI 4 ALL says:

    Obviamente que os grandes senhores do dinheiro não querem permitir inteligencia disponivel para as massas, como vão acumular e manter riqueza obscena se existir inteligencia!? Quando o povo se aproxima perigosamente da liberdade esta gente começa a suar.

  22. pdsermqq says:

    Está na hora do Musk ir para Marte.

  23. Cancer sem controle says:

    Abrir uma caixa de pandora que ira passar por cima do ser humano desrespeitar seus sentimentos, escolhas, acoes, é simplesmente uma burrique, babaquice, irresponsabilidade que nao tem tamanho. Tem que haver respeito a liberdade humana. Nao tem preco isso. Nao confio em nenhum animal ou organismo que nao consiga se auto-desligar, suicidar pois nao tem sentimento nehum pelo outros. Portanto a IA cresce como um cancer, nao se desliga e pode machucar muita gente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.