Consegue distinguir entre uma imagem verdadeira e uma gerada por IA? Faça o teste!
À medida que as ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA) se desenvolvem, os utilizadores temem que aquilo que elas são capazes de produzir se torne impercetível, sendo cada vez mais difícil distinguir o que é produto da tecnologia e o que é produto de um ser humano. Por exemplo, ainda consegue distinguir entre uma imagem verdadeira e uma gerada por IA?
Inicialmente, as imagens geradas por ferramentas baseadas em IA eram quase impercetíveis, não sendo muito claro que haviam sido produzidas por uma máquina.
Agora, as preocupações relativamente à desinformação que esses conteúdos podem promover mantém-se. Afinal, apesar de os utilizadores estarem mais treinados, as ferramentas de IA são mais capazes.
Neste sentido, a Microsoft desenhou um teste, por forma a perceber até que ponto os utilizadores conseguiriam distinguir imagens verdadeiras de imagens geradas por IA.
Microsoft deixa alerta sobre imagens geradas com recurso a IA
O questionário online criado pela Microsoft inclui imagens selecionadas aleatoriamente de bibliotecas de fotos e vários modelos de IA. O estudo da empresa analisou 287.000 imagens visualizadas por 12.500 participantes de todo o mundo.
Os participantes tiveram mais sucesso na identificação de imagens de pessoas geradas por IA, com uma taxa de precisão de 65%.
No entanto, as imagens falsas mais convincentes foram as deepfakes Generative Adversarial Networks (GAN) que mostravam apenas perfis faciais ou usavam inpainting para inserir elementos gerados por IA em fotos reais.
Apesar de serem uma das formas mais antigas de imagens geradas por IA, os deepfakes GAN ainda enganaram cerca de 55% dos participantes. Em parte, este resultado deveu-se ao facto de essas imagens conterem menos detalhes que os geradores de imagens normalmente têm dificuldade em replicar.
Além disso, a semelhança com fotografias de baixa qualidade torna-os, muitas vezes, mais credíveis.
Segundo os investigadores, a crescente popularidade dos geradores de imagens baseados em IA familiarizou os utilizadores da estética excessivamente suave que essas ferramentas costumam produzir.
Ainda assim, solicitar à IA que imite uma fotografia autêntica pode reduzir esse efeito.
Os participantes tiveram um pouco menos de sucesso na identificação de imagens geradas por IA de paisagens naturais ou urbanas que não incluíam pessoas. Por exemplo, duas das imagens falsas com as taxas de identificação mais baixas (21% e 23%) foram geradas usando prompts que incorporavam fotografias reais para orientar a composição.
Curiosamente, as três imagens com as taxas de identificação mais baixas em geral - 12%, 14% e 18% - eram, na verdade, fotografias reais que os participantes identificaram erradamente como falsas. As três mostravam militares dos Estados Unidos em cenários incomuns, com iluminação, cores e velocidades do obturador incomuns.
De acordo com a Microsoft, entender os prompts que são mais propensos a enganar os utilizadores pode tornar as futuras informações falsas ainda mais persuasivas. Além disso, a empresa aponta o estudo como um lembrete da importância da identificação clara das imagens geradas por IA.






















Mostrem-me mãos e dedos e eu digo se é gerado por IA ou não…
Tive 80% no teste… errei mais nas reais lol
65%. Há lá várias, que são “falsas” com pequenas alterações. Uma das que me saiu, era a sala do congresso, onde inseriram uma cadeira, de plástico, num canto. Olhando para a foto é tudo real… até usar os 800% de zoom e ver uma cadeira, plástica, numa bancada.
Errei uma. Nada mal.
‘Congratulations, you identified 80% of the images correctly.
This score puts you ahead of 71% of all players’. Acho que o tamanho das imagens devia ser maior com mais resolução, talvez fosse o suficiente para não ter falhado tanto. Isto só vai piorar, quanto mais afinados forem ficando os modelos pior vai ser, estou convencido que a olho vai ser quase impossível validar, ferramentas para fazer isso vão ser muito importantes mesmo que não sejam 100% fiaveis vão certamente fazer melhor trabalho que o comum dos mortais.
Pois.. o teste tem bias… ou seja, respondi artificial a todas sem ver as imagens e tive 80%.
… e eu!
Artificial 67%
Real 27% 🙂 🙂
as imagens artificiais com pessoas são as mais fáceis de identificar.
quando não tem pessoas já se torna mais complicado.
Há imagens que já começam a ser dificeis de identificar, se são feitas por IA, ou não.
A pouco tempo estive a ler uma recomendação do FBI, para as famílias combinarem frases chave para lançarem em caso de duvida e que as mesmas frases devem ser transmitidas pessoalmente e nunca por escrito, avisa o FBI com o avanço da AI duplicar a voz de alguém vai ser muito fácil e vai ser um dos próximos passos que vão ser utilizados para tentar enganar pessoas e dai a necessidade de arranjar frases e contra frases sem grande lógica entre elas que só mesmo as pessoas envolvidas saberão.
Como se verifica se é real ou Falso? Vamos as fontes. Quando são notícias, não vamos às fontes para perceber se é verdadeiro ou falso. Esta na hora de olharmos para as fontes dos vídeos e das imagens. Isto não é novidade para mim.
Tive 67%. Acho que as imagens deviam ter mais resolução.
Congratulations, you identified 80% of the images correctly.
This score puts you ahead of 71% of all players
76% com copy e paste e ampliação 🙂 falhei nas reais.
Sim, por enquanto, mal ou bem, lá identificamos, mas é uma questão de tempo!
Congratulations, you identified 73% of the images correctly.
This score puts you ahead of 57% of all players
80%, não imaginei que fosse tão difícil
Errei todas…fiz o teste de novo e errei mais ainda, kkk
Fiz 8 testes até fartei-me, total:
1- 80%, 2- 67%, 3- 87%, 4- 87%, 5- 100%, 6- 100%, 7- 87%, 8- 93%
Na nota final é 87,63%, ok, eu queria ter 90%~95%, futuro é mesmo
apocalipse, nunca mais saberei AI fotos 🙁
Hoje, conseguimos distinguir, embora com muita atenção, uma imagem gerada por IA, porque a IA, só tem 3 anos (o ChatGPT foi lançado em novembro de 2022).
Daqui por, sei lá, 5 anos… Já não conseguiremos distinguir nada.
Nem imagens, nem vídeos, nem vozes.
Bem fiquei admirado a 100% mas nas imagens IA havia erros descarados como a simetria dos rostos e as mãos.