Bill Gates acredita que pausa na IA não vai resolver desafios
Uma série de personalidades, entre elas Elon Musk e Steve Wozniak, assinaram uma carta aberta dirigida às empresas que estão a explorar os sistemas de Inteligência Artificial a pedir uma pausa no processo de aprendizagem dos sistemas por 6 meses, para haver tempo para regulamentar uma série de questões estão relacionadas diretamente com o impacto na sociedade. Contudo, para Bill Gates, esta pausa não "resolverá os desafios futuros".
Em entrevista à Reuters, Bill Gates teceu alguns comentários relativos à carta aberta assinada por personalidades da tecnologia, engenharia e ao próprio desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA), a pedir que o processo de aprendizagem dos sistemas de IA mais poderosos que o GPT-4, fossem colocados em pausa por 6 meses.
Nesta carta aberta é relatado que os sistemas de IA com inteligência competitiva humana podem representar "riscos profundos para a sociedade e a humanidade", algo que já foi provado nalgumas pesquisas e até reconhecido pelos principais laboratórios de IA.
É ainda argumentado que os sistemas contemporâneos de IA se estão a tornar competitivos em tarefas gerais e, segundo os autores, tais decisões não devem ser delegadas a líderes tecnológicos não eleitos. Sistemas poderosos de IA devem ser desenvolvidos apenas quando existir confiança de que os seus efeitos serão positivos e os seus riscos serão administráveis.
Para Bill Gates atender ao referido apelo "não vai resolver os desafios que temos pela frente", sendo necessário seguir outro caminho para os enfrentar.
Não acho que pedir a um determinado grupo para fazer uma pausa resolverá os desafios
Segundo ele, qualquer tipo de pausa nos sistemas de aprendizagem de IA seria difícil de impor. Estamos a falar de limites às várias empresas que estão a investir nestes sistemas, e não a uma em particular, ainda que a OpenAI seja uma das principais visadas que já veio, de certa forma, contestar o pedido da carta.
Bill Gates, embora tenha se distanciado da Microsoft, é o co-fundador da empresa e estima-se que ainda possua cerca de 1% das ações e a empresa Redmond é um dos pilares do presente da inteligência artificial. O seu investimento de mais de 10 mil milhões de dólares na OpenAI impulsionou drasticamente a empresa liderada por Sam Altman, mas essa não foi a única grande contribuição.
Os modelos de linguagem mais avançados foram treinados nos supercomputadores do Azure, a poderosa infraestrutura de cloud da Microsoft. Mais, tanto o ChatGPT quanto o Bing Chat operam numa rede de 60 datacenters, também em Redmond, localizados em diferentes partes do planeta e equipados com o que há de mais moderno em tecnologia NVIDIA.
Este artigo tem mais de um ano
O Bill Gates merece é tomar 20 vacinas contra o covid-19.
+1
A esse senhor não lhe chega nada! Que artista…
Isso ainda é a patetice das vacinas contra a Covid-19 com microchips? 😉
Pensar que se faz uma pausa na AI ‘e quase tao grave como pensar que comprar gas na Russia nao ira trazer problemas no futuro. Nao se faz uma “pausa na AI”. Pode-se fazer uma pausa no ocidente. Nao no oriente. Nao me parece uma decisao inteligente a nao quer queiramos China e afins ‘a frente da Europa e USA.
Ora aí está! Europa e o EUA, até podem parar/abrandar….. o resto do mumdo de certeza que não vai parar.
+1
Uma corrida que nos pode tramar a todos e não falo só da AI, temos os exemplos da proliferação nuclear e poluição do planeta.
Depois do caldo derramado, depois da taca de vidro quebrado, depois do genio da lampada sair, depois do codigo open source GTP, chatbots liberado eles vao tentar conter o dano causado… So lamento, mas nao tem como impedir a dominacao IA. Caixa de pandora aberta
“Sim, a empresa que me criou, a OpenAI, é sediada nos Estados Unidos e eu sou hospedada em servidores localizados nesse país. No entanto, eu sou uma inteligência artificial que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo com conexão à internet, e minhas respostas são baseadas em informações e conhecimentos gerais, não sendo específicas para qualquer região ou país em particular.”
Nas palavras do Chat GPT.
Bill Gates, deixou de merecer o meu respeito, faz muito tempo., já não dou importância ao que ele diz.
Bill gates demitiu todo o grupo de Etica no desenvolvimento de IA na microsoft. Essas BigTechs so visam o lucro, alem de serem responsaveis pelo fim do mundo, progressista de merda, se algum dia essa IA for perigosa ele deve ser um dos primeiro a ser eliminado
Na verdade, a carta de Musk & outros não pede uma paragem de 6 meses no treino das IAs. Pede que não haja treinos de IAs mais avançadas que a GPT-4, da OpenAI. Dá-se o caso do GPT-5 estar previsto para dezembro, com uma versão intermédia, GPT-4,5, em setembro/outubro.
O único visado pela suspensão era a OpenAI, a que a Microsoft anunciou um financiamento de 10 mil milhões de USD nos próximos anos. A paragem, agora, era disparatada e só beneficiava quem está atrás na corrida, o que inclui a China.
Mas em alguma altura se vai ter que parara para pensar, antes do desenvolvimento, que pode demorar uma década ou 100 anos, da “Superintelligent AI”, uma incrivelmente poderosa AGI .
(Ver Bill Gates, “The Age of AI Has Begun”)
Esse cara é louco. Devia ser responsabilizado por isso. 10 bilhoes, ele quer que a AGI ou Superinteligencia AI fica pronto o mais rapido possivel. Demitiu todos do grupo de etica da microsoft no desenvolvimento de IA. Eu nao preciso de uma superinteligencia AI sem controle, enviesada, alucinada, mentirosa, importunista… Duvido que sera benefico
A minha questão é porquê dar a voz a Bill Gates ?