A Yahoo deu acesso à NSA e ao FBI aos emails dos seus clientes
Os últimos tempos não têm sido favoráveis para a Yahoo. Para além de quebras de segurança graves, a própria empresa está lentamente a desmoronar-se e a perder a força que em tempos teve.
Um novo escândalo parece que está agora a chegar, segundo informações que vieram a público. Várias fontes dão como sendo verdade que a Yahoo deu acesso aos emails dos seus clientes à NSA e ao FBI.
As informações são ainda pouco completas e carecem de maior detalhe, mas segundo 3 fontes internas da Yahoo, a empresa criou e disponibilizou à NSA e ao FBI, durante 2015, acesso directo aos emails dos seus clientes. Para isso criou uma ferramenta que estas forças governamentais norte-americanas usavam para pesquisar mensagens em tempo real.
Esta é a primeira situação conhecida em que uma empresa tecnológica norte-americana concede este acesso de forma facilitada e em tempo real aos dados dos seus clientes, sendo usados apenas padrões de pesquisa. Até agora as únicas situações conhecidas eram com base em informação que estava armazenada e que apenas contra uma ordem do tribunal foi fornecida.
Com acesso a esta ferramenta, tanto a NSA como o FBI conseguiram ler, avaliar e obter emails de milhares de contas, sem que fosse exigida qualquer ordem de um tribunal ou de uma entidade similar. O acesso estava garantido e poderia ser usado em qualquer altura, sem que fosse dada qualquer explicação à Yahoo.
A defesa da Yahoo
A gigante da Internet já veio a público defender e, numa sucinta declaração explicou que estaria apenas a cumprir a lei e as ordens que o governo lhe teria dado.
Yahoo is a law abiding company, and complies with the laws of the United States.
Várias outras empresas, como a Google ou a Microsoft, foram contactadas e todas negaram ter recebido qualquer ordem ou indicação para procederem de forma similar.
Desde que todas as informações trazidas a público por Edward Snowden mostraram como estas agências funcionam que a suspeita está cada vez mais presente. Este tipo de situações prova agora que a "ameaça" é real e que existe mesmo informação a ser fornecida pelas empresas à NSA e ao FBI.
Este artigo tem mais de um ano
lol ate parece que as outras empresas americanas não fazem o mesmo. Google, Apple, Facebook, etc…
Não contém comigo para ter uma conta de email nessas empresas americanas…
E se o leak dos 500 miliões de E-Mails foi na NSA ou FBI e não do Yahoo? xD
Ainda bem que nao tenho yahoo senao já tava cancelada a conta
e se eu souber que outras empresas estao a fazer isso tambem cancelo logo as contas
privacidade é um direito!!
mais vale desligares a net e meteres o teu chapeu de aluminio entao 🙂
“BSidesLisbon 2016: Conferência sobre à segurança da informação”, + “leak dos 500 miliões de E-Mails”, Gostaram ?
Querem mais ?
Qual segurança qual carapuça, isso sao conversas da treta de quem trabalha na area e quer de todo o modo justificar o posto de trabalho e salario ao final do mes.
Noticia recente dizia que os serviços de inteligência portugueses, mandavam para servidores americanos os formulários de candidatura de novos agentes, …segurança !!!
Podem vender o peixe que quiserem mas na rede nao existe segurança a 100%, somente existe aquela que os EUA querem e lhes dá vantagem, com os servidores de DNS e outros no quintal, a tentaçao é grande e os interesses tambem, quer politicos,militares e sobretudo economicos, espiando as grandes empresas e seus negocios.
Pois para mim a segurança é algo directamente ligado há economia verde….isto é, querem poupar papel (nao querem saber das árvores para nada, querem é poupar custos de papel e envio, pois as árvores deitam-lhes o fogo); mas incentivam a colocar tudo na rede e na nuvem, para poderem interceptar facilmente e sem quase deixar rasto toda a informação que lhes aprouver.
Segurança….no thanks.
Só pk a informaçao passa por lá ( pelo territorio deles quero eu dizer) não implica que consigam aceder a informaçao ou mesmo decifra-la.
por essa logica tinham de ter os servidores na lua, para não passar por nenhum país
a unica coisa acertada no teu post foi esta parte “na rede nao existe segurança a 100%” e nada mais, o resto é so teorias e paleio cliché de quem quer parecer ser entendido na materia ( o que de longe não é o caso).
Todas as empresas são obrigadas a guardar dados dos e-mails no mínimo e por vezes as mensagens em si.
A única forma é não usar o sistema de e-mail e utilizar outro sistema de comunicação.
Se tiver mesmo de usar o e-mail, só tendo um servidor próprio, alojado por si mesmo, sem ninguém mais ter acesso.